Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

pelourinho

São João: Confira os momentos que marcaram a festa no Pelourinho
André Carvalho / BN

O Bahia Notícias acompanhou de perto a programação do São João no Pelourinho e registrou os principais momentos da festa que reuniu grandes atrações e milhares de pessoas no Centro Histórico de Salvador ao longo dos dias de celebração.

 

Entre shows, apresentações culturais e a animação do público, nossa equipe captou os melhores cliques da festa. Confira a galeria de fotos e relembre os destaques de mais uma edição do arraial da Bahia.

 

As comemorações seguem nesta quarta-feira (24), último dia de festa. Além das grandes atrações como Limão com Mel, Dan Valente e Alceu Valença, o Pelourinho também contará com telões transmitindo a partida entre Brasil e Escocia, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo da Fifa.

 

CONFIRA TODAS AS ATRAÇÕES DESTA QUARTA:

 

Largo do Pelourinho

 

Limão com Mel
Jogo do Brasil / Torcida Olodum
Alceu Valença
Lairton e Seus Teclados
Ávine Vinny
Michele Andrade

 

Largo Tereza Batista

 

Viola de 12
Julio e Jhonatan
Bel Lima
Banda Zefa
Forró Calango Aceso
Amor Q Fica
Luiz Bento

 

Largo Quincas Berro d'Água

 

Dan Miranda
Dan Valente
Filipe Vier
Raio da Silibrina
Rala Fivela
Julia Viana
Gabriel Rabelo

 

Praça das Artes

 

Ana Mameto
Jeanne Lima
Arthur & Allancid
Forró do Zé
Vulcão Aceso
Pedro Libe
Lhego Valentim

 

Tieta

 

Filhos do Brasil
Claudio Ney & Juliana
Dan Ventura
Benza Deus
Oswaldinho Dr. da Safona
Banda 100 Parea
Sarah Reis

 

Tieta – Quadrilhas

 

Forró Tremendão
Império do Forró
Asa Branca
Renovação Tia Dulce
Guerreiros do Cangaço
Nação Forrozeira

 

Carmo

 

Jô Miranda
Renno Poeta
Página Virada
Olivan Monteiro
Kelly Fonteli

 

Coreto – Terreiro de Jesus

 

Forró Xote de Anjo
Neném do Acordeon
Os Bambas do Nordeste
Tire Xote
Luana Ingry
Abel e Alê
Bruno Lima

 

Sala de Reboco

 

Frutos Nordestinos
Eduardo Pires
Gilda Mel
Matheus Dantas
Deja Ribeiro
Elaine Fernandes
Deivy Ferreira

 

Espaço Infantil

 

Musiclauns

 

Samba Junino – Ruas do Pelourinho

 

Só Samba de Roda Urbano
Jogo do Brasil
MMP – Movimento Maciel Pelourinho

 

Trios e Quartetos Nordestinos

 

Dois Tons e Meio
Sulêra
Trio Neto Procópio

 

Furgão Elétrico – Itinerantes

 

Forró Xote de Anjo
Grupo Samba Lute
Davi Dias
Renyvia
Rennan Pinheiro

 

Palco Móvel – Itinerantes

 

A2 no Xote
Igor Rodrigues
Lucas Araújo
Igor & Jean
Rebeca Tárique

 

Zueira Elétrica – Itinerantes

 

Jessi Reis
Julia Viana
Liziane Príncipe
João Paulo Expresso
Lucas Tibério
Joelzinho Sanfoneiro
Didio Sanfoneiro

 

VEJA A GALERIA COMPLETA:
André Carvalho / BN


André Carvalho / BN
André Carvalho / BN


André Carvalho / BN


André Carvalho / BN
André Carvalho / BN
André Carvalho / BN
André Carvalho / BN
André Carvalho / BN
André Carvalho / BN

Reynaldo Félix / Ag. Fred Pontes / Sufotur

Reynaldo Félix / Ag. Fred Pontes / Sufotur

Reynaldo Félix / Ag. Fred Pontes / Sufotur

Reynaldo Félix / Ag. Fred Pontes / Sufotur


Kleber lobo/ Ag Fred Pontes

Kleber lobo/ Ag Fred Pontes

 

TRADIÇÃO JUNINA: O que não pode faltar no seu São João?
Rafa Lemos / Luan Leite / Ag. Fred pontes

O São João do Pelourinho segue a todo vapor, mas, na véspera do feriado junino, para a festa ser completa, existem algumas tradições que são sagradas.

