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Business Hall
Referência no afroempreendedorismo e na valorização da identidade negra por meio da moda, a baiana Najara Black é uma das homenageadas da Powerlist Mundo Negro – Mulheres Negras Mudam Histórias 2025, na categoria Moda e Beleza. A premiação reconhece mulheres negras que têm transformado realidades e inspirado gerações em diversas áreas de atuação.
Fundadora da marca N Black, Najara é também empresária, palestrante, mentora, facilitadora e agitadora cultural. Com uma trajetória de mais de 20 anos, ela se consolidou como uma das principais vozes do afroempreendedorismo no Brasil, utilizando a moda como ferramenta de empoderamento, transformação social e fortalecimento da autoestima da população negra.
Conhecida com afeto pelo apelido Cremosa, Najara leva sua autenticidade e energia a cada projeto, seja nas passarelas, nas palestras ou nas rodas de conversa que promove, sempre com foco no fortalecimento coletivo e na representatividade.
A cerimônia da Powerlist 2025 acontece no dia 17 de outubro (sábado), na Casa Manioca, em São Paulo, com patrocínio da L’Oréal Groupe e da Natura.
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A Trousseau, referência em cama e banho de luxo, celebra um novo capítulo de sua história com a inauguração da nova loja em Salvador, localizada no Horto Florestal. A abertura oficial acontece no dia 22 de outubro e contará com a presença da atriz e empresária Luma Costa, do sócio-diretor Rodolfo Trussardi e da franqueada Renata Andrade. A ocasião marca também o lançamento da primeira coleção colaborativa da marca, a Trousseau | Casa Costa, intitulada Heritage.
A nova unidade, que leva assinatura da arquiteta Renata Cerqueira, substitui a operação anterior no Salvador Shopping e chega com o objetivo de oferecer uma experiência mais acolhedora e personalizada. “A minha maior expectativa é ofertar mais conforto para o meu cliente, estando mais próximo. Uma loja de rua é mais acolhedora. O cliente para na porta da loja e segue. Então, a nossa ideia mesmo é trabalhar muito essa questão do serviço com o cliente”, afirmou Renata Andrade em conversa com o BN Hall.
Com a inauguração, a Trousseau visa atender às novas demandas do público. “Além da louça, a Trousseau está lançando também um colchão. Ela está aprofundando bastante o portfólio (...). A marca já tem um nome tradicional e voltado para um produto de extrema qualidade, e agora conseguimos atender também na parte de mesa e de colchão. Vamos fazer o lançamento tudo junto”, complementou a franqueada.
A chegada da nova loja coincide com o lançamento da coleção Heritage, que celebra a união entre a Trousseau e a Casa Costa, marca digital de mesa posta criada por Luma Costa. A parceria, anunciada no início do ano, uniu dois grandes nomes do lifestyle de luxo e resultou em uma coleção de cerca de 100 peças — entre louças portuguesas exclusivas, taças de cristal Spiegelau, acessórios e jogos de mesa — que mesclam tradição e inovação.
“A nova coleção Heritage nasce da união criativa dos nossos times, em uma aliança que traz a qualidade e excelência da Trousseau complementadas pela inovação e pela curadoria única da Casa Costa. É uma herança de amor, um convite a olhar com mais carinho para dentro de casa”, destacou Luma Costa, diretora artística de tableware da marca.
EXPANSÃO E NOVAS EXPERIÊNCIAS
Além da nova coleção e da inauguração da loja em Salvador, a Trousseau lança também seu aplicativo oficial, que integra a experiência física e digital da marca. A plataforma oferece uma lista de casamento digital e novas possibilidades de compra.
A programação de inauguração contará com a presença de influenciadores e convidados especiais, que irão conhecer em primeira mão o novo espaço.
