Jerônimo sugere mudança de nome da Praça das Artes, no Pelourinho, para homenagear Mestre Neguinho do Samba
Por Leonardo Almeida
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) visando alterar o nome da Praça das Artes, Cultura e Memória, que fica localizada no Pelourinho, em Salvador. Conforme o texto protocolado nesta segunda-feira (24), o novo nome passaria a ser Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, em homenagem ao criador do samba-reggae, mestre Neguinho do Samba (1955-2009).
Na justificativa para a alteração da nomenclatura do local, Jerônimo argumentou que o músico busca reconhecer a trajetória de Neguinho do Samba, afirmando que sua herança artística “marcou a identidade cultura de Salvador e da Bahia”. Vale destacar que o instrumentalista foi um dos responsáveis pela fundação do Olodum, um dos grupos percussivos mais famosos do mundo, da Banda Didá, a primeira percussiva de mulheres no Brasil, e do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do país.
LEIA TAMBÉM:
“A medida busca reconhecer e perpetuar a trajetória artística e sociocultural do Mestre Neguinho do Samba, cuja obra marcou de forma decisiva a identidade cultural de Salvador e da Bahia. Morador do Pelourinho e protagonista do movimento criativo que revitalizou o bairro, o artista deixou um legado de inovação, representatividade e valorização da cultura afro-baiana. A homenagem, portanto, simboliza o reconhecimento do Estado ao papel histórico desempenhado pelo Mestre Neguinho do Samba na formação do patrimônio imaterial da Bahia”, disse o governador em mensagem enviada à AL-BA.
A proposta foi protocolada sob solicitação de tramitação em regime de urgência. O pedido será analisado em plenário na AL-BA em, caso aprovado, o PL será apreciado com prioridade nas comissões temáticas da Casa.
TRAJETÓRIA
Antônio Luís Alves de Souza, o Neguinho do Samba, nasceu no dia 21 de junho de 1955, em Salvador. Reconhecido como um dos maiores artistas da história do Brasil, ele morreu aos 54 anos em 31 de outubro de 2009.
Por 11 anos, na década de 70, ele foi diretor de bateria e compositor do primeiro bloco afro do carnaval baiano, o Ilê Aiyê, o qual foi um dos fundadores.
O reconhecimento nacional veio em 1986, com a explosão da música “Faraó”, pelo Olodum. Até hoje, a canção é uma das mais tocadas no carnaval de Salvador e que é considerada a “célula máter” do samba- reggae.
O artista era tratado por seus admiradores com muito respeito e reverência, pois, como mesmo dizia Neguinho: "Eu tenho uma coisa que só os deuses podem responder pra mim. Esses ritmos eu não sei como acontecem, acho que tinha chegado o momento, e só o universo pode dizer por quê".
Em 1996, Neguinho liderou o Olodum no videoclipe de Michael Jackson, com a canção They Don't Care About Us ("Eles não se importam conosco", em livre tradução) filmado por Spike Lee no Pelourinho. Neguinho também gravou com Paul Simon, importante cantor e compositor norte-americano.