O Bahia Notícias foi dar um giro pelos largos do Pelô para descobrir o que não pode faltar de jeito nenhum no São João dos baianos e dos turistas. Tem o clássico licor, o milho assado na brasa e, claro, aquele arrasta-pé de respeito.


@daviribeiro.raw / AG FPontes

 


@daviribeiro.raw / AG FPontes

CONFIRA:

 

Clássicos, autorais e releituras: Fábio Carneirinho revela critérios para montar repertório
André Carvalho / BN

O cantor e sanfoneiro Fábio Carneirinho afirmou que a montagem do repertório de seus shows vai além da escolha das músicas e é construída de acordo com a resposta do público. Em entrevista ao Bahia Notícias, nesta terça-feira (23), após apresentação no Pelourinho, em Salvador, o artista explicou que adapta a ordem das canções durante a apresentação, conforme a reação da plateia.

 

Segundo Carneirinho, seus shows são estruturados em três pilares: clássicos do forró, músicas autorais e releituras de outros estilos musicais adaptadas ao gênero. Para ele, essa combinação permite valorizar as raízes do ritmo sem deixar de dialogar com diferentes públicos.

 

"São três pilares: as músicas baluartes, de Gonzaga e Dominguinhos, que fizeram o São João chegar até aqui; as músicas autorais, para mostrar quem a gente é; e também a fusão de outros estilos junto do forró. A gente gosta de outros ritmos, só não quer que eles sejam o ator principal no São João", afirmou.

 

O artista ressaltou ainda que, durante a apresentação, o repertório pode sofrer alterações de acordo com a energia do público. "A gente vai sentindo ali a galera e vai mudando. Vou falando com a banda e trocando o repertório sempre que precisa", completou.

 

ASSISTA:

Fábio Carneirinho diz que paixão pelo forró sustenta trajetória no gênero: "Não me vejo fazendo outra coisa"
André Carvalho / BN

O cantor e sanfoneiro Fábio Carneirinho afirmou que a paixão pelo forró é o que o mantém no gênero, mesmo com a presença cada vez maior de ritmos como arrocha e piseiro nas festas juninas. A declaração foi dada ao Bahia Notícias nesta terça-feira (23), após apresentação no Pelourinho, em Salvador.

 

Segundo o artista, o vínculo com o forró nasceu ainda na infância e se consolidou ao longo da carreira. Há 25 anos vivendo exclusivamente da música, ele disse que nunca cogitou seguir outro caminho profissional.

 

"Quando você é apaixonado por uma coisa, não consegue sair dela de jeito nenhum. Cresci apaixonado pelo autêntico forró e já há 25 anos ganho a vida tocando puramente forró. Não me vejo fazendo outra coisa. Sou apaixonado pelo forró", afirmou.

 

ASSISTA:

Del Feliz destaca papel na valorização do forró e sonha com reconhecimento mundial do gênero
André Carvalho / BN

O cantor Del Feliz afirmou que considera uma responsabilidade defender o forró como patrimônio cultural, embora evite se definir como um "protetor" do gênero. A declaração foi dada nesta terça-feira (23), após apresentação no Pelourinho, em Salvador, durante a programação do São João da Bahia.

 


André Carvalho / BN

 

Segundo o artista, a cultura está em constante transformação, mas precisa ser preservada quando passa a representar a identidade de um povo. Del destacou que sua atuação em defesa do forró acontece de forma espontânea e é resultado da ligação construída ao longo da carreira com as tradições nordestinas.

 

"A cultura não é estática, ela vai se moldando, se reorganizando. Mas é importante pensar que quando vira identidade, precisa ser protegida. [...] Me honra muito ser um dos defensores dessa riqueza que é o forró", afirmou.

 


André Carvalho / BN

 

Del Feliz lembrou que foi padrinho da campanha que resultou no reconhecimento do forró como Patrimônio Cultural do Brasil e disse que agora acompanha a mobilização para que o gênero também seja declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

 

O cantor também ressaltou que recebeu, em 2024, uma homenagem da Unesco pelo trabalho em defesa da cultura popular e foi nomeado embaixador da cultura nordestina e do forró no Japão. Para ele, os reconhecimentos ampliam a responsabilidade de seguir promovendo o gênero dentro e fora do país.

