Holofote
Colunistas
Ilê Axé Ejigbô recebe 19ª Alvorada dos Ojás 2025 em homenagem a Oxalá nesta sexta-feira (12)
Últimas notícias
A cantora Ludmilla utilizou suas redes sociais, na última sexta-feira (19), para rebater afirmações do apresentador Marcão do Povo, do SBT, após o jornalista declarar ter sido inocentado do processo por racismo aberto pela artista em 2017.
LEIA TAMBÉM
- Ludmilla comemora decisão do STJ e condenação de Marcão do Povo em caso de injúria racial: "Justiça foi feita"
- Ludmilla desabafa após sofrer derrota na Justiça em caso de racismo: "Jamais desistirei dessa luta"
A cantora afirma que o apresentador utilizou de uma “manobra” para “se livrar das consequências” de ter a chamado de “pobre macaca” durante um programa exibido em 2017.
“A Justiça reconhece o racismo que ele cometeu contra mim, mas ele não vai pagar nada por isso. É uma manobra processual absurda, que eu estou indignada. Ele não vai cumprir os efeitos da decisão”, declarou Ludmilla.
Na mesma publicação, a cantora pede por um posicionamento da emissora SBT, onde o apresentador comanda o programa “Primeiro Impacto”. “O SBT, que é uma emissora histórica e que sempre representou a pluralidade do Brasil, precisa saber que mantém em sua casa um apresentador condenado por racismo”, reforçou.
A cantora garante ainda que tentará recorrer mais uma vez na justiça e que se encontra com “o estômago embrulhado” com a declaração de inocência do apresentador feita durante seu programa e com a recente decisão judicial.
Daniela Mercury anuncia participação de Ivete Sangalo e Geraldo Azevedo no Pôr do Som 2026
Por Redação
A cantoria Daniela Mercury anunciou a participação de Ivete Sangalo, Geraldo Azevedo e Vânia Abreu como convidados do seu tradicional show de Ano Novo, “Pôr do Som”, que ocorre anualmente no 1° dia do ano, em 2026. O anúncio foi feito durante presença de Daniela no evento Banjo Novo, em Salvador, nesta sexta-feira (19).
Conforme divulgado pelo Bahia Notícias, pelo segundo ano consecutivo, a artista conta com o apoio do Governo da Bahia para a promoção do show, que ainda deve contar com apresentação de Gabriel Mercury, filho da artista, e intervenções culturais.
Informações divulgadas pelo g1 apontam que o evento será realizado no Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da cidade, assim como no ano passado.
'A mesma camisa e muito afeto', diz Marta em foto com Alice Carvalho, sua intérprete no cinema
Por Anahi Martinho | Folhapress
A jogadora Marta falou pela primeira vez sobre sua cinebiografia, que está sendo dirigida por Andrucha Waddington. Ela será interpretada por Alice Carvalho, atriz de "O Agente Secreto" e "Cangaço Novo". Em suas redes sociais, a atleta homenageou a artista e brincou: "Duas Martas".
"A mesma camisa, o mesmo sonho de vencer e muito afeto", escreveu. Na foto, as duas aparecem sorridentes, se abraçando e vestindo o mesmo look: camisa da seleção e chapéu panamá.
"Dividir a minha história com a Alice Carvalho no cinema é cuidado, escuta e verdade. Por que trajetórias seguem potentes quando contadas com o coração", continuou a jogadora.
Alice Carvalho comentou: "Minha irmã, parceira e rainha! Já com muita saudade! Que libertador poder finalmente contar nosso segredo."
O filme, ainda sem previsão de estreia, vai mostrar a trajetória da futebolista alagoana, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa.
O projeto será o próximo de Waddington após o fim das gravações de "Os Corretores", comédia escrita e estrelada por sua esposa, Fernanda Torres. Em março deste ano, ele estreou "Vitória", com Fernanda Montenegro no papel principal.
O roteiro do filme sobre Marta, que ainda não teve o título divulgado, é de Elena Soarez e a produção da Conspiração em parceria com a Globo Filmes.