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A Montier Watches, empresa baiana especializada em relógios de luxo, vem ganhando destaque nas redes sociais, especialmente no Instagram, onde realiza grande parte da captação de clientes. Criada há cerca de quatro anos, a marca começou com atendimentos informais, por meio de contatos diretos e indicações, e expandiu após investir na presença digital. Hoje, cerca de 90% do público atendido está fora de Salvador.
Em entrevista ao BN Hall, os sócios explicaram que o sucesso da empresa está diretamente ligado à credibilidade construída com os clientes. Cada relógio passa por um processo de curadoria minuciosa antes de ser colocado à venda. As peças são analisadas individualmente por um relojoeiro credenciado, que verifica a autenticidade, o funcionamento e o estado de conservação de cada item.
Segundo os empresários, o objetivo é garantir que o comprador receba exatamente o produto anunciado, seja um modelo novo ou uma peça de revenda.
Discretos sobre a localização do espaço físico, os sócios afirmam que o atendimento presencial é feito sob demanda, voltado a quem deseja conferir as peças pessoalmente. O formato busca preservar a privacidade dos clientes, que preferem discrição nas negociações.
Eles observam ainda que o mercado de relógios de luxo voltou a crescer também na Bahia. O interesse tem aumentado, principalmente após a abertura do escritório físico, acompanhando uma tendência de retomada do uso dos relógios analógicos. “As pessoas estão voltando a usar relógios em reuniões e eventos, como símbolo de estilo e status”, disseram.
Com a alta demanda e o valor agregado dos produtos, a Montier Watches atua em modelo semelhante ao de concessionárias de veículos de alto padrão, unindo exclusividade, segurança e acompanhamento personalizado em cada transação.
O contato e as negociações são realizados pelo Instagram, onde são divulgadas as novidades e informações sobre as peças disponíveis.
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O restaurante Leto Gastronomia, localizado na Bahia Marina, está participando da 26ª edição do Salvador Restaurant Week com um menu exclusivo criado especialmente para o festival. O evento teve início na última quinta-feira (2) e segue até o dia 2 de novembro.
Assinado pelo chef Raphael Sepúlveda, o menu é composto por entrada, prato principal e sobremesa, com preços fixos de R$ 99 para o almoço e R$ 119 para o jantar.
No almoço, entre as opções de entrada estão o kibe cru de atum com coalhada e cebolinha e o repolho na brasa com creme de castanha e farofa de curry thai. Como prato principal, o cliente pode escolher entre arroz de costela defumada com aioli de agrião e picles de cebola, copa lombo defumado com risoto de milho e salada de ervas ou penne em fonduta de beterraba com burrata e crocante de amêndoas.
As sobremesas do almoço disponíveis são cremeux de maracujá com ganache de chocolate e crumble de semente de maracujá ou banana em texturas com doce de leite e farofa de canela.
Para o jantar, as entradas oferecidas são wonton suíno com chutney de maçã ou beterraba defumada com iogurte, laranja e castanha. Entre os pratos principais, há lasanheta de funghi em fonduta de parmesão, mignon do sol com baião cremoso, coalho tostado e farofa de milho ou galeto defumado com risoto de banana-da-terra e salada de agrião. As opções de sobremesa incluem mousse de queijo com goiabada cremosa e crispy de parmesão ou brownie de siciliano com tartare de morango, sorbet de morango e curd de limão.
Reservas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 99201-7267.
Confira fotos de alguns dos pratos:
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O Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, recebe, nos dias 5 e 6 de novembro, a segunda edição do Summit de Negócios Made in Bahia. Um dos destaques da programação será o painel que discute os rumos da economia brasileira diante do atual cenário geopolítico.
O debate será conduzido por Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos, e abordará as perspectivas econômicas do país e os reflexos desses movimentos sobre o ambiente de negócios na Bahia.
A proposta é traçar uma conexão entre o contexto macroeconômico, tratando das tensões cambiais, mudanças geopolíticas e seus impactos sobre o comércio e os investimentos, além dos desdobramentos no plano local. A expectativa é apontar caminhos para a competitividade e o desenvolvimento a partir de 2026.
