Colunistas
Foto: Mari Neto / Divulgação
Namoros no ambiente de trabalho despertam curiosidade e, muitas vezes, polêmica. O que para alguns parece apenas uma consequência natural da convivência diária, para empresas pode significar risco ético, jurídico e reputacional.
Fotos: Divulgação
No dia 25 de outubro, comemoramos o Dia do Dentista — uma data para reconhecer o trabalho essencial desses profissionais que cuidam da saúde bucal da população. Mas, além das homenagens, essa é também uma oportunidade para reforçar a importância da valorização profissional, especialmente no que diz respeito ao cumprimento do piso salarial legal.
Foto: Mari Neto / Divulgação
É típico do Brasil anunciar avanços em políticas públicas para, em seguida, adiá-los, cedendo a grupos de pressão. Foi o que aconteceu, recentemente, com a norma que obriga as empresas a incluir a avaliação de riscos psicossociais no processo de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.
Foto: Divulgação
Os trabalhadores da indústria metalúrgica e segmentos industriais correlatos sempre tiveram uma proteção relevante no âmbito previdenciário, contudo, enfrentam, atualmente, desafios singulares, pelo trabalho com exposição a agentes nocivos, riscos, jornadas pesadas e elevada rotatividade.
Foto: Arquivo pessoal
A comunidade científica no Brasil comemorou o crescimento do país no ranking de inovação da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) da ONU, que, em 2023, alcançou a 49ª posição em análise de ecossistemas de inovação de 132 países. Em 2015, o Brasil ocupava a 70ª posição e havia assumido a liderança na América Latina e no Caribe em 2023. Contribuíram para o avanço de posição a melhora em alguns indicadores, como serviços governamentais online, número de marcas registradas e, principalmente, a existência de mais de 25 unicórnios.
Fotos: Divulgação
A aposentadoria da pessoa com deficiência é um direito garantido por lei e que representa um avanço significativo na inclusão social e previdenciária no Brasil. Ainda assim, muita gente desconhece os critérios para ter acesso a esse benefício ou até mesmo a possibilidade de revisar uma aposentadoria comum para uma forma mais vantajosa.
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias
Nos dias 11 e 12 de setembro, Salvador foi palco do 3º Congresso de Direito e Sustentabilidade, realizado no Palacete Tira Chapéu, no Centro da capital baiana.
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias
O juiz federal João Paulo Pirôpo, em entrevista ao Juspod, podcast do Bahia Notícia, apresentado por Karina Calixto e Matheus Biset, explicou qual é o papel do poder judiciário na sustentabilidade e na garantia do bem-estar social. A entrevista ocorreu no 3º Congresso de Direito e Sustentabilidade, ocorrido nos dias 11 e 12 de setembro, em Salvador.
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias
Em entrevista ao Juspod, podcast do Bahia Notícias, apresentado por Karina Calixto e Matheus Biset, o promotor de justiça Fabrício Bastos abordou os detalhes e a importância do Acordo de Não Persecução Cível (ANPC)
Foto: Igor Barreto / Bahia Notícias
Em uma edição especial do Juspod, podcast do Bahia Notícias, gravado durante o 3º Congresso de Direito e Sustentabilidade, Karina Calixto e Matheus Biset receberam Katerine Rios, CEO do Instituto WP, e Washington Pimentel, fundador e coordenador da mesma instituição, para um debate aprofundado sobre os desafios, mitos e realidades do agronegócio brasileiro, com foco na Bahia.
Apoio:
Artigos
Sistema de Proteção Social dos Militares na Bahia: inovações e desafios
Foto: Divulgação
O Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM), conhecido como previdência dos militares, possui características próprias que o diferenciam dos regimes civis, em razão das peculiaridades da carreira, como dedicação exclusiva, disponibilidade permanente, restrições a direitos e sujeição a riscos específicos. Nas Forças Auxiliares, compostas por Polícias Militares e Corpos de Bombeiros, reconhece-se a condição de instituições permanentes e típicas de Estado, essenciais à segurança pública e força de reserva do Exército.
Entrevistas
Daniela Borges, primeira mulher à frente da OAB-BA, fala sobre desafios da advocacia e a importância da profissão
Foto: Angelino de Jesus / OAB-BA
A advogada Daniela Borges, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), em entrevista ao Bahia Notícias, destacou a relevância da advocacia para a justiça e compartilhou sua trajetória pessoal.