Colunistas
Foto: Divulgação
O episódio desta semana do Podcast Bengalas vai debater uma questão essencial no cuidado com idosos: o acompanhamento de fisioterapeutas. Nesta terça-feira (21), na conversa liderada pela consultora em planejamento e desenvolvimento humano Marta Castro, o fisioterapeuta Alan Santos é o convidado, enquanto a jornalista Marília Simões representa o Grupo de Apoio Bengalas - Comunidade de Apoio a Filhos de Pais Idosos.
Foto: Divulgação
Quando se fala da relação entre filhos e pais idosos, o cuidado com a saúde mental faz a diferença. É sob essa perspectiva que se debruça o novo episódio do Podcast Bengalas, que vai ao ar às 15h desta terça-feira (14).
Foto: Divulgação
Muitas iniciativas discutem na internet os desafios de novos pais, das mulheres no mercado de trabalho e o combate a tantos preconceitos presentes na nossa sociedade. Mas um novo desafio se apresenta, em um momento de mais longevidade dos brasileiros: o cuidado com idosos. É a partir desta demanda que surge o Projeto Bengalas, que visa auxiliar quem precisa devolver a atenção a pais e avós em uma rotina que cada vez demanda mais. Apresentado pela consultora em planejamento e desenvolvimento humano, Marta Castro, o projeto ganha nesta terça-feira (7) um podcast, apoiado pelo Bahia Notícias.
Foto: Divulgação
As festas juninas tomam conta das ruas das capitais e do interior com muita energia e forró, mas também invadem a mesa dos brasileiros, com uma extensa lista de comidas típicas para ninguém colocar defeitos. E não tem como resistir às delícias como milho, amendoim, bolos, licor, canjica e muitos outros. Com tanta variedade, é preciso se atentar aos excessos para evitar qualquer tipo de mal estar e garantir um São João tranquilo, saboroso e saudável.
Foto: Divulgação / Canva
Após dias regados à muita música e diversão coletiva, o término do Carnaval tem gerado a sensação de vazio e melancia em muitos foliões. Mas afinal, porque isso acontece? De acordo com a psicóloga do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Geane Santos, ficar triste no final da festa é tão natural quanto se preparar para ela, ainda mais quando se trata da maior folia momesca do planeta. “O carnaval teria como função, a necessidade do ser humano fugir da realidade. Como uma válvula de escape. São dias de pura entrega a plena fantasia, e é justamente no momento que isso acaba que surgem esses sentimentos”, afirma.
Foto: Divulgação
Outubro é um mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de mama, mas, vale alertar que o cuidado e atenção para essa causa devem ser praticados durante todo o ano. O câncer de mama é a doença mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020 e também é a causa mais frequente de morte nessa população, sendo confirmados cerca de 17.825 óbitos só em 2020, segundo o Instituto Nacional de Câncer.
Foto: Divulgação
O grupo Hapvida e NotreDame Intermédica NDI acaba de concluir seu ingresso conjunto no Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, na Coalização Empresarial pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres, e na Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis), que reúne diversas corporações comprometidas com o ingresso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O anúncio foi feito na última semana, pelos co-CEOs Jorge Pinheiro e Irlau Machado, na sede da companhia, em São Paulo.
Foto: Divulgação
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde(OMS), o suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens, de 15 a 29 anos. Pesquisas do DataSUS, plataforma do governo federal que concentra informações relativas à saúde no Brasil, revelam que as mortes por suicídio entre 2011 e 2020 aumentaram 35% no país. Criado em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Setembro Amarelo tem a intenção de conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida e neste ano o lema da campanha é "A vida é a melhor escolha!".
Artigos
Entenda como uma roupa desenvolvida para os astronautas russos pode tratar pessoas com distúrbios neuromotores
Foto: Divulgação
No filme “Extraordinário”, o personagem principal Auggie se imagina usando um traje de astronauta na escola e sendo aclamado pelos alunos. Fora das telas, crianças e adolescentes com distúrbios neuromotores podem viver esse sonho usando uma roupa especial, desenvolvida para os astronautas russos utilizarem no espaço. Essa vestimenta terapêutica, chamada de Suit, é usada no método Therasuit, que consiste em um programa reconhecido mundialmente como um dos mais eficientes nos tratamentos de reabilitação para crianças com paralisia cerebral. A Clínica Espaço Kids é pioneira na Bahia, desde 2011, aplicando esse método fisioterapêutico.
Entrevistas
Médico baiano é integrante da pesquisa que usa técnica de edição de genes no combate a anemia falciforme
Foto: Glenn Ramit / Innovative Genomics Institute
O baiano Bruno Solano, médico pesquisador da Fiocruz e especialista em terapia celular, é um dos integrantes de um estudo que busca alternativas mais eficientes para reduzir custos de um tratamento para pacientes que sofrem com doenças de falciformes no mundo. Trata-se da técnica de edição de genes CRISPR para atacar doenças como a anemia falciforme, condição genética e hereditária que traz complicações graves, com prevalência na população negra.