 

ASSISTA:

Dorgival Dantas atribui sucesso de suas músicas à simplicidade e ao cotidiano
André Carvalho / BN

Um dos principais nomes do forró, Dorgival Dantas afirmou que o sucesso de suas músicas está ligado à simplicidade das letras e à forma como retratam situações do cotidiano. A declaração foi dada ao Bahia Notícias nesta terça-feira (23), após apresentação no Pelourinho, em Salvador, durante a programação do São João da Bahia.

 


André Carvalho / BN

 

Segundo o cantor e compositor, nunca houve uma preocupação em criar canções com potencial comercial ou que atravessassem gerações. Ele contou que escrevia as músicas em um caderno, inspirado por histórias e sentimentos presentes na vida das pessoas. "Eu procurei escrever uma canção minha como se fosse uma conversa. Você pensa em coisas que acontecem no seu dia a dia, no meu, no de todo mundo. Não tinha a pretensão de fazer a canção que fosse dar certo", afirmou.

 


André Carvalho / BN

 

Dorgival também destacou que sempre preferiu usar uma linguagem simples nas composições. Para ele, não há necessidade de "inventar muito" para criar músicas que se conectem com o público, citando sucessos como Você Não Vale Nada, Mas Eu Gosto de Você e outras canções marcadas por temas como amor, saudade e superação.

 

O artista ainda reforçou o carinho pelo forró e disse torcer para continuar contribuindo com o gênero que marcou sua trajetória na música brasileira.

 

ASSISTA:

Del Feliz fala sobre missão de defender o forró antes de show no Pelourinho: "É uma responsabilidade bacana"
Fotos: André Carvalho / Bahia Notícias

O cantor Del Feliz concedeu entrevista nesta terça-feira (23) antes de seu show no Pelourinho, em Salvador, e falou sobre sua trajetória e o papel que sente de defender o forró como expressão cultural. Padrinho da campanha que registrou o forró como Patrimônio Cultural do Brasil e embaixador da cultura nordestina e do forró no Japão, o artista disse que a missão é grande, mas o prazer é maior.

 

"Eu não me sinto capaz de ser um protetor, não sei se seria essa palavra, mas me honra muito ser um dos defensores dessa riqueza que é o forró, enquanto uma manifestação cultural, enquanto um aglomerado de ritmos tão forte e marcante em todo canto do mundo. É uma responsabilidade bacana", afirmou.

 

Del Feliz também contou um pouco de sua trajetória, que o levou de uma infância humilde em Belo Horizonte ao reconhecimento internacional. "Eu saí do Barreiro, catando lata, vendendo geladinho, cheguei à Unesco em 2024, justamente pelo meu trabalho dedicado a essa cultura", disse.

 

O cantor ainda destacou o processo de expansão global do forró e defendeu que a cultura, quando vira identidade, precisa ser protegida. "A cultura não é estática, ela vai se moldando, se reorganizando, mas é importante a gente pensar que quando ela vira identidade, ela precisa ser protegida", afirmou. Atualmente, ele acompanha e torce pelo reconhecimento do forró como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Chambinho defende protagonismo do forró na programação do São João
André Carvalho / BN

Após abrir a programação de shows no Pelourinho, em Salvador, nesta terça-feira (23), o cantor Chambinho do Acordeon defendeu que o forró continue ocupando o papel central nas celebrações de São João. Em entrevista coletiva, o artista afirmou que o público presente demonstrou o carinho pelo gênero.

 


André Carvalho / BN

 

Apesar de reconhecer a dificuldade de ser a primeira atração da noite, Chambinho disse que encontrou uma plateia animada e preparada para a festa. Segundo ele, quem escolheu acompanhar a programação no Pelourinho foi motivado pela paixão pelo forró.

 

"Quem veio pro Pelourinho hoje é porque ama de paixão o forró. É muito importante manter o protagonismo do forró no São João. Não estou dizendo que não pode ter outros segmentos. Eu também gosto de ouvir outros ritmos, mas o protagonista tem que ser o forró", afirmou.

 


André Carvalho / BN

 

O cantor ressaltou que não é contrário à diversidade musical nas festas juninas, mas defendeu que a identidade do São João seja preservada por meio da valorização do ritmo tradicional nordestino.

 

ASSISTA:

Após show no Pelourinho, Chambinho do Acordeon fala de novo projeto gravado no Recôncavo Baiano
Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

O cantor Chambinho do Acordeon concedeu entrevista nesta terça-feira (23) após seu show no Pelourinho, em Salvador, e revelou detalhes do novo audiovisual gravado na Bahia, que conta com 15 participações especiais, entre elas Dorgival Dantas, Solange Almeida e Mario Coelho. 

 

O projeto foi lançado na semana passada em todas as plataformas digitais, com a música "Deus Me Livre da Maldade Alheia" como primeiro lançamento.

 

A escolha da Bahia para as gravações foi uma decisão de princípios, segundo o cantor. Natural do Piauí e morador de Fortaleza, no Ceará, Chambinho optou por gravar em Cachoeiras do Paraguaçu, cidade do Recôncavo Baiano conhecida por ser a terra natal do poeta Castro Alves. 

 

"Minhas raízes estão no Piauí e eu moro em Fortaleza, seria mais fácil por logística gravar lá. Como já tenho relação com a Bahia, falei no escritório para gravarmos aqui. Falei com Dorgival, aceitou. Solange Almeida aceitou, Mario Coelho aceitou", contou.

 

O artista também falou sobre a importância da música na educação das crianças, especialmente no Nordeste. 

 

"Tenho certeza de que o lugar da música é na escola. O poeta diz que quem não sabe de onde veio não sabe para onde vai. Por isso é importante começar cedo em contato com a música", afirmou.

 

Confira fotos do show que ocorreu antes da entrevista:

Chambinho do Acordeon abre noite de shows no Pelourinho na véspera do São João
Fotos: Eduarda Pinto / Bahia Notícias

O cantor Chambinho do Acordeon, nome artístico de Nivaldo Expedito de Carvalho, abriu nesta terça-feira (23), véspera do São João, a noite de shows do Pelourinho, em Salvador, animando o público da capital baiana.

Entre as músicas tocadas pelo artista, estava "Frevo Mulher", composição de Zé Ramalho interpretada na versão forró, ritmo típico do São João.

 

Confira trecho do show:

 

Após Chambinho, a noite no Pelourinho segue com Del Feliz, Dorgival Dantas, Waldonys e Fabio Carneirinho.

Dorgival Dantas, Del Feliz e mais: Confira atrações desta terça-feira no São João da Bahia no Pelourinho
Foto: Divulgação

O quinto dia de festa do São João da Bahia no Pelourinho promete fortes emoções para o público. Após a segunda noite seguida de lotação máxima no Largo do Pelourinho, principal palco da festa, a terça-feira (23) contará com grandes atrações e a dica é chegar cedo para garantir um lugar próximo ao palco.

 

Promovido pelo Governo do Estado, o São João da Bahia em 2026 tem o Pelourinho como palco principal da festa. Os shows tem início a partir das 17h30, de acordo com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), nos espaços Largo do Pelourinho, Praça Quincas Berro D'Água, Largo Tereza Batista, Praça Terreiro de Jesus, no espaço Sala de Reboco, na Praça Tieta e na Praça das Artes, e no Santo Antônio Além do Carmo.

 

Entre as atrações que agitam o público nesta terça estão Dorgival Dantas, Fabio Carneirinho, Cuscuz com Leite, André e Mauro, Del Feliz, TK o Rei do Bar, atrações de samba junino pelas ruas do Pelô e mais. Confira:

LARGO DO PELOURINHO

  • Chambinho do Acodeon
  • Del Feliz
  • Dorgival Dantas
  • Waldonys
  • Fabio Carneirinho

LARGO TEREZA BATISTA

  • Flor Serena
  • João Almeida
  • Lucas Queiroz
  • Liziane Principe
  • Enzo Bruxo
  • Beth Dias
  • Bete Nascimento

LARGO QUINCAS BERRO D'ÁGUA

  • Darlison Rodrigues
  • Aline Ataide
  • Flaviana Fernandes
  • Tio Mané
  • Cuscuz com Leite
  • Gisele Café
  • André e Mauro

PRAÇA DAS ARTES

  • Arreio de Ouro
  • Karollzinha Sanfoneira
  • Rafinha Asas
  • Jéssica Montez
  • Bailinho de Quinta
  • Edu Casanova
  • Peu do Acordeon

LARGO DA TIETA

  • Thiago Carvalho
  • TK o Rei do Bar
  • Melaço de Cana
  • Leo Balbinotti
  • Lucas Melo
  • Eline Martins
  • Reina

LARGO DA TIETA - QUADRILHAS

  • Capelinha do Forró
  • Forró Mandacaru
  • Dançart
  • Fogueira Santa
  • Pinga Ne Mim

CARMO

  • Giannini Alencar
  • Forró Saracura
  • Fabio Carneirinho
  • Breno Saborear
  • Fogo Latino

CORETO - TERREIRO DE JESUS

  • Kiko Xonado
  • Juan e Ravena Franco
  • Gilson Prates
  • Alcemar Gomes
  • Zé Araújo
  • Cid Rocha
  • Caroline Melo

SALA DE REBOCO

  • Ricardo Buruá
  • Samuel Cesino
  • Titto Freitas
  • Maria Nicoly
  • Forró Sobepoeira
  • Aluizio Gomes e Balanço Quente
  • Banda Release

ESPAÇO INFANTIL

  • Grupo Uni Duni Tê (UDT)

SAMBA JUNINO - RUAS DO PELOURINHO

  • Leva Eu
  • Só Samba de Roda
  • Jovem Junino Sampelô
  • Samba Fogueirão
  • Arrastão Viola Paraguaçu
  • Curuzu City

TRIOS E QUARTETOS NORDESTINOS

  • Os Fi de Painho
  • Trio Três do Mesmo
  • Alê do Amparo
  • Soteroxote
  • Divino Forró
  • Tenilson Gonzaga
  • Luciano Sanfoneiro
  • Forró Trio Licuri
  • Zé 21 e Forró do Manda

FURGÃO ELÉTRICO - ITINERANTES

  • Banda Serra Norte
  • Jota Zô
  • Zeu Lobo e Alcatéia B
  • David Baião
  • Chavequeiros do Forró

PALCO MÓVEL - ITINERANTES

  • Oxeturá
  • Arame Liso
  • Forró Bom Todo
  • Boa Viagem
  • Forró Mangueados

ZUEIRA ELÉTRICA - ITINERANTES

  • Lhego Valentim
  • Matheus Chamma
  • Gilda Mel
  • Simpa
  • Rafa Lemos
Mastruz com Leite embala noite de São João com repertório clássico e forte público no Pelourinho
André Carvalho / BN

A banda Mastruz com Leite foi uma das atrações que movimentaram o São João da Bahia no Pelourinho nesta segunda-feira (22) e embalou a noite com uma apresentação marcada por repertório tradicional e forte presença de público no Largo do Pelourinho, em Salvador.

 


André Carvalho / BN

 

A banda subiu ao palco como uma das principais atrações da programação do dia, que contou com nomes como Falamansa e outros artistas distribuídos em diferentes espaços do Centro Histórico. Com 36 anos de carreira, o grupo apresentou canções consagradas que seguem presentes na memória do público e reforçam a identidade da banda dentro do forró nordestino.



André Carvalho / BN

 

Mais cedo, em entrevista ao Bahia Notícias, o vocalista Gilly Araújo destacou a responsabilidade de manter a essência do grupo e preservar os arranjos originais das músicas que consagraram a banda. Ele também ressaltou a ligação histórica do Mastruz com Leite com Salvador e afirmou que o objetivo da formação atual é seguir honrando o legado construído ao longo dos anos.

 


Arianne Ribeiro / Bahia Notícias

Forró Rasta Pé destaca papel na preservação da cultura nordestina durante o São João
Eduarda Pinto / Bahia Notícias

A banda Forró Rasta Pé reforçou a importância de manter viva a cultura nordestina por meio da música e destacou o compromisso de apresentar um repertório que dialogue com diferentes gerações. As declarações foram dadas ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (22), antes do show no Pelourinho, durante os festejos juninos de Salvador.

 

A vocalista Daniela Penna afirmou que um dos objetivos do grupo é valorizar as tradições do Nordeste e incentivar que crianças e jovens tenham contato com o repertório do forró. "A gente quer reforçar a beleza da nossa cultura nordestina. Não podemos abrir mão disso. Fazemos essa busca com muito cuidado para que o público mais novo e as crianças continuem acessando esse repertório da nossa cultura, que é tão bonita e fala da nossa realidade", disse.

 

Já o vocalista Lucas Argolo destacou a relação da banda com o Centro Histórico de Salvador e afirmou que o grupo se sente em casa ao voltar a se apresentar no Largo do Pelourinho durante o São João. "A gente toca aqui há muito tempo. Costumamos dizer que o Forró Rasta Pé é uma banda do Centro Histórico. Estamos muito felizes de voltar e fazer parte dessa festa", afirmou.

Gilly Araújo destaca responsabilidade de manter legado do Mastruz com Leite nos palcos
Eduarda Pinto / Bahia Notícias

O vocalista do Mastruz com Leite, Gilly Araújo, afirmou que assumir os vocais de uma das bandas mais tradicionais do forró exige o compromisso de preservar a identidade construída ao longo de mais de três décadas. A declaração foi dada ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (22), antes da apresentação do grupo no Pelourinho, durante os festejos juninos de Salvador.

 


Eduarda Pinto / Bahia Notícias

Segundo o cantor, a principal missão da formação atual é manter a essência que consagrou o Mastruz com Leite, respeitando os arranjos e interpretações que marcaram gerações de fãs. "É uma responsabilidade muito grande. A gente sempre procura manter a essência da banda, a mesma pegada e as músicas do jeito que foram gravadas. É isso que incentiva e alegra o fã", contou ao Bahia Notícias.

 

Durante a coletiva, Gilly também destacou a relação histórica do grupo com Salvador, e acumula 36 anos de carreira, mais de 40 CDs lançados e um repertório de sucessos que, segundo ele, continua presente na memória e nas festas do público.

 

ASSISTA:
 

"Fomentar o ano inteiro": Falamansa defende espaço do forró para além do São João
Reynaldo Félix / Ag. Fred Pontes / Sufotur

O vocalista do Falamansa, Tato, defendeu o fortalecimento do forró ao longo de todo o ano e afirmou que a preservação da cultura junina depende de investimentos permanentes, e não apenas durante o período de São João. A declaração foi dada nesta segunda-feira (22), em coletiva de imprensa antes do show da banda no Pelourinho, em Salvador.

 

André Carvalho / BN

 

Segundo o cantor, a presença de artistas de diferentes estilos nas festas juninas é natural, mas isso não deve reduzir o espaço dedicado ao forró. Para ele, o caminho é incentivar o gênero de forma contínua, garantindo que a tradição permaneça viva. "O movimento junino cresce cada vez mais e é importante que as cidades tenham atrações de outros estilos, mas a gente não pode deixar essa cultura morrer. Como faz isso? Fomentando o forró o ano inteiro, não só no mês de junho", afirmou.

 


André Carvalho / BN

 

Tato destacou que o Falamansa mantém sua identidade desde o início da carreira e que nunca buscou seguir tendências musicais. O artista disse que a banda está satisfeita com sua trajetória e que o mais importante é continuar levando a música nordestina ao público, independentemente do tamanho dos palcos.

 


André Carvalho / BN

 

O cantor também defendeu a convivência entre diferentes ritmos nas festas populares e comparou o debate ao Carnaval. "Nós temos um país plural e uma diversidade cultural que tem que coexistir. Ninguém imagina dizer que no Carnaval não pode tocar forró, então o importante é valorizar todos os estilos", declarou.

 

Ao citar iniciativas recentes, Tato elogiou o projeto "Dominguinho", de João Gomes, Jota.pê e Mestrinho, afirmando que ações como essa ajudam a ampliar o alcance do forró e a aproximar o gênero das novas gerações.

 

ASSISTA:

Pelourinho atinge lotação máxima pela segunda noite seguida durante show da Falamansa
Eduarda Pinto / Bahia Notícias

O Largo do Pelourinho voltou a atingir a lotação máxima na noite desta segunda-feira (22), durante a apresentação da banda Falamansa. Esta é a segunda noite consecutiva em que o principal palco do São João da Bahia alcança sua capacidade máxima de público.

 


André Carvalho / BN

 

A Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur) informou ao Bahia Notícias que os acessos ao Pelourinho precisaram ser fechados ainda na primeira metade da programação devido à grande concentração de pessoas no Centro Histórico.

 


???????André Carvalho / BN

 

Segundo o órgão, