Esporte Clube Bahia
Liderado por Martinez, grupo "100% Bahêa" elege 2ª maior bancada no Conselho Deliberativo do Tricolor
Entrevistas
Sant'Ana mira Bahia consolidado em outros esportes e faz alerta para o futebol: "City precisa de suporte"
Últimas notícias
Ademir perde gols em sequência e lamenta derrota do Bahia: "Assumo a responsabilidade"
Por Ulisses Gama
O atacante Ademir foi responsável por um dos gols do Bahia contra o América-MG na noite do último domingo (3) e poderia ser lembrado de forma positiva no Arena Independência por isso. No entanto, o camisa 7 do Esquadrão, que entrou no segundo tempo, teve diversas oportunidades de fazer gols ajudariam a equipe na partida, mas acabou desperdiçando todas. Após o jogo, o atleta reconheceu que falhou.
"Pode ter sido ansiedade. Assumo a responsabilidade, não poderia ter errado tantas oportunidades. Mas acredito que na última rodada vamos sair dessa situação", disse o jogador, em entrevista ao Premiere.
Em campo, o Esquadrão foi batido por 3 a 2 e continua no 17º lugar do Brasileirão, com 41 pontos. A última rodada será contra o Atlético-MG nesta quarta-feira (6), às 21h30, na Arena Fonte Nova. É necessário vencer o jogo e torcer para que Santos ou Vasco não vençam os seus jogos contra Fortaleza e Red Bull Bragantino. Se o Tricolor empatar, o Vasco não pode vencer o Bragantino.
Ceni se diz "envergonhado" após derrota do Bahia, mas não joga a toalha: "Última cartada"
Por Ulisses Gama
O técnico Rogério Ceni, do Bahia, se disse envergonhado por conta da trágica derrota da equipe diante do América-MG na noite deste domingo (3), na Arena Independência, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em sua análise da partida, o comandante tricolor destacou as chances perdidas e indicou que é o momento de juntar os cacos para tentar a "última cartada" na próxima quarta-feira (6), às 21h30, contra o Atlético-MG.
"Tentamos de todas as maneiras, tivemos oportunidades, criamos, infelizmente não entrou e o torcedor fica decepcionado, assim como a gente. Temos que reunir forças para quarta feira. Eu me sinto envergonhado, vou ser sincero, mas temos que reunir força para jogar contra o Atlético e tentar nossa última cartada, que é vencer na Fonte Nova", disse.
Questionado sobre a possibilidade de mudanças para o próximo jogo, Ceni reconheceu que é difícil alguma mudança no comportamento.
"Não tem como mudar em dois dias. A bola pode entrar no próximo jogo, talvez não tenhamos oportunidades, mas acho que pode acontecer. Se eu disser que vai mudar em dois dias...", relatou.
Para Rogério Ceni, o time vive um problema psicológico nesta reta final do Brasileirão. Essa foi a segunda derrota seguida da equipe.
"Mental. Muito mais mental do que o cansaço. Está muito na cabeça. Essa situação está no lado psicológico, é o que posso explicar. As chances perdidas, uma série de erros... Por isso estamos nessa situação", destacou.
Para evitar a queda, o Bahia precisa vencer o Atlético e torcer para Santos ou Vasco não vencerem os seus jogos contra Fortaleza e Red Bull Bragantino. Se empatar com o Galo, o Vasco teria que perder o seu jogo para o Massa Bruta.
O Bahia entra em campo na próxima quarta-feira (6), às 21h30, para enfrentar o Atlético-MG pela última rodada do Brasileirão. Com 41 pontos e no 17º lugar, a equipe não depende de si para escapar da queda para a Segunda Divisão.
Para conseguir ficar fora dos últimos lugares, o Tricolor tem que vencer o Galo e torcer para Santos ou Vasco não vencerem os seus jogos contra Red Bull Bragantino e Fortaleza, respectivamente. Vale lembrar que os dois adversários do Esquadrão também jogam como mandantes.
Outra opção é o time comandado por Rogério Ceni empatar com o alvinegro e o Vasco perder para o Massa Bruta. Nessa condição, o Tricolor passaria o cruz-maltino nos critérios de desempate na tabela de classificação.
Em caso de mais uma derrota, o Bahia terá o seu rebaixamento consumado.
A equipe tricolor amargou neste domingo uma derrota para o América-MG por 3 a 2. O revés complicou a situação do clube liderado pelo Grupo City.
Bahia perde para o rebaixado América-MG e não depende de si para evitar queda na quarta
Por Ulisses Gama
O Bahia sofreu mais um revés no Campeonato Brasileiro e pode ser rebaixado na última rodada. Na noite deste domingo (3), a equipe tricolor até saiu na frente, mas sofreu a virada do América-MG no Independência. Everaldo e Ademir fizeram para o Esquadrão, enquanto Ricardo Silva e Renato Marques (duas vezes) balançaram a rede a favor do Coelho.
Com a derrota, o Tricolor segue com 41 pontos, na 17ª posição, e não depende de si para evitar o rebaixamento na próxima quarta-feira (6), a partir das 21h30. Na Arena Fonte Nova, o Bahia vai enfrentar o Atlético-MG.
O JOGO
Aos 20 minutos, a primeira boa chance foi do Bahia. Após cruzamento de Biel em escanteio, Kanu cabeceou, Jori defendeu e Vitor Hugo carimbou a defesa em sua finalização.
Thaciano acerta a trave
A equipe tricolor quase marcou o primeiro aos 22 minutos. Na jogada, Thaciano recebeu com liberdade, avançou e finalizou na trave.
De pênalti, Everaldo abre o placar
Aos 24 minutos, Biel dominou cruzamento e Mateus Henrique tocou com a mão. O árbitro Marcelo de Lima Henrique prontamente marcou a penalidade máxima. Na cobrança, Everaldo bateu rasteiro no canto direito e fez a festa dos tricolores.
Ricardo Silva empata o jogo
Três minutos depois, o América empatou o jogo. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Ricardo Silva subiu com tranquilidade entre os zagueiros e cabeceou para o fundo da rede.
Renato vira
Aos 38, virada do Coelho. Renato Marques recebeu passe de Lucas Kal e finalizou de fora da área, sem dar chance para Marcos Felipe.
Segundo tempo
O segundo tempo começou e o América conseguiu o seu terceiro gol. Aos dois minutos, Renato Marques recebeu cruzamento de Rodriguinho, finalizou e a bola morreu na rede.
Lateral do América leva cartão vermelho
Aos 14, o Bahia ficou com um jogador a mais. Biel recebeu lançamento e ficou na cara do gol, mas acabou sendo puxado por Mateus Henrique. Como estava em uma clara ocasião de gol.
Kanu e Ademir perdem chances
O Bahia quase marcou o terceiro aos 19. Após cruzamento e sobra na área, Kanu ficou com a bola limpa e finalizou para fora. Aos 22, Acevedo invadiu a área, cruzou rasteiro e Ademir mandou pra fora.
Com 31, o Tricolor perdeu mais uma chance. Biel avançou pelo lado esquerdo da grande área, tocou rasteiro e Ademir, que tinha tudo para marcar, tocou para fora.
Na sequência, o atacante Ademir teve mais oportunidades, com cruzamentos de Acevedo e Jacaré, mas perdeu a oportunidade de fazer mais um favor do Esquadrão de Aço.
FICHA TÉCNICA
América-MG 3 x 2 Bahia
Campeonato Brasileiro - 37ª rodada
Local: Arena Independência
Data: 03/12/2023
Horário: 18h30
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Gols: Ricardo Silva, Renato (2x) (América-MG) / Everaldo, Ademir (Bahia)
Cartões amarelos: Marlon, Jory (América-MG)
Cartões vermelhos: Mateus Henrique (América-MG)
América-MG: Jori; Matheus Henrique, Ricardo Silva (Éder), Júlio e Marlon; Lucas Kal, Juninho (Daniel Borges), Rodriguinho e Martinez (Alê); Everaldo (Adyson) e Renato Marques (Ighor Gabriel). Técnico: Diogo Giacomini.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu (David Duarte), Vitor Hugo (Ademir) e Juba; Rezende, Acevedo, Thaciano (Mingotti) e Cauly; Biel (Jacaré) e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
O Bahia luta pela sobrevivência na Série A na noite deste domingo (3), às 18h30, contra o América-MG na Arena Independência. A equipe BN na Bola, da Rádio Salvador FM, transmite o jogo ao vivo.
A partida será narrada por Paulo Silva, com comentários de Emídio Pinto e reportagens de Ulisses Gama. O plantão esportivo fica por conta de Marcelo Carvalho.
O fanático pode acompanhar a partida na frequência do rádio (92,3) e no Youtube da Rádio do Povo. Confira:
América-MG e Bahia entram em campo na noite deste domingo (3), às 18h30, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes já estão escaladas para o jogo.
O time da casa, treinado por Diogo Giacomini, vai atuar com Jori; Matheus Henrique, Ricardo Silva, Júlio e Marlon; Lucas Kal, Juninho, Rodriguinho e Martinez; Everaldo e Renato Marques.
Já o Bahia do técnico Rogério Ceni terá Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Juba; Rezende, Acevedo, Thaciano e Cauly; Biel e Everaldo.
O Esquadrão de Aço precisa vencer para seguir com chances de evitar o rebaixamento. Já o América está matematicamente despromovido para a Série B.
O grupo “100% Bahêa” elegeu uma bancada de 15 membros para o Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia. A eleição aconteceu ontem (2) e marcou uma votação história do grupo que teve Leonardo Martinez como representante na disputa pela Diretoria Executiva e líder do processo eleitoral dentro do grupo.
“Claro que eu queria me eleger e eleger minha irmã Fernanda! Mas quem convive comigo, conversou comigo, e me conhece, sabe: objetivo atingido! Da mesma forma que me orgulho por minha trajetória como presidente do conselho, me orgulho pelo sentimento de ter defendido meu clube, meu amado Bahia nesse processo eleitoral”, afirmou Martinez.
A eleição marcou ainda a eleição de Emerson Ferretti para a presidência do tricolor e a derrota de Marcelo Sant’Anna, que tentava seu segundo mandato.
Um dos fundadores do “100% Bahêa”, José Augusto Vicente ressaltou a posição equilibrada do grupo e destacou a eleição de quatro conselheiras.
“Nunca fizemos politicagem no conselho. Apoiamos as ideias pelo mérito e não pela origem. Será assim, em mais um triênio”, projetou.
“Nós, prestigiando a participação da mulher na vida política do Bahia, colocamos as mulheres em posição de destaque e isso trouxe a possibilidade de eleição de quatro delas. É mais uma mostra da forma de agir do nosso grupo”, completou.
"Sensação de ter feito a minha parte", diz Sant'Ana após ficar em 2º nas eleições do Bahia
Por Ulisses Gama
Ex-presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana foi o segundo na preferência dos sócios tricolores na eleição do clube realizada no último sábado (2). Após ter recebido 774 votos, o candidato disse estar satisfeito com a sua campanha. O vencedor foi o ex-goleiro Emerson Ferretti, com 1.089 votos.
"Fica o aprendizado. Acabo essa campanha com a sensação de ter feito a minha parte. Apresentamos nossas ideias para o Bahia e mostramos o Clube que ajudamos a reconstruir entre 2015 e 2017. Agradeço a cada um dos 774 votos para a Diretoria Executiva. Dos cerca de 7.800 sócios aptos a votar, 3.179 (cerca de 40%) exerceram o direito na Fonte Nova ou online, opção da maioria", escreveu.
Marcelo Sant'Ana foi presidente do Bahia no triênio 2015-2017. Pelo Esquadrão, conquistou um Campeonato Baiano (2015), uma Copa do Nordeste (2017) e um acesso à Série A (2016). Antes de se candidatar ao cargo, o ex-gestor vinha trabalhando como empresário de atletas.
Bellintani se diz "bastante satisfeito" com eleição de Ferretti: "Representante de um novo ciclo"
Por Ulisses Gama
O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, preferiu não se manifestar sobre a sua preferência durante todo o processo de eleições do Tricolor. No entanto, após o resultado, o mandatário se mostrou contente. Com 1089 votos, o ídolo Emerson Ferretti será o próximo gestor da associação do Esquadrão e a reação foi positiva pelo número 1 da atual Diretoria Executiva. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele afirmou que o ex-goleiro "representa um novo ciclo" no clube.
"Eu tô muito feliz com a eleição de Emerson, bastante satisfeito. Eu falei hoje, no começo, que a gente tinha escolhido não declarar apoio a nenhum candidato porque tinha entendido que tinham certos candidatos que participaram comigo de todo o processo dos seis anos no clube. Leonardo Martinez foi um presidente do Conselho muito positivo, nos ajudou a fazer a SAF e ele decidiu ser candidato. Acho que é merecedor e é um direito que ele tem. Verhine foi um cara que teve uma participação fundamental no clube, mesmo sendo de um grupo de oposição, precisa ser respeitado. Por isso não declarei meu apoio a Emerson. Mas não tenho a menor dúvida que Emerson é o grande representante de um novo ciclo e me sinto representado por ele. Há mais de um ano, Emerson nos procurou e manifestou interesse em ser presidente. Desde o começo eu disse que via com felicidade. Ele foi capaz de mostrar com transparência coisas positivas e negativas da gestão. Ele também representa um projeto que me representou no ponto de vista político. O Simplesmente Bahia me originou, é o grupo que sempre me candidatei, seja porque foi capaz de reunir três grupos de representação. E Emerson não deixou dúvida nenhuma sobre a SAF. Não deixou dúvida sobre como via a SAF, como poderia colaborar e fiscalizar. Me sinto muito representado", disse.
Eram 7817 sócios aptos para votar, mas somente 3168 depositaram as suas preferências. Questionado sobre um possível esvaziamento na associação, Bellintani acredita que o número de sócios é positivo e que a principal preocupação deve ser o relacionamento com a SAF, liderada pelo Grupo City.
"A eleição de Marcelo Sant'Ana, em 2014, teve um quórum parecido com o de hoje. Então a associação ali tinha chegado na democracia e tínhamos 7 mil e poucos aptos. Nas duas últimas eleições, principalmente na última, tivemos um crescimento significativo. A gente fala que "o Bahia só tem 8 mil aptos a votar", mas é muito. É muito mais do que em outros clubes. Se você considerar que a associação não determina o futuro do futebol, vejo de forma positivo. Eu tô menos preocupado na quantidade de sócios da associação. Estou pensando de como a associação será na gestão com a SAF. A torcida está muito bem representada, tem 50 mil sócios do acesso garantido. Mas a associação com 8 mil não é algo desprezível, e sim algo bem representativo", explicou.
Bellintani deixa a presidência do Bahia após dois triênios de gestão.
O Bahia tem 41 pontos e um sonho: sair da zona de rebaixamento na reta final do Campeonato Brasileiro. Mais um desafio está à disposição de Rogério Ceni e seus comandados. Neste domingo (3), às 18h30, a equipe enfrenta o América-MG na Arena Independência. Será o duelo de um desesperado contra uma equipe já despromovida na competição.
Os tricolores vão precisar superar o amargor do meio de semana. Dentro de casa, na Arena Fonte Nova, o Esquadrão viu o São Paulo jogar melhor e tomou um gol no último minuto, algo que irritou muito o técnico Rogério Ceni.
"Não consigo visualizar. Sei como o América-MG joga, mas não consigo visualizar o jogo do final de semana, porque esse ponto... Nós temos que aprender a valorizar. 52 minutos não existe mais jogo dentro da sua casa. Dentro do campo tem que tomar, pegar a bola e botar debaixo do braço e acabou, defendemos todos e levamos o ponto. Não deu para ganhar. Eles foram superiores a gente. O ponto no final pelo que nós produzimos não estava ruim e estaríamos fora da zona de rebaixamento. O inconformismo é sobre isso", disse.
Sem poder contar com Yago Felipe, suspenso, é possível que o Bahia mude de sistema e Everaldo comoce jogando. Ele não espera um jogo fácil contra o Coelho.
"Isso demonstra o que é o Campeonato Brasileiro. A gente vê nossa situação de golear o Corinthians e depois perder do São Paulo, mas tem vários outros exemplos que mostram que não interessa se tá em primeiro, último, meio de tabela... Cada jogo do Brasileiro é difícil e isso demonstra o que é. Mas agora contra o América, não é porque foi rebaixado que vai baixar a guarda. Não é assim, futebol profissional não é assim, temos que estar focados para chegar lá e ganhar o jogo. O time do América tem suas qualidades. Todos os jogos que acompanhamos, mesmo perdendo, vendeu caro a derrota", explicou.
AMÉRICA-MG
Mesmo rebaixado e com a pior campanha da história do clube na era dos pontos corridos, o América não pretende entregar o jogo de mão beijada para o Esquadrão. Como forma de motivação, algumas pessoas fizeram transferências em PIX para o clube, que repudiou a atitude.
"O envio de PIXs para contas bancárias do América fere de forma irrefutável os princípios éticos do clube, marcados pela lisura, respeito às regras e caráter de seus dirigentes, bem como a dedicação e honestidade de seus atletas no desempenho de suas funções", escreveu o clube.
O time não deve ter mudanças em relação a última rodada.
FICHA TÉCNICA
América-MG x Bahia
Campeonato Brasileiro - 37ª rodada
Local: Arena Independência
Data: 03/12/2023
Horário: 18h30
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
América-MG: Jori; Rodriguinho, Éder (Julio), Maidana, Avelar e Marlon; Juninho, Martinez e Kal(Benítez); Mastriani e Felipe Azevedo. Técnico: Diogo Giacomini.
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Juba; Rezende, Acevedo, Thaciano e Cauly; Biel e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.