A influenciadora digital Sheuba utilizou suas redes sociais, nesta sexta-feira (19), para revelar aos seguidores o diagnóstico recebido por sua mãe. Jaqueline, mãe da baiana, está com câncer no útero.
“Orem pela minha mãe. Descobrimos que ela está com câncer no útero. Mas eu creio que Deus está conosco nessa batalha”, compartilhou Sheuba. Na legenda, a influenciadora reforça o pedido por orações pela sua mãe.
“Eu tenho fé que essa fase será para a glória do nome dele, será um lindo testemunho que a minha mãe vai contar, orem por ela, sempre que puderem eu peço, orem pela minha mãe”, escreveu.
Em suas redes, Jaqueline contou ainda que a doença foi descoberta após longos períodos de sangramento e passagem por cerca de três diferentes médicos.
'Foi quase de verdade', diz Vera Fischer sobre cena de sexo em 'Laços de Família'
Por Ana Cora Lima | Folhapress
Vera Fischer, 74, foi protagonista de "Laços de Família" há 25 anos e relembrou vários momentos dos bastidores da trama de Manoel Carlos. Um deles a marcou especialmente pela repercussão: a primeira cena quente entre Helena e Edu, personagem de Reynaldo Gianecchini.
Segundo Vera, a sintonia com Gianecchini surgiu logo no início dos trabalhos, quando o ator ainda dava seus primeiros passos na teledramaturgia. "Eu fiquei muito amiga do Gianecchini, porque ele tinha algumas inseguranças. Eu falava: 'Deixa, vai comigo'", recordou. "Lembro que o Ricardo Waddington [diretor da novela ] pediu para todo mundo sair do estúdio, porque ficamos praticamente sem roupa".
A atriz também disse que, ao fim da gravação, a reação nos bastidores foi imediata. "Quando a cena acabou, os poucos que ficaram no estúdio disseram: 'Uau!'. Foi muito intenso mesmo. Foi quase de verdade", afirmou em entrevista ao programa As Helenas de Manoel Carlos.
Vera falou ainda sobre a relação tranquila que sempre teve com a nudez ao longo da carreira, explicando que isso vem da educação que recebeu. "Sou de uma cultura alemã, meu pai era alemão. Desde cedo, aprendemos que o corpo é o corpo, o sexo é o sexo. Andávamos muito nus em casa, não havia problema. Por isso, nunca tive dificuldade em tirar a roupa para compor meus personagens", declarou.
No caso de "Laços de Família", ela destacou que a escolha de um clima mais íntimo e reservado entre os atores fazia sentido dentro da proposta da cena de sexo. "Ali, a nudez era necessária. Claro que não podia mostrar tudo, mas era uma cena de paixão. A gente foi com toda a força e intensidade", explicou.
Por fim, a atriz ressaltou o impacto desse tipo de entrega no resultado final. "Isso é bonito de ver, porque as pessoas -até os técnicos- não esquecem. Elas pensam: 'Eles são de verdade, não têm medo, vão pra valer'. Isso faz a história acontecer, ficar vibrante, poderosa, real", concluiu.
Zeca Camargo desembarca em Morro de São Paulo para curtir férias com Astrid Fontenelle e família
Por Redação
O apresentador e jornalista Zeca Camargo escolheu Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, como destino para curtir dias de descanso ao lado de amigos. Entre eles estão a apresentadora Astrid Fontenelle e o marido, o empresário Fausto Franco.
Nas redes sociais, Zeca compartilhou registros da viagem e celebrou o encontro. “Como é que fala mesmo? Quem tem amigo tem tudo — não é isso?”, escreveu em uma publicação feita nesta sexta-feira (19). Em outro momento, ao postar uma foto com uma travessa de caranguejos, brincou: “é por isso que eu venho pra Bahia”.
Astrid também usou as redes para comentar a viagem e revelou que o destino era inédito para o amigo. “Finalmente Zeca veio carimbar o passaporte”, escreveu a apresentadora.
Segundo ela, o primeiro dia em Morro de São Paulo incluiu banho de mar, jantar no restaurante Hozokoan, japonês recém-inaugurado na ilha, e um almoço com pratos da culinária baiana, como moqueca de polvo com banana-da-terra.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
O cantor Lindomar Castilho, conhecido como o ‘Rei do Bolero’, morreu aos 85 anos, neste sábado (20). A informação foi confirmada pela filha do artista, Lili De Grammont, em suas redes sociais.
O artista ficou conhecido por dar voz a canções como “Você é Doida Demais”, música tema de abertura da série “Os Normais”, da TV Globo, exibida entre 2001 e 2003 e estrelada por Luis Fernando Guimarães e Fernanda Torres.
O cantor foi condenado a 12 anos de prisão após assassinar a tiros sua segunda esposa, a cantora Eliane de Grammont, em 1981, durante uma apresentação em São Paulo.
“Meu pai partiu! E como qualquer ser humano, ele é finito, ele é só mais um ser humano que se desviou com sua vaidade e narcisismo. E ao tirar a vida da minha mãe também morreu em vida. O homem que mata também morre. Morre o pai e nasce um assassino, morre uma família inteira”, escreveu na legenda.
Após passagem por Salvador, Caio Blat destaca Palacete Tirachapéu como “passeio obrigatório”
Por Redação
Após passar um período em Salvador, o ator Caio Blat destacou o Palacete Tirachapéu como um dos lugares que mais chamaram sua atenção na capital baiana. Nesta sexta-feira (19), o artista compartilhou um vídeo nas redes sociais comentando sobre o empreendimento, localizado na Rua Chile, no Centro Histórico da cidade.
“Eu acabei de passar um mês filmando em Salvador e, meu Deus, que cidade linda, que axé! Aproveitei para passar nesse prédio histórico, que é o Palacete Tira-Chapéu, localizado no coração da cidade, em frente ao Elevador Lacerda, pertinho do Pelô”, afirmou.
No vídeo, Caio ressaltou a restauração do edifício e a diversidade do espaço, que reúne restaurantes, lojas e galeria de arte. “É um prédio construído em 1917 que acabou de ser completamente restaurado. É incrível: em cima, há um terraço com vista para a Baía de Todos-os-Santos. Enfim, é um passeio obrigatório para quem está em Salvador”, completou.
Durante sua estadia na cidade, o ator também foi visto circulando por diferentes pontos da capital baiana. Em uma das ocasiões, compartilhou cliques no Santo Antônio Além do Carmo.
Caio Blat esteve em Salvador para as filmagens do longa-metragem “Justino”, novo filme dirigido por José Eduardo Belmonte.
A trama acompanha a trajetória de Mário Justino, ex-integrante da Igreja Universal do Reino de Deus, que rompeu com a instituição e escreveu o livro “Nos bastidores do reino: a vida secreta na Igreja Universal do Reino de Deus”.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
Nick Reiner, filho do diretor Rob Reiner e da atriz Michele Singer acusado de matar os pais, falou sobre os desafios com o vício em drogas e as dificuldades no relacionamento com o casal num podcast que voltou a ser discutido nas redes sociais depois do assassinato dos dois artistas.
O crime aconteceu no último domingo (14) e Nick foi preso poucas horas depois. Ele responderá a duas acusações de homicídio em primeiro grau (quando há premeditação e clara intenção de matar)
Apresentado por Dave Manheim, o programa "Dopey" já entrevistou nomes como a atriz Jamie Lee Curtis e o ator Marc Maron e tem como foco histórias de vício e superação. Nick deu várias entrevistas ao podcast nos últimos anos e, após as mortes, foi lançado o "Dopey Emergency Episode: The Reiner Family Tragedy", que resgata trechos de capítulos antigos e retrata a trajetória conturbada do filho do cineasta americano.
Um dos fragmentos recupera uma conversa em que Nick diz ter tido "dez brigas com a casa de hóspedes" dos pais, em que teria destruído parte da propriedade na mesma época em que sofreu um ataque cardíaco em função da dependência química.
"Fiquei completamente chapado de estimulantes, acho que era cocaína e alguma outra coisa, e fiquei acordado por dias seguidos. Comecei a quebrar várias coisas na casa de hóspedes. Acho que comecei com uma TV, depois passei para um abajur, e aí foi piorando... tudo ficou destruído", relatou ele.
Nick ainda disse que estava louco, sem qualquer raciocínio lógico, quando esse ocorrido aconteceu. Segundo ele, a destruição teria tido início quando Rob e Michele lhe disseram que ele teria que se retirar da casa de hóspedes por conta do vício em drogas.
Outro trecho do episódio diz respeito a quando Nick tinha 14 anos. Ele relata a vez em que teria roubado US$ 200 dólares para pedir que uma prostituta tirasse a sua virgindade enquanto ele estava sob o efeito de substâncias comestíveis. Nick também descreve, nessa conversa, o encontro sexual com detalhes.
Não suficiente, a passagem em que Reiner descreve o estado em que estava na turnê de divulgação de "Being Charlie", filme dirigido por Rob Reiner, lançado em 2015, que descreve a luta de um jovem contra o vício em drogas. Segundo Nick, ele não estava sóbrio durante a turnê do longa que ele escreveu junto ao pai, ainda que, nas palavras dele, não sob o efeito de substâncias pesadas.
"Eu disse a eles: 'Escutem, eu não estou em condições de fazer isso. Eu não sou um cara, digamos, sóbrio'", disse Nick em entrevista ao Dopey. "Vou ter que participar desses programas de entrevistas. Eles dizem: 'Você tem que fazer o que eles querem, essa coisa toda de pai e filho'. Isso só mostra o quão repugnante é isso... Eu simplesmente fui lá e percebi: 'Olha, eu tenho uma voz, até certo ponto. Vou dizer o que tenho a dizer enquanto estiver aqui'."
Nova luta: Com diária de R$ 110, cordeiros buscam inclusão no projeto de Tarifa Zero para Carnaval de Salvador de 2026
Por Bianca Andrade
Os cordeiros que atuam no Carnaval de Salvador tem uma nova pauta para debate além do valor da diária, que atualmente está estipulada em R$ 110, o último valor pago aos profissionais na folia de 2025.
Após serem contemplados em alguns pleitos apresentados desde 2023, como ponto de apoio, seguro de vida e EPI, os profissionais buscam um novo direito junto a Prefeitura, a inclusão da classe na Tarifa Zero, que permite que trabalhadores do Carnaval não paguem o transporte para desenvolver o trabalho na festa.
A causa, que já foi pauta na Câmara Municipal de Salvador, através da proposta apresentada pelo vereador Jorge Araújo, encontra dificuldades de ser atendida.
Em entrevista ao Bahia Notícias, Matias Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Cordeiros, Fiscais, Pessoal de Apoio e Coordenadores das Entidades Carnavalescas do Estado da Bahia (Assindcorda), pontuou o processo de cadastro dos profissionais de corda já está sendo feito por eles, mas não há garantia da contemplação por parte do município.
Foto: YouTube
“Os cordeiros não foram contemplados nessa questão da tarifa zero. A gente mandou alguns ofícios para Semop [Secretaria Municipal de Ordem Pública] e estamos nessa busca, porque nós já estamos cadastrando os profissionais, recolhendo nome, CPF, data de nascimento, para enviar a Prefeitura, porque isso é de suma importância para nossos colaboradores. Nós nos propomos a fazer um sistema e cadastrar todos os cordeiros que estão ligados a gente, alguns blocos que já estão organizados conseguiram cadastrar esses profissionais que já atuam há algum tempo, já temos uns 3 mil ou 4 mil cadastrados.”
Para Matias, é essencial que os profissionais consigam ser abraçados pela iniciativa, já que a diária dos cordeiros tem como base o valor de 2025, de R$ 110, e com o desconto do transporte, o valor pode chegar a R$ 90, em caso de integração sem o cartão de passagem.
“Os blocos não vão dar mais do que é o acordado, que é o EPI, a diária e a questão do lanche, eles não pagam transporte por fora para ir trabalhar. A garantia do profissional é a diária do cordeiro lá no local de trabalho. Então, muitas das vezes o cordeiro acaba invadindo ônibus, pulando borboleta, porque ele só vai receber o valor da diária no final do trabalho. Como é que paga o transporte de forma antecipada? E quando a gente acaba descontando esse dinheiro da passagem, o valor pode cair para 90 reais.”
Uma das principais dificuldades encontradas para que os cordeiros sejam incluídos nesse benefício é a questão do cadastro. Atualmente, o cadastro está acontecendo através do próprio Assindicorda. Os profissionais podem buscar os representantes de bairro para realizar o cadastro, apresentando nome completo, CPF, data de nascimento e comprovante de residência.
“A prefeitura não nos deu subsídio para fazer esse cadastro, o único apoio que nós estamos tendo é de alguns bancos ligados à Central do Carnaval, que são 27 blocos, o que gira em torno de 8 mil cordeiros ou mais, então, eles estão nos auxiliando nesse cadastro. A nossa dificuldade é sentar com a Prefeitura para fazer essa fusão de informações para que a prefeitura detenha essas informações e consiga incluir a tarifa zero.”
Foto: Arquivo Pessoal
Os pontos são os mesmos apresentados na Câmara de Salvador no projeto do vereador Jorge Araújo. A justificativa dada pelo edil para a adesão dos cordeiros a Tarifa Zero é a importância da função no Carnaval de Salvador.
“Esses profissionais enfrentam desafios significativos, especialmente em relação à locomoção entre suas residências e os circuitos do Carnaval, Muitos cordeiros têm dificuldade para arcar com os custos do transporte público, agravando ainda mais suas condições de trabalho. Esse projeto de lei visa garantir um mínimo de dignidade a esses trabalhadores, oferecendo um incentivo fundamental para que possam se deslocar de forma segura e gratuita", defende.
Na proposta apresentada na CMS, é informado que o benefício seria dado aos trabalhadores por meio de um cartão de gratuidade dado pela Semob, com direito a quatro passagens diárias, destinadas ao deslocamento até o circuito do Carnaval e exclusivo para o período do evento.
"Além de promover a justiça social, a iniciativa está alinhada com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da valorização do trabalho", afirma o vereador.
O projeto ainda aguarda deliberação. Esta foi a última atualização da tramitação da proposição PLE-64-2025, do dia 3 de dezembro.
Em novembro deste ano, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, assinaram Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico no Carnaval de Salvador.
A iniciativa como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas à valorização do trabalho decente, à inclusão produtiva e à melhoria das condições laborais de trabalhadores que integram a cadeia produtiva do Carnaval de Salvador.
Entre as pautas propostas pelo Assindicorda que foram contempladas pela iniciativa estão o centro de convivência e acolhimento, um espaço para que os profissionais que atuam na festa consigam descansar entre um turno e outro e consigam tomar banho, além de um restaurante popular próximo ao ponto de descanso.
Matias pontuou ainda que as propostas apresentadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) no Carnaval de 2025 serão mantidas para 2026. “Não tem nada a ver com a questão política, mas isso precisa ser dito, existe um programa do governo do Estado para atender essa categoria com ampliação para o atendimento de 10 mil profissionais”, citou.
Quanto a questão da diária, o representante do Assindicorda afirmou que, até o momento, o valor base está em R$ 110, mas em alguns blocos acabam pagando um valor a mais, como é o caso do Camaleão. Haverá uma nova assembleia para bater o martelo.
“Já fizemos uma proposta, os blocos fizeram uma contra-proposta, vamos ter uma assembleia para analisar, e atualmente o valor tá entre R$ 110,00. Isso aí é o mínimo e bloco, por exemplo, pode negociar e pagar a mais. A gente estabelece o mínimo, porque cada um querendo pode colocar um valor com base nessa diária.”
Foto: Assindcorda
Para 2026, está entre os planos do Assindcorda que o pagamento da diária dos profissionais seja feito via PIX para garantir a segurança dos cordeiros nos circuitos da festa.
“Estamos com algumas ideias, entre elas, o pagamento da diária via PIX, pensando nessa questão da segurança do profissional. Os blocos vão continuar tendo o controle através dos lacres, e o pagamento continuaria sendo feito no final do circuito, mas não precisaria ser em dinheiro vivo. Já tivemos relatos de violência e ameaças por essas questões.”