Terça, 15 de Outubro de 2019 - 20:30

LeBron critica tuíte de diretor que abalou relação entre NBA e China

por Folhapress

LeBron critica tuíte de diretor que abalou relação entre NBA e China
Foto: Reprodução

A mensagem no Twitter do diretor-geral do Houston Rockets, Daryl Morey, em apoio aos protestos contra a China em Hong Kong, continua repercutindo nos bastidores da NBA.

Questionado por jornalistas sobre o episódio, LeBron James, um dos maiores astros da liga na atualidade, do Los Angeles Lakers, criticou o dirigente e o chamou de mal-informado sobre o que definiu como uma "situação muito delicada, muito sensível".

"Muita gente pode sair machucada, não só financeiramente, mas fisicamente, emocionalmente, espiritualmente. Precisamos ser cuidadosos com o que tuitamos e com o que falamos e fazemos", disse LeBron nesta segunda (14), em entrevista após partida de pré-temporada contra o Golden State Warriors.

O tuíte de Daryl Morey ficou pouco tempo no ar -o dirigente apagou a mensagem e se desculpou. Mas o estrago já estava feito.

A história virou capa de jornais e estremeceu a relação entre a NBA e a China, país que também vive tensa relação diplomática com o presidente dos EUA, Donald Trump, e é adversário político do movimento em Hong Kong.

Os chineses representam um mercado estimado em 500 milhões de consumidores de produtos da maior liga de basquete do mundo.

"Quando você é mal-informado sobre alguma coisa, e não estou falando apenas especificamente desse tuíte, você não sabe os desdobramentos que podem ocorrer", afirmou LeBron.

A crise geopolítica eclodiu quando a chefe-executiva de Hong Kong, Carrie Lam, apresentou um projeto de lei para alterar as regras de extradição do país, o que abriu a brecha para que cidadãos fossem enviados à China para julgamento.

A resposta de milhares de manifestantes foi ocupar as ruas de Hong Kong, protestando não só contra a lei, mas também contra o domínio chinês sobre o território. Ex-colônia britânica, a região passou ao controle das autoridades chinesas em 1997, ainda que com outro sistema de governo.

"Eu acho que, quando sentarmos e aprendermos com a situação, vamos entender que o que você diz ou tuíta [...] às vezes tem desdobramentos negativos, quando você não está pensando nos outros e apenas pensando em si mesmo", completou o camisa 23.

Desde que publicou a mensagem, o dirigente do Houston Rockets já foi rebatido por outros nomes importantes da NBA além de LeBron. James Harden, principal jogador do time de Daryl, pediu desculpas. "Nós amamos a China, adoramos jogar lá", pulicou.

Já a NBA, por meio do comissário, Adam Silver, tentou adotar tom de conciliação com as duas partes. Disse que a liga terá que "lidar com as consequências [da mensagem]", mas que "não pediremos desculpas pelo fato de Daryl ter usado seu direito à liberdade de expressão".

O dono dos Rockets, Tilman Fertitta, disse que a seu dirigente "não fala em nome" entidade, ressaltando que não há problema na relação entre os dois.

Duas emissoras de televisão que transmitem os jogos da pré-temporada para o público chinês cancelaram a exibição das partidas da equipe de Houston.

A empresa de internet Tencent, que transmite as partidas da NBA por streaming na China, também suspendeu todas as suas exibições do Rockets e ofereceu, inclusive, compensações financeiras aos assinantes de pacotes que incluíam as partidas do time.

Seleção brasileira feminina irá disputar torneio amistoso na China em novembro
Foto: Daniela Porcelli / CBF

A seleção brasileira feminina segue sua preparação para a Olimpíada de Tóquio 2020. Em novembro, as comandadas de Pia Sundhage disputam mais dois amistosos. O Brasil enfrenta o Canadá no dia 7 de novembro, em Chongqing, na China, pelo Torneio Internacional de Futebol Feminino da China. O segundo amistoso será no dia 11, contra China ou Nova Zelândia, que fazem a outra semifinal.

 

Até o momento, a seleção já enfrentou Argentina, Chile, Inglaterra e Polônia. Até o momento foram três vitórias e um empate. Segundo o GloboEsporte.com, o Brasil vai encerrar 2019 tendo enfrentado cinco seleções que disputaram a Copa do Mundo - a exceção é a Polônia.

Terça, 15 de Outubro de 2019 - 18:30

Daniel Alves participa de treino do São Paulo e pode enfrentar o Cruzeiro

por Arthur Sandes e José Eduardo Martins | Folhapress

Daniel Alves participa de treino do São Paulo e pode enfrentar o Cruzeiro
Foto: Reprodução / Twitter

Daniel Alves foi a novidade no treino do São Paulo desta terça (15), no CT da Barra Funda. O lateral direito se reapresentou ao clube após defender a seleção brasileira em amistosos internacionais e está relacionado no time tricolor para o duelo contra o Cruzeiro, nesta quarta (16), em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro.

Em conversa com os integrantes da fisiologia e da comissão técnica, Daniel Alves não reclamou do desgaste, apesar da longa viagem e do fuso horário. O clube do Morumbi até chegou a estudar uma maneira para tentar adiantar o retorno de Daniel Alves ao Brasil. Inicialmente estava previsto que o jogador iria desembarcar no país apenas nesta terça. Porém, ele conseguiu uma conexão e chegou na segunda (14) à capital paulista.

Outra novidade na delegação são-paulina pode ser Juanfran. O espanhol se recuperou de desgaste muscular e na segunda chegou a trabalhar no campo do CT da Barra Funda. Assim como Daniel Alves, a situação do lateral será estudada após o fim da atividade desta terça.

Quem vai reforçar a equipe em Belo Horizonte é Antony. O atacante defendeu a seleção olímpica em amistosos e vai encontrar o elenco tricolor em Belo Horizonte. Raniel, que por uma série de problemas físicos não pôde atuar nas últimas partidas, também deve integrar a lista de relacionados.

O São Paulo soma 43 pontos na classificação do Brasileiro, na quinta posição. Vale destacar que o Corinthians também tem 43 pontos e só está à frente na tabela por ter feito um gol a mais na competição.

Terça, 15 de Outubro de 2019 - 18:25

Com Artur, Bahia finaliza preparação para enfrentar o Grêmio

por Ulisses Gama

Com Artur, Bahia finaliza preparação para enfrentar o Grêmio
Foto: Divulgação / EC Bahia

Mais uma vez no CT do Inter, o Bahia fechou na tarde desta terça-feira (15) a sua preparação para o jogo contra o Grêmio, marcado para esta quarta-feira (16), às 19h15, na Arena do Grêmio, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

A equipe fez um trabalho recreativo e contou com a presença do atacante Artur, que está à disposição depois de cumprir suspensão e se recuperar de uma virose. A equipe de Artur, Flávio e Juninho venceu por 2 a 1 o time de Anderson, Élber e Gregore.

 

Depois da atividade, os jogadores que estão atuando com maior frequência fizeram uma sessão nas banheiras com gelo e na piscina aquecida. Já os demais atletas ficaram no campo e treinaram as finalizações e cobranças de faltas frontais.

 

Ao fim da atividade, o grupo retornou para o hotel onde está concentrado.

Vice-artilheiro do Grêmio em 2019, Pepê sonha com chance na seleção olímpica
Foto: João Guilherme / Grêmio

Autor de um dos gols da goleada do Grêmio sobre o Atlético-MG por 4 a 1, no último domingo (13), o atacante Pepê assumiu a vice-artilharia do clube na temporada. Com o grande feito, o jovem jogador de apenas 22 anos já sonha alto e mira uma chance no grupo olímpico. 

 

"Seleção é sonho de qualquer jogador, estou trabalhando para que quem sabe essa oportunidade na seleção olímpica não apareça. Tenho recebido muito apoio do grupo, da comissão e de todo o clube, vou procurar seguir assim e caso apareça uma oportunidade de defender a Seleção, vou agarrar com unhas e dentes", explicou Pepê, que tem idade para disputar a Olimpíada de Tóquio, em 2020, segundo o GloboEsporte.com. 

 

Com o belo gol contra o Galo, Pepê chegou ao 10º tento em 37 partidas. Ele está atrás apenas de Everton Cebolinha, craque do time. 

 

"Estou vivendo um grande momento e fico contente por tudo que tem acontecido, todas as dificuldades, os erros e os acertos. Vou seguir trabalhando para poder ajudar o Grêmio. Agarrar as oportunidades e seguir confiante, estou focado nisso", destacou Pepê. 

 

O Grêmio volta a jogar nesta quarta (16), às 19h15, contra o Bahia, na Arena. 

Técnico da seleção de Maragojipe fala da agressão sofrida no jogo contra Quijingue
Foto: Reprodução

A decisão entre as seleções de Maragojipe e Quijingue, no último domingo (13), pela terceira fase do Campeonato Intermunicipal, ficou marcada por uma cena lamentável. O técnico do selecionado maragogipano, Ado Almeida, foi agredido pelo preparador físico da equipe adversária, João Carlos. O comandante falou do ocorrido em entrevista ao jornal "Folha do Estado".

 

"Houve uma falta na linha lateral cometida pela seleção de Quijingue, eu reclamei com o regra três. Aí o preparador físico João Carlos gritou do banco da seleção de Quijingue, aí eu disse que não era nada com ele e sim com o regra três. Aí ele veio na minha direção eu pensei que ele viria conversar comigo, foi quando ele me deu uma cabeçada e um soco no meu rosto. Uma situação lamentável partindo de um profissional que deveria dar o exemplo de postura e principalmente para promover a paz e não estimular a violência", contou.

 

Ao ver a agressão, o árbitro da partida, Melcksedec Mascarelhas, expulsou João Carlos. O jogo terminou com a vitória de Quijingue por 3 a 0, que avançou para as oitavas de final do Intermunicipal ao vencer o confronto pelo placar agregado por 3 a 1.

 

Assista o momento da agressão:

Comentarista esportivo diz que 'mulher deve tomar conta da casa' e é demitido
Foto: Reprodução

Durante o confronto entre Ceará e Avaí, no último domingo (13), o comentarista Daniel Campelo, da Rádio Jovem Pan de Fortaleza, declarou que "mulher deve tomar conta é da casa", ao ser questionado sobre Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sá, que atuava como assistente no jogo. Ele acabou demitido da emissora por conta da declaração. 

 

"Não acho uma boa não. Mulher tem que tomar conta é da casa, do marido e dos filhos", disse Campelo, que acabou sendo rebatido de imediato pelo narrador com um "sai para lá".

 

No dia seguinte, o comentarista voltou a se posicionar contra a presença de mulheres nas equipes de arbitragem, após ter tido a chance de se retratar em um programa da emissora. No entanto, ele reafirmou sua fala: "Não disse brincando, não. Repito aqui. Quem não gostar tire a calcinha e pise em cima. Não tenho nada com isso. Não dou satisfação porque é mulher". 

 

Rebatido pelos colegas do programa, ele continuou: "Que você discorde. Eu tenho meu ponto de vista. Negócio de mulher metida com macho dentro do estádio. Eu adoro. Melhor do que uma mulher, só duas". 

 

Por fim, ele ainda refutou ao ouvir no programa que "mulheres trabalham direito". "Dá não. Negócio de futebol não dá certo. Até para a mulher entrar em campo... O árbitro antes de o jogo começar vai no túnel dos jogadores, e os jogadores estão tomando banho. A mulher vai entrar lá como, com os jogadores todos pelados? É por isso que tem as marias chuteiras", questionou.  

 

De acordo com o UOL Esporte, o diretor de jornalismo da Jovem Pan de Fortaleza, Flávio Moreira, confirmou a demissão de Daniel Campelo. 

 

O conglomerado de mídia responsável pela emissora no Ceará emitiu nota de retratação. "O Grupo Cidade de Comunicação lamenta e condena, veementemente, as declarações do comentarista Daniel Campelo durante uma transmissão esportiva da Rádio Jovem Pan News Fortaleza", diz trecho da nota. 

 

CONFIRA NOTA NA ÍNTEGRA

"O Grupo Cidade de Comunicação lamenta e condena, veementemente, as declarações do comentarista Daniel Campelo durante uma transmissão esportiva da Rádio Jovem Pan News Fortaleza. Respeitamos as mulheres e acreditamos no potencial feminino, inclusive pelo fato de termos uma mulher como âncora de importantes programas da emissora. Nosso compromisso é com a ética, o bom jornalismo e, sobretudo, o respeito a todos - e a todas"

Terça, 15 de Outubro de 2019 - 14:45

Jogo entre Bahia e Ceará terá sorteio de um carro 0km

Jogo entre Bahia e Ceará terá sorteio de um carro 0km
Foto: Divulgação

O jogo entre Bahia e Ceará na próxima segunda-feira (21), pelo Brasileirão, terá um atrativo além dos 90 minutos de bola rolando. Os torcedores que forem para o estádio de Pituaçu vão concorrer a um carro 0km. A novidade foi anunciada pelo Tricolor nesta terça-feira (15).

 

A ação, que é realizada pela Confdederação Brasileira de Futebol, vai dar um bilhete a todos que entrarem pelas catracas. O sorteado será anunciado no intervalo da partida. 

 

Antes do jogo contra o Ceará, o Esquadrão de Aço entre em campo nesta quarta-feira (16), contra o Grêmio, em Porto Alegre, pela 26ª rodada da competição.

 

 

Terça, 15 de Outubro de 2019 - 14:30

Medina pode ser tricampeão mundial de surfe na etapa de Portugal

por Folhapress

Medina pode ser tricampeão mundial de surfe na etapa de Portugal
Foto: ISA / Ben Reed

O brasileiro Gabriel Medina, 25, poderá conquistar o tricampeonato mundial de surfe já na próxima etapa do circuito, em Portugal. A janela de competições em Peniche abre nesta quarta-feira (16) e vai até o dia 28 de outubro. A primeira chamada da competição está prevista para as 4h (de Brasília).

Para garantir o título antecipado da temporada, Medina trabalha com dois cenários. Em ambos precisará alcançar ao menos a final, o que conseguiu em duas oportunidades nas oito etapas portuguesas que disputou até aqui na carreira.

Caso seja campeão, os compatriotas Filipe Toledo, 24, e Italo Ferreira, 25, não poderão chegar às quartas de final e à decisão, respectivamente.

Com o vice-campeonato, ele precisará que Filipe Toledo caia até a terceira fase e Italo Ferreira não chegue até as quartas. Além disso, o sul-africano Jordy Smith e o americano Kolohe Andino não poderão alcançar as semifinais.

Campeão em 2014 e 2018, Medina lidera a Liga Mundial com 48.015 pontos e tem uma vantagem considerável para o segundo colocado, Filipinho, que soma 45.730. Smith (43.515) e Italo (42.400) vêm na sequência.

A última etapa, em Pipeline, no Havaí, tem início marcado para o dia 8 de dezembro.

O desempenho do bicampeão na reta final do circuito nos últimos cinco anos foi determinante para conquistar seus títulos. Contando as etapas de Portugal e Havaí nesse período, Medina só não ficou entre os oito primeiros três vezes.

O brasileiro venceu a prova portuguesa na temporada 2017. No ano passado, caiu nas semifinais em Peniche (derrotado por Italo, que venceu a etapa) e garantiu o bicampeonato mundial ao ficar em primeiro em Pipeline.

Caso confirme o tricampeonato, Medina será o sexto surfista a somar três conquistas na história do circuito mundial de surfe profissional.

O primeiro foi o australiano Mark Richards, tetracampeão consecutivo de 1979 a 1982. O segundo foi o americano Tom Curren, com os títulos de 1985, 1986 e 1990.

Considerado o maior surfista de todos os tempos, o americano Kelly Slater, ainda na ativa com 47 anos, tem oito títulos mundiais e foi o único a se sagrar campeão em cinco temporadas seguidas (de 1994 a 1998).

O havaiano Andy Irons (1978-2010) foi tricampeão com as conquistas em 2002, 2003 e 2004. Último a conseguir o feito, o australiano Mick Fanning venceu os Mundiais de 2007, 2009 e 2013.

Entre as mulheres, a havaiana Carissa Moore tem boas chances de assegurar o seu tetracampeonato já em Portugal.

Além da disputa pelo título, estarão em jogo na reta final da temporada as vagas a que o Brasil terá direito na Olimpíada de Tóquio. No masculino, a tendência é que Medina assegure uma delas, e a outra fique entre Filipinho e Italo.

Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima deverão ser as representantes femininas do país na estreia olímpica do esporte.

Everton e Matheus Henrique treinam, mas Renato tem dúvidas para armar o Grêmio
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Com portões fechados para a imprensa, o Grêmio realizou nesta terça-feira (15) o último treino antes do compromisso diante do Bahia. As duas equipes se enfrentam nesta quarta(16), às 19h15, na Arena do Grêmio, pela 26ª rodada do Brasileirão. O volante Matheus Henrique e o atacante Everton Cebolinha, que estavam com a Seleção Brasileira, participaram normalmente das atividades, porém três titulares ficaram de fora e são dúvidas para a partida.

 

A primeira parte dos trabalhos foi feita de portões fechados. Quando a imprensa teve acesso, os jogadores já disputavam o tradicional rachão. De acordo com a assessoria do clube, o zagueiro Kannemman ficou na academia, enquanto o zagueiro Pedro Geromel e o meia Alisson não treinaram no campo com o restante do grupo. O argentino retornou da viagem com a seleção do seu país. Já as situações dos outros dois não foram informadas.

 

Além dos retornos de Matheus Henrique e Everton, o lateral-direito Léo Moura deve voltar ao time titular no lugar de Rafael Galhardo. Ele ficou no banco no último jogo da equipe gaúcha na goleada sobre o Atlético-MG por 4 a 1. Quem também deve começar jogando é Diego Tardelli na vaga de André. A provável escalação deverá ser: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel (Paulo Miranda), Kannemann (David Braz) e Cortez; Matheus Henrique, Maicon, Alisson (Luciano), Luan e Everton; Diego Tardelli.

 

O Grêmio ocupa a sexta colocação com 41 pontos na tabela de classificação do Brasileiro. Com três a menos, o Bahia aparece na oitava posição.

Terça, 15 de Outubro de 2019 - 12:30

Paulo Almeida desabafa após eliminação de Itarantim no Intermunicipal: 'Não evoluiu'

por Leandro Aragão

Paulo Almeida desabafa após eliminação de Itarantim no Intermunicipal: 'Não evoluiu'
Foto: Reprodução

O ex-volante do Santos, Paulo Almeida fez um desabafo após a eliminação da seleção de Itarantim na terceira fase do Campeonato Intermunicipal. Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, o selecionado ficou no empate em 0 a 0 com Valença, no último domingo (13) e deu adeus à competição. Para ele, o esporte da cidade está estagnado há 20 anos por não revelar mais nenhum atleta de grande projeção. 

 

"Minha maior alegria sempre foi representar Itarantim. A minha maior tristeza não é a eliminação, é saber que 20 anos se passou e o esporte não evoluiu nada. O esporte da nossa cidade está acabado, está morrendo. Uma coisa que já vem há 20 anos. Tarantini começou lá atrás em 88 quando foi campeão brasileiro representando Itarantim. Eu fico triste, porque vejo nosso esporte hoje acabado. A dificuldade que é fazer as coisas. A gente estava representando Itarantim aqui hoje, não estava representando Paulo Almeida não, nem Del, nem Luan, nem Nino, nem Giovani, nem Lucas, era Itarantim! A gente fica triste ao ver o em torno torcendo contra para as coisas darem errado, fazem de tudo para as coisas darem errado. Que isso sirva de lição. A gente se entregou, se doou até onde deu. Eu poderia ficar lá no banco, poderia ter colocado qualquer um outro para jogar, mas hoje eu senti que deveria estar dentro do campo, porque eu amo essa cidade e o povo dessa cidade", discursou após o término do jogo contra Valença.

 

Segundo Paulo Almeida, a politicagem tem atrapalhado o desenvolvimento do esporte de Itarantim. "A minha maior alegria vai ser quando politicagem deixar de entrar no esporte dessa cidade. As pessoas não olham para frente, para o futuro não. Só pensam na política, no interesse próprio, só nisso! Não pensa nos jovens que tem 15, 19, 20 anos. Só pensam de quatro em quatro anos. Não pensam no esporte da cidade. É isso que mais me mata, porque durante 20 anos eu levei Itarantim no peito, no coração por onde eu fui. Durante 20 anos Itarantim não evoluiu nada no esporte, só se acabou!", continuou.

 

Apesar de lamentar a situação, Paulo Almeida acredita que o esporte de Itarantim voltará a brilhar e revelar novos talentos. "Eu creio que um dia o esporte da cidade vai voltar ao que era antes. Quando revelou talentos lá atrás, mas estacionou na minha época. Fazem 20 anos que Itarantim não revela mais um jogador. Intermunicipal também é tradição, a gente não pode ficar tanto tempo sem jogar como a gente vem ficando nos últimos anos. A minha palavra hoje aqui é que as pessoas olhem para o esporte da cidade, porque tem muita gente aí para ser lapidada para dar o melhor por nossa cidade", finalizou.

 

Em 10 jogos disputados no Intermunicipal 2019, Itarantim venceu sete partidas, empatou duas e perdeu apenas. A seleção marcou 14 gols e sofreu quatro.

Com países em guerra, seleções das Coreias empatam em estádio vazio
Foto: Reprodução

Com os países tecnicamente em guerra, as seleções da Coreia do Norte e do Sul se enfrentam na manhã desta terça-feira (15), em Pyongyang, pelas eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2022. Com poucas pessoas no estádio Kim Il-Sung, sem a presença da torcida visitante, mas contando com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, as duas equipes não saíram do 0 a 0. Este é o primeiro encontro dos selecionados no país do norte após 29 anos. Os dois times haviam jogado no ano de 2010 em Xangai, na China.

 

Além de não ter a torcida visitante, a partida não teve transmissão ao vivo da TV por ordem do governo norte-coreano. No último dia 5 de setembro, a vitória do selecionado sobre o Líbano só foi transmitido no dia seguinte, devido ao resultado positivo. Porém, antes de deixar o país, a Federação Sul-Coreana receberá o DVD do jogo. A imprensa internacional também não entrou no estádio para acompanhar o duelo em campo.

 

De acordo com o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", a viagem da seleção da Coreia do Sul foi dominada pela tensão. Para entrar no país do Norte, a delegação precisou sair de Seul até Pequim, na China, para obter o visto de entrada na embaixada norte-coreana. Depois, embarcaram em outro avião com destino à Pyongyang, local da partida. A declaração do zagueiro Lee Jae-ik, em entrevista, traduz a preocupação do elenco da Coreia do Sul.

 

"Sinceramente, não penso muito no resultado, minha prioridade é voltar de Pyongyang vivo", afirmou.

 

As duas seleções fazem parte do Grupo H das eliminatórias asiáticas. Com o empate, a Coreia do Sul segue na liderança da chave com sete pontos, seguida pela Coreia do Norte, que tem a mesma pontuação. Os sul-coreanos voltam ao gramado no dia 14 de novembro para enfrentar o Líbano, fora de casa. No mesmo dia, os norte-coreanos visitam o Turcomenistão.

FBF define confrontos das quartas de final do Baianão Sub-15 e Sub-17
Foto: Hilton Oliveira / Galícia EC

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu os confrontos das quartas de final do Campeonato Baiano Sub-15 e Sub-17. A disputa será em jogos de ida e volta. Os primeiros duelos estão marcados para o próximo sábado (19), enquanto as decisões vão acontecer nos dias 24 e 26 de outubro.

 

Na categoria sub-15, Redenção e Bahia abrem os duelos no sábado às 10h, no CT do Wet'n Wild, em Salvador. Os outros três jogos da fase acontecem no mesmo horário às 15h, Bahia de Feira e Vitória medem forças na Arena Cajueiro, Vitória da Conquista e Jacuipense se enfrentam no Edvaldo Flores, e Juazeirense e Canaã jogam em Madre de Deus. Enquanto os duelos de volta serão no outro sábado (26), às 9h, com Jacuipense e Vitória da Conquista no CT do Wet'n Wild, e Vitória e Bahia de Feira, no CT Manoel Tanajura. Depois, às 10h, a bola rola para Bahia e Redenção, no CT Praia do Forte. Por fim, às 15h30, Canaã e Juazeirense decidem em Irecê a última vaga na semifinal.

 

No sub-17, Galícia e Canaã abrem os jogos do dia às 11h30, no CT Wet'n Wild. Mais tarde, às 13h30, Vitória da Conquista recebe o Vitória no Edvaldo Flores, e Juazeirense e Bahia de Feira se enfrentam em Madre de Deus. Bahia e Jacuipense fecham o dia, às 14h30, em Pituaçu. Na volta, essas duas últimas equipes iniciam as decisões, na quinta-feira (24), às 15h, no Wet'n Wild. Os outros três jogos das quartas de final serão no sábado (26), primeiro com Vitória e Vitória da Conquista, às 10h30, no CT Manoel Tanajura, depois, às 13h30, Canaã e Galícia entram em campo, em Irecê, e, por fim, Às 15h, Bahia de Feira e Juazeirense fecham o confronto, na Arena Cajueiro.

Terça, 15 de Outubro de 2019 - 09:45

Bahia tem 26,8% de chances de ir para a Libertadores, aponta matemático

por Ulisses Gama

Bahia tem 26,8% de chances de ir para a Libertadores, aponta matemático
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Campeonato Brasileiro vai entrando na sua reta final e os clubes começam a pegar a calculadora para projetar as suas possibilidades dentro da competição.

 

No oitavo lugar do Campeonato Brasileiro, com 38 pontos, o Bahia tem 26,8% de chances de se classificar para a Libertadores de 2020. É o que indica o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dirigido pelo professor Gilcione Nonato Costa.

 

As chances matemáticas do Bahia são maiores quando se fala na Copa Sul-Americana. De acordo com os cálculos, a possibilidade é de 71,2% de classificação.

 

Diferente de outros anos, o Tricolor não fala em rebaixamento para a Série B. As contas apontam que a chance disso acontecer no Esquadrão de Aço é de 0,04%.

 

Com três partidas sem vencer, o Bahia volta a jogar nesta quarta-feira (16), às 19h15, contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Seleção Brasileira vai enfrentar Argentina e Coreia do Sul em novembro
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou mais dois jogos amistosos da Seleção Brasileira. O time Canarinho vai enfrentar a Argentina e a Coreia do Sul, respectivamente, nos dias 15 e 19 de novembro. O compromisso contra os argentinos será no King Saud University Stadium, em Riade, na Arábia Saudita. Enquanto o embate com os sul-coreanos vai acontecer no Mohammed bin Zayed Stadium, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

 

Os dois amistosos contra Argentina e Coreia do Sul serão os últimos compromissos da Seleção Brasileira em 2019. O time comandado pelo técnico Tite não vence desde a conquista da Copa América, em julho deste ano, no Brasil. A equipe perdeu para o Peru e empatou com Colômbia, Senegal e Nigéria.

Com time reserva, Brasil atropela Itália e fecha Copa do Mundo chave de ouro
Foto: Divulgação / FIVB

O Brasil encerrou a campanha na Copa do Mundo de vôlei com chave de ouro. Na madrugada desta terça-feira (15), em Hiroshima, no Japão, mesmo com um time de reservas, a seleção masculina atropelou a Itália por 3 sets a 0 (25/20, 25/22 e 25/15) e fechou com 100% de aproveitamento a conquista do tricampeonato, os anteriores foram em 2003  e 2007. 

 

Já com o caneco garantido (leia mais aqui), o técnico Renan Dal Zotto escalou a equipe com: Isac, Maurício Borges, Fernando Cachopa, Maurício Souza, Douglas e Felipe Roque, além do líbero Thales. No decorrer da partida entraram Flávio e o líbero Maique. Com 14 pontos, sendo cinco aces, Isac se destacou como maior pontuador em quadra.

Terça, 15 de Outubro de 2019 - 08:15

Bahia faz depósito de R$ 1 milhão para pagar dívidas trabalhistas

por Ulisses Gama

Bahia faz depósito de R$ 1 milhão para pagar dívidas trabalhistas
Foto: Divulgação / EC Bahia

Em comunicado publicado na última segunda-feira (14), Juízo de Conciliação de 2ª Instância do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (JC2/TRT5) anunciou que o Bahia efetuou depósito no valor de R$ 1 milhão para o pagamento de acordos trabalhistas.

 

Segundo o JC2, o clube teve deságio de 20% sobre o valor dos créditos e o pagamento aos credores será realizado a partir da disponibilidade de saldo e antiguidade do processo.

 

No próximo dia 31 de outubro, haverá uma audiência para homologação das conciliações. No mesmo dia, também será negociada a reconfiguração dos percentuais de cada grupo que compõe o acordo global nº 0001044-64.2018.5.05.0000.

Terça, 15 de Outubro de 2019 - 07:45

Vitória visita o Criciúma e busca o terceiro triunfo consecutivo na Série B

por Glauber Guerra

Vitória visita o Criciúma e busca o terceiro triunfo consecutivo na Série B
Foto: Divulgação/ Criciúma

O Vitória não sabe o que é derrota há três jogos - um empate (Sport) e dois triunfos (Oeste e Cuiabá) - e tenta manter esse bom momento contra o Criciúma, nesta terça-feira (15), às 19h15, no Estádio Heriberto Hürse, válido pela 29ª rodada da Série B.

 

O técnico Geninho conta com o retorno de três atletas: os atacantes Felipe Garcia e Wesley e o meio-campista Gedoz. Os dois primeiros cumpriram suspensão na rodada anterior, enquanto o último se recuperou de uma entorse no tornozelo. Já o volante Baraka sentiu um desconforto na coxa e acabou vetado pelo departamento médico.

 

Pelo lado do Criciúma, o técnico Roberto Cavalo tem problemas. Ele não poderá contar com Luiz e Foguinho, que estão suspensos.  A expectativa é que Lucas Grassi assuma a vaga no gol, e Eduardo retorne ao time titular no meio de campo.

 

Cavalo pediu paciência à torcida, principalmente por conta do desgaste físico dos seus jogadores. O time só fez um treino visando o Vitória.

 

“O Vitória jogou na sexta-feira e está mais descansando. Temos que recuperar os jogadores, teremos desgaste maior, eles estão com um dia na nossa frente. Teremos que ter paciência. A torcida tem que ir com equilíbrio pois é muito importante para nós. Momento não pode mais pensar. Qualquer tropeço aperta mais ainda”, destacou.

 

O Vitória tem 32 pontos e ocupa a 15ª posição, já o Criciúma possui 28 e figura em 18º.

 

FICHA TÉCNICA
Criciúma x Vitória
Série B – 29ª rodada
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Data: 15/10/2019 (terça-feira)
Horário: 19h15
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Assistentes: Luiz Souza Santos Renesto (PR) e Weber Felipe Silva (PR)

 

Criciúma: Bruno Grassi; Andrew, Sandro, Thales e Marlon; Jean Mangabeira, Eduardo, Wesley e Daniel Costa; Vinícius e Léo Gamalho. Técnico: Roberto Cavalo.

 

Vitória: Martín Rodríguez, Van, Ramon, Everton Sena e Thiago Carleto; Léo Gomes, Lucas Cândido e Felipe Gedoz;  Wesley, Felipe Garcia e Jordy Caicedo. Técnico: Geninho.

Vitória da Conquista renova com zagueiro para temporada de 2020
Foto: Divulgação / Vitória da Conquista

A diretoria do Vitória da Conquista segue montando o elenco para a temporada de 2020. O Bode acertou a renovação de contrato com o zagueiro Keinan. O defensor, de 24 anos, veio do Intermunicipal e se destacou no time principal do clube conquistense.

 

Nascido em Itabuna, Keinan acumula passagens pelo Sport, Cruzeiro-MG e Botafogo de Ribeirão Preto. Em 2020, o Vitória da Conquista terá as disputas do Campeonato Baiano e da Série D do Brasileiro na sua agenda.

Terça, 15 de Outubro de 2019 - 07:25

Copa Baiana: Bahia e Vitória ficam no empate em Pituaçu

Copa Baiana: Bahia e Vitória ficam no empate em Pituaçu
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O clássico Ba-Vi pela Copa Baiana de Aspirantes terminou empatado em 1 a 1 na noite da última segunda-feira (15), em Pituaçu, pela segunda rodada da competição. Thiaguinho colocou o Leão na frente aos 29 minutos do primeiro tempo. O empate do Esquadrão chegou aos seis minutos da segunda parte, com Jonatas.

 

Com o resultado, os dois principais clubes da capital baiana seguem sem vencer no torneio. Na primeira rodada, o Tricolor foi derrotado pelo Fluminense de Feira, enquanto o Rubro-negro ficou no empate com o Jacuipense.

 

As duas equipes voltam a jogar no próximo sábado (19). O Bahia encara o Olímpia no Fazendão às 15h. Logo depois, às 17h, será a vez do Vitória encontrar o Bahia de Feira na Arena Cajueiro. Confira a classificação geral:

 

Foto: Reprodução / CopaBaiana.com.br

Técnico do Criciúma vê Vitória 'mais descansado' em duelo desta terça
Foto: Douglas Sartor / Divulgação

Sem muito tempo para descansar após o revés para o Coritiba por 1 a 0, no sábado (12), o Criciúma já terá o Vitória pela frente, na noite desta terça (15), às 19h15, no Heriberto Hulse, pela 29ª rodada da Série B. O técnico Roberto Cavalo comentou sobre o cansaço da equipe que jogou um dia depois do time rubro-negro. 

 

"O Vitória jogou na sexta-feira e está mais descansado. Temos que recuperar os jogadores, teremos desgaste maior, eles estão com um dia na nossa frente. Teremos que ter paciência. A torcida tem que ir com equilíbrio pois é muito importante para nós. Momento não pode mais pensar. Qualquer tropeço aperta mais ainda", disse Cavalo, segundo o GloboEsporte.com.

 

Para o confronto, o treinador não poderá contar com Luiz e Foguinho, suspensos. Lucas Grassi assume a meta do time catarinense, e Eduardo, que retorna de suspensão, retoma a titularidade no meio. 

 

O Criciúma ocupa a 18ª colocação, com 28 pontos conquistados. O Vitória é o 15º, com 32.

Dona de dois cinturões, Amanda Nunes decreta: 'Sou a maior lutadora do UFC'
Foto: Divulgação / UFC

Dona de dois cinturões, Amanda Nunes é referência no UFC. Campeã dos pesos pena e galo, a baiana afirmou que se considera a maior lutadora da modalidade e que nenhuma adversária pode tirar seus títulos. 

 

"É provado que eu sou a maior lutadora do UFC. Fico muito feliz em estar levando o nome do Brasil e continuar seguindo no topo da organização", disse Amanda em entrevista ao Estado de S.Paulo. 

 

"Ninguém vai tirar os meus cinturões. Eu acredito que estou evoluindo e aprendendo com os meus erros para ninguém conseguir enxergar eles nas lutas ou fazer estratégias para me vencer. Estou me policiando, e repito que ninguém vai tirar esses títulos de mim", completou a lutadora. 

 

O próximo desafio da baiana será a revanche contra a holandesa Germaine de Randamie, que acontece em 14 de dezembro, no UFC 245, em Las Vegas.

 

"Ainda preciso sentar com meus coaches [treinadores] e fazer a estratégia, pensar em tudo direitinho. Mas eu estou muito bem, me sentindo bem. O mais importante é que eu estou feliz e a felicidade traz a tranquilidade que você precisa para encarar qualquer problema na vida. Estou muito bem para essa luta", disse. 

Ana Marcela comemora ouro nos Jogos Mundiais de Praia no Catar: 'Muito feliz'
Foto: Divulgação / COB

A maratonista Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro nos Jogos Mundiais de Praia, em Doha, no Catar. Com o tempo de 59 minutos e 51 segundos, ela se tornou a primeira brasileira a subir no pódio na história dos jogos. Após o título deste domingo (13), a baiana não escondeu a felicidade do grande feito. 

 

"Estou muito feliz pela primeira medalha de ouro da história dos Jogos Mundiais de Praia e primeira do Time Brasil", disse. 

 

"Essa vitória envolve comissão técnica, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, preparador físico, massagista, mãe, pai, noiva. É muita gente que está atrás disso, mas só eu que chego lá e conquisto a medalha. Então, na verdade acho que todo mundo está por trás da conquista. É muito confortável ter uma equipe dessa e poder apenas treinar e competir, é muito mais fácil", completou. 

 

Na temporada, Ana Marcela já nadou 16 provas oficias, e subiu ao pódio em 14 oportunidades. Foram 11 medalhas de ouro, três de prata, um quarto lugar e um quinto lugar, que valeu a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Segunda, 14 de Outubro de 2019 - 18:35

Em Porto Alegre, Bahia faz primeiro treino de olho no Grêmio

por Ulisses Gama

Em Porto Alegre, Bahia faz primeiro treino de olho no Grêmio
Foto: Divulgação / EC Bahia

Depois de chegar em Porto Alegre pela manhã, o Bahia foi ao centro de treinamento do Inter na tarde desta segunda-feira (14) para treinar de olho no Grêmio. O jogo acontece nesta quarta-feira (16), às 19h15, e é válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

A atividade de campo foi apenas para os jogadores que atuaram menos de 45 minutos ou não atuaram contra o Fluminense no último sábado (12). Os demais permaneceram no hotel e fizeram um trabalho regenerativo. A única exceção foi o goleiro Douglas.

 

No gramado, os jogadores fizeram um treino com bola sob o comando do técnico Roger Machado e dos auxiliares Cláudio Prates e Roberto Ribas.

 

As novidades no grupo são o lateral-direito Ezequiel e o atacante Artur. O camisa 98, que ainda se recupera de uma virose, treinou no hotel.

 

A equipe fecha a preparação para o jogo na tarde desta terça-feira (15), às 16h, no mesmo local.

Segunda, 14 de Outubro de 2019 - 18:30

Barbosinha avalia triunfo contra Jacuipense e projeta 'jogo bom' contra Vitória

por Gabriel Rios

Barbosinha avalia triunfo contra Jacuipense e projeta 'jogo bom' contra Vitória
Foto: Divulgação / Bahia de Feira

O Bahia de Feira conquistou seu primeiro triunfo na Copa Baiana de Aspirantes ao bater o Jacuipense por 2 a 1, no último sábado (12), no CT Manoel Pontes Tanajura. Técnico da equipe, Quintino Barbosa afirmou que o confronto foi equilibrado e que o Tremendão soube neutralizar o adversário.

 

“Tivemos uma proposta de jogo de neutralizar, de tirar os espaços e de não oportunizar o Jacuipense de ter o lado de dentro. Tivemos um jogo muito parelho e muito equilibrado de embates no meio”, analisou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

O Tremendão terá agora o Vitória pela frente. O jogo acontece no sábado (19), às 15h, na Arena Cajueiro, pela 3ª rodada da Copa Baiana: “A expectativa é de um jogo bom. O Vitória é uma equipe qualificada, que vem com ritmo por estar jogando o Brasileiro Sub-23, mas esperamos fazer um bom jogo”, disse Barbosinha, como é conhecido.

 

O treinador ainda revelou que deve fazer mudanças na equipe que enfrenta o Leão: “Nossa equipe evoluiu, mas nosso perfil é sempre de ter um time diferente a cada jogo para dar ritmo. Joguei com uma formação contra o Olímpia e outra contra a Jacuipense, e provavelmente farei mudanças contra o Vitória”.

Segunda, 14 de Outubro de 2019 - 17:45

Baraka lamenta ausência contra o Criciúma e projeta retorno diante do Londrina

por Glauber Guerra

Baraka lamenta ausência contra o Criciúma e projeta retorno diante do Londrina
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

De fora da partida contra o Criciúma por conta de um desconforto na coxa, o volante Baraka lamentou a ausência no confronto, que acontece nesta terça-feira (15), às 19h15, no Heriberto Hürse, válido pela 29ª rodada da Série B. Ele espera ficar à disposição do técnico Geninho no próximo jogo, diante do Londrina, sexta (18), às 21h30, no Barradão.

 

“Senti um desconforto e achamos melhor segurar para essa partida. Foi mais prudente tomar essa decisão. Agora é descansar e recuperar para estar pronto no próximo jogo. Vou intensificar nisso para retornar logo”, disse em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Para Baraka, o time ganhou confiança após dois triunfos consecutivos na Série B.

 

“Vou ficar na torcida pelo grupo de longe. Essas duas vitórias seguidas foram muito importantes para o grupo. Deu confiança ao elenco. Temos que focar tudo em manter essa intensidade agora”, finalizou.

 

O Vitória tem 32 pontos e ocupa a 15ª posição, já o Criciúma possui 28 e figura em 18º.

Técnico do Jacuipense diz que 'faltou capricho no último passe' em derrota para Bahia de Feira
Time de Frubal segue sem vencer na Copa Baiana | Foto: Reprodução / Instagram

O técnico Fábio Frubal comentou a derrota do Jacuipense para o Bahia de Feira por 2 a 1, no último sábado (12), no CT Manoel Pontes Tanajura, pela 2ª rodada da Copa Baiana de Aspirantes. Para o treinador do Leão do Sisal, a sua equipe controlou boa parte do jogo, mas não foi eficiente nas conclusões. 

 

"Foi uma partida muito equilibrada, nós tivemos o controle do jogo boa parte do tempo, mas nos faltou capricho no último passe e quando criamos não fomos competentes nas finalizações. O adversário tinha uma proposta clara do contra ataque e encontrou dois gols em lances isolados", analisou o técnico do Jacuipense em entrevista ao Bahia Notícias. 

 

Ainda sem vencer na competição, o Jacuipense tenta se recuperar diante do Fluminense de Feira - único invicto -, no sábado (19), no Joia da Princesa. 

Segunda, 14 de Outubro de 2019 - 16:30

Rafinha vai passar por cirurgia na face e vira preocupação para o Flamengo

por Folhapress

Rafinha vai passar por cirurgia na face e vira preocupação para o Flamengo
Foto: Divulgação / Flamengo

O lateral-direito Rafinha, do Flamengo, realizou exames que constataram uma fratura na face. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Athletico, foi constatada a necessidade de uma cirurgia, que será realizada nesta segunda (14).

O atleta deixou a partida contra o Athletico ainda no intervalo e foi levado ao hospital após sofrer um trauma no crânio durante o primeiro tempo.

"O atleta Rafinha sofreu fratura e vai passar por procedimento cirúrgico para realizar a fixação da fratura. Previsão de alta é amanhã [terça-feira, 15] de manhã", disse Marcio Tannure, chefe do departamento médico do clube.

O jogador não estará à disposição para o jogo de quarta-feira 916) contra o Fortaleza, quarta-feira, às 20h. Sem o titular, o técnico Jorge Jesus tem à disposição Rodinei e João Lucas.

Após lambreta de Talles Magno, Luxemburgo diz: 'Futebol brasileiro não é robô'
Foto: Folhapress

A vitória do Vasco sobre o Fortaleza por 1 a 0 ficou marcada por um lance de recurso do jovem atacante Talles Magno. No segundo tempo da partida, ele aplicou uma lambreta no volante  Gabriel Dias, do Fortaleza, que fez a falta e foi expulso.

 

Lances como esse sempre geram polêmica e não foi diferente dessa vez. Após a partida, o técnico Vanderlei Luxemburgo saiu em defesa do seu jogador e destacou a importância do lance para ter um jogador a mais. 

 

"Futebol brasileiro não é robô, não é esquema tático. Se dá ênfase a isso e esquece que o que o Talles fez hoje foi o futebol brasileiro. Ele não fez (lambreta) de palhaçada: ele tirou um jogador do adversário", declarou.

 

O comandante do Gigante da Colina destacou a importância de um triunfo sobre um adversário direto na briga contra o rebaixamento.

 

"Vitória foi fundamental, porque foi contra um adversário direto. Eu não trabalho momento, mas a competição. Se analisar, quando estávamos jogando contra o Avaí, eu tinha só dois pontos. Neste turno, somei cinco pontos. Estou começando o segundo turno melhor", completou.

 

Após o triunfo, o Vasco chegou aos 31 pontos e ocupa o 12º lugar. Confira o lance de Talles Magno:

 

Na Série B, Chamusca assume o Cuiabá e Figueirense contrata Pintado
Foto: Divulgação

Dois clubes estão com novos técnicos na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. No último domingo (13), o Cuiabá, que perdeu para o Vitória na última sexta-feira (11), anunciou oficialmente a contratação de Marcelo Chamusca, que foi demitido do CRB na semana passada.

 

Já o Figueirense, que passou um mês com o interino Márcio Coelho, agora tem Pintado no comando. Ele substitui Vinícius Eutrópio, demitido do cargo em setembro. O time de Santa Catarina deu fim a um jejum de 18 jogos no último sábado (12) ao bater o América-MG por 2 a 1.

 

O Cuiabá volta a jogar nesta segunda (14), às 20h, contra o Sport, na Ilha do Retiro. Já o Figueirense vai até o estádio do Café para enfrentar o Lonrina nesta terça-feira (15), às 19h15.

 

 

Pintado acompanhou treino do Figueirense | Foto: Marcelo Siqueira/NSC TV

Histórico de Conteúdo