Quaest: Lula lidera 1º turno com 37%, mas Flávio Bolsonaro chega a 29%; Augusto Cury tem 10%
Por Redação
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto no primeiro turno, com 37% das intenções de voto. O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 29%, enquanto o escritor Augusto Cury (Avante) registra 10%.
O levantamento foi encomendado pelo jornal O Globo e pela Globo. No cenário estimulado — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados —, aparecem ainda Renan Santos (Missão), com 3%; Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo) e Samara Martins (UP), com 1% cada.
Rui Costa Pimenta (PCO), Wilson Grassi (Democrata), Clariana Barão (DC), Edmilson Costa (PCB) e Hertz Dias (PSTU) não pontuaram.
Confira os números:
- Lula (PT): 37%
- Flávio Bolsonaro (PL): 29%
- Augusto Cury (Avante): 10%
- Renan Santos (Missão): 3%
- Ronaldo Caiado (PSD): 1%
- Romeu Zema (Novo): 1%
- Samara Martins (UP): 1%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
- Wilson Grassi (Democrata): 0%
- Clariana Barão (DC): 0%
- Edmilson Costa (PCB): 0%
- Hertz Dias (PSTU): 0%
- Indecisos: 11%
- Branco/nulo/não vai votar: 7%
CENÁRIO COM PABLO MARÇAL
A Quaest também testou um segundo cenário de primeiro turno, desta vez com Pablo Marçal (PRTB). Nele, Lula permanece com 37%, enquanto Flávio Bolsonaro sobe para 30%. Augusto Cury mantém os 10%.
Renan Santos aparece com 3%. Caiado, Marçal e Zema registram 1% cada. Samara Martins, Rui Costa Pimenta, Clariana Barão, Wilson Grassi, Edmilson Costa e Hertz Dias ficam com 0%.
- Lula (PT): 37%
- Flávio Bolsonaro (PL): 30%
- Augusto Cury (Avante): 10%
- Renan Santos (Missão): 3%
- Ronaldo Caiado (PSD): 1%
- Pablo Marçal (PRTB): 1%
- Romeu Zema (Novo): 1%
- Samara Martins (UP): 0%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
- Clariana Barão (DC): 0%
- Wilson Grassi (Democrata): 0%
- Edmilson Costa (PCB): 0%
- Hertz Dias (PSTU): 0%
- Indecisos: 10%
- Branco/nulo/não vai votar: 7%
Os resultados não podem ser comparados diretamente com a pesquisa anterior, divulgada em 14 de agosto, porque o cenário eleitoral era diferente. Naquele levantamento, Leonardo Avalanche aparecia como candidato do PRTB. Ele deixou a disputa para Pablo Marçal, que registrou sua candidatura no último dia do prazo, em 15 de agosto.
Marçal, no entanto, está inelegível, e ainda cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir se ele poderá disputar a eleição.
PESQUISA ESPONTÂNEA
No cenário espontâneo, em que os entrevistados não recebem uma lista com os nomes dos candidatos, Lula também lidera, com 28%, seguido por Flávio Bolsonaro, com 20%. Augusto Cury aparece com 4%, enquanto outros nomes somados chegam a 4%.
O dado que chama atenção é o elevado número de eleitores que ainda não definiram o voto: 42% estão indecisos. Outros 2% afirmaram que votarão em branco, nulo ou não irão votar.
A Quaest entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em todo o país, entre 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-07065/2026.