Carlos Falcão, presidente do Business Bahia, destacou a importância de inserir temas de alcance nacional e internacional no debate empresarial baiano como forma de fortalecer o processo de tomada de decisões. “Ter acesso a análises qualificadas é essencial para que o empresariado baiano se prepare para desafios nacionais e globais e identifique oportunidades de crescimento”, afirmou.
Com realização conjunta do Grupo Business Bahia, Zoom Imagem, Lide Bahia e Zum Brazil Eventos, os ingressos custam a partir de R$ 250 e estão disponíveis no site oficial do evento e na plataforma Sympla.
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O distrito de Praia do Forte, em Mata de São João, será palco da segunda edição do “Encontro Empresarial RAP – Restaurantes de Alta Performance”. O evento, acontece dia 9 de outubro, das 14h às 21h, no Sobrado da Vila, e tem como objetivo impulsionar o crescimento e a profissionalização do setor de alimentação fora do lar, reunindo empresários, gestores e profissionais da área para um dia de conteúdo prático, networking e troca de experiências.
Promovido pelo Grupo Food Qualy, em parceria com a Associação Comercial e Turística de Praia do Forte (Turisforte), o encontro propõe apresentar aos participantes três pilares fundamentais para transformar um restaurante em um negócio de alta performance: gestão financeira, gestão de pessoas e gestão de marketing e vendas.
“Depois do sucesso da primeira edição em Salvador, sentimos a necessidade de levar o RAP para outros polos gastronômicos da Bahia. Praia do Forte é um destino estratégico, com restaurantes em constante crescimento e empresários que buscam inovação e profissionalização”, afirmou Acácio Sacerdote, CEO do Grupo Food Qualy.
Especialistas do setor compartilharão estratégias e ferramentas essenciais para a melhoria de resultados e a sustentabilidade dos negócios. Além das palestras técnicas, o evento contará com painéis de cases de sucesso de empresários locais, que irão relatar suas trajetórias, desafios e aprendizados na construção de marcas consolidadas na gastronomia baiana.
Entre os temas abordados estarão: formação de equipes motivadas e engajadas; melhoria de indicadores financeiros e aumento da lucratividade; estratégias de marketing voltadas para resultados; e criação de experiências que promovam a fidelização de clientes.
A programação será encerrada com um happy hour exclusivo, que incluirá buffet completo, bebidas e música ao vivo.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Sympla, com valores a partir de R$ 297 (1º lote).
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A primeira edição do evento Café com Elas foi realizada nesta quinta-feira (2), no Espaço de Convivência da Indústria, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no bairro do Stiep, em Salvador. O encontro reuniu profissionais da comunicação, representantes de empresas e autoridades para uma roda de conversa com o tema “Mulheres fortes, criando marcas fortes”.
Promovido pelo Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário, o evento teve a participação de Mônica Mello, gerente de Comunicação Institucional da Fieb; Renata Vidal, secretária de Comunicação de Salvador; e Juliana Marinho, gerente de Marketing do Grupo JCPM. A abertura foi feita por Laura Passos, presidente da entidade.
Durante o bate-papo, as convidadas compartilharam experiências de trabalho e discutiram os desafios e estratégias relacionados à atuação feminina em posições de liderança na comunicação institucional e de mercado.
Na ocasião, Vidal falou sobre o trabalho desenvolvido na área digital da Prefeitura, especialmente nas redes sociais. “Recentemente, atingimos um milhão de seguidores. Isso significa que a nossa maneira de dialogar com a sociedade é acessível e se conecta com as pessoas, combatendo as fake news e prestando contas, trabalhando com a verdade”, pontuou.
Mello abordou o papel da comunicação dentro da indústria e citou iniciativas voltadas para educação e empreendedorismo. “Na nossa instituição, damos sempre as mãos para o novo, mas sem esquecer de colocar ali uma comunicação real, próxima das pessoas, com premissas e princípios claros. Essa visão apartidária gera desenvolvimento para a sociedade, agregando valor econômico e social, sendo parte da comunidade e valorizando a nossa identidade”, afirmou.
Já Marinho apresentou a atuação do Grupo JCPM, responsável por dois shoppings em Salvador. “Um centro de compras recebe muita gente. Todos os acontecimentos são possíveis ali. E, para receber bem essas pessoas, é preciso credibilidade, conexão e uma relação afetiva única com o povo da cidade, inclusive nos momentos de adversidade”, destacou.
O Café com Elas é o segundo evento promovido pela nova gestão da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP Bahia). O primeiro foi o Café com o Ministro, que teve como convidado Sidônio Palmeira, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
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Após o sucesso da primeira edição, o projeto “Pereira na Brasa” está de volta ao Pereira Restaurante, na Barra, em Salvador. Nesta sexta-feira (3), a partir das 12h, a experiência gastronômica será comandada pelo chef Sandro Borges, especialista em preparos defumados e fundador do restaurante O Porco Steakhouse.
O chef, que é referência nacional no preparo de carne suína, retorna à casa para assinar, junto com a equipe do Pereira, um menu especial que celebra os sabores e a versatilidade da carne de porco.
Assim como no primeiro encontro, o destaque será o porco assado, servido em porções desossadas de leitões preparados desde a madrugada e finalizados ao vivo pelo chef. A técnica usada segue o método tradicional da Carolina do Norte (EUA), conhecido como Whole Hog, no qual o animal é assado inteiro, em fogo baixo e por longas horas. O resultado é uma carne macia, suculenta, desfiada e com pele crocante, em uma verdadeira celebração ao estilo low and slow.
O menu, que será servido paralelamente às opções do cardápio tradicional da casa, também contará com cortes como costela suína e carne desossada em porções que podem ser servidas individualmente ou para compartilhar.
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A capital baiana recebe, a partir desta quinta-feira (2), a 26ª edição do Salvador Restaurant Week. Reunindo mais de 100 restaurantes com menus especiais e preços fixos, o festival gastronômico seguirá até o dia 2 de novembro.
Neste ano, o evento propõe uma “volta pela Itália” como tema central. A inspiração busca destacar a relação entre a gastronomia italiana e os hábitos alimentares no Brasil, com pratos que transitam entre o tradicional e o contemporâneo.
Os cardápios serão oferecidos em três categorias. O Menu RW Convencional custa R$ 59,90 no almoço e R$ 69,90 no jantar. O Menu Plus tem o valor de R$ 74,90 (almoço) e R$ 89,90 (jantar). Já o Menu Premium será vendido por R$ 99 no almoço e R$ 119 no jantar. Em todos os casos, o valor inclui entrada, prato principal e sobremesa.
Os clientes também poderão optar por acrescentar R$ 2 ao valor da refeição, em doação destinada ao Hospital Martagão Gesteira. A contribuição é voluntária e já faz parte da dinâmica do evento em outras edições.
Uma das novidades desta edição é a presença do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que participa pela primeira vez do festival. Responsável por arrecadar e distribuir os direitos autorais de músicas no Brasil, o órgão estará no evento com ações de conscientização sobre a importância da música ambiente em bares e restaurantes, além de orientar os estabelecimentos quanto ao pagamento dos direitos pela execução pública.
Confira a lista dos restaurantes participantes:
138 The Bar
33 Contemporâneo
A Taberna
Ainá Lamen
Al Mare
Alfredo’Ro
Allê Varanda Bar
Almacen Pepe – Horto e Shopping Barra
Amada Lisboa
Antique Bistrô
Arabesque
aSè Gastrobar – Mercure Pituba
AYRÀ
Azougue – Salvador Shopping
Baby Beef Sport Bar
Barbacoa Salvador
Barravento
Bella Napoli
Bistrô Casa Tua
Blue Praia
Boteco Português
Bottino Ristorante Italiano
Buddha Bistro Asiático
Cantina Cosa Nostra
Cantina Volpi – Pituba, Ondina, Paralela e Paseo
Canto
Carvão
Casa Chálabi
Casa de Moá
Casa di Vina
Casa Iryna
Casa Nero Pizza House
Casaria Salvador
Cave Queijos
Cazolla -Pituba
Cedro Restaurante
Chez Bernard
CÖA Restaurante
Confraria das Ostras
Cremonini Ristorante
di Giuseppe
Di Liana
El Carreiro
Ferreiro Café
Gattai
Genaro
Gero
Jabú Resto & Bar
James Steakhouse
Joca Mesa Bar
Kadan Sushi Bar
Ki -Mukeka – Shopping Barra, Salvador Shopping e Shopping Paralela
La Bottega
La Lupa
La Pasta Gialla
La Pulperia – Paseo, Brotas e Mucugê
La Taperia
Lafayette
Lar Café Bistrô
LAURENT
Le Vin – Mercure Boulevard e Pituba
Leto Gastronomia
Lôro – Bahia Marina
Lotti Cucina
Lotti Osteria
Maendú – Mercure Rio Vermelho
Maria Mata Mouro
Mariposa – Salvador Shopping e Vilas do Atlântico
Martim Pescador – Shopping da Bahia, Shopping Paralela e Pituba
Megiro
Miss Koh – Salvador Shopping
Mistura – Itapuã
Mõrea
Muy Massa
O Bistrô Café – Rio Vermelho
Orí
Pala7
Pasárgada Kebab Grill
Pasta em Casa – Alphaville e Rio Vermelho
Pereira – Barra
Pereira Café – Shopping da Bahia e Shopping Paralela
Pirambeira
Preta Bistrô
Preta Tira-Chapéu
Principote
Proa Gastrobar
Purgatório
Puxadinho
Racletto
Red Burger N Bar
Restaurante do Fera
Rivié Rouge
Riz Bistrot
Salvador Dali
Santiago Culinaria Ibérica_Clube Espanhol e Shopping Barra
Segreto Ristorantino
Sette Restaurante
Seven Wonders Café – Mundo Plaza, Salvador Shopping, Spot Barra, Shopping da Bahia e Suarez Trade
Silva
Soho – Bahia Marina e Paseo Itaigara
Tokai Gourmet
Torre de Pizza
Tortarelli
Vini Figueira Gastronomia
Vini Figueira Mar
Vishnu Culinária Indiana
Vona
Yaya
Zaffe
Zuuk Sushi
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O Cocar Showroom Brands, no Rio Vermelho, em Salvador, realizou a primeira edição do Cocar Business Talk na última segunda-feira (29). Conduzido pelos sócios Lula Bezerril e Ueldo Tiara, o encontro recebeu lojistas da Bahia, Sergipe e Alagoas para a apresentação da coleção Inverno 26’ da Animale, chamada On The Road.
A coleção traz como ponto de partida a figura da mulher nômade contemporânea, com referências às décadas de 60 e 70. As peças propõem uma leitura sobre movimento, autenticidade e liberdade feminina, em uma estética que mistura força e sofisticação.
Na ocasião, passaram pelo espaço nomes ligados à moda e ao varejo. A stylist Samantha Urban falou sobre construção de imagem; Mariana Gotuzzo, coordenadora de atacado da Animale, apresentou os destaques da nova coleção; Melissa Silva trouxe provocações sobre o uso da inteligência artificial no varejo; e Álvaro Santiago apresentou o Somaplace, plataforma que conecta marcas e lojistas de forma digital.
O encontro também reuniu convidadas como a influenciadora Mariana Barreto e a empresária Laís Demontê, que acompanham de perto os movimentos do mercado de moda na região.
Fechando a programação, um desfile exclusivo apresentou as apostas da Animale para o próximo inverno, antecipando tendências para a estação.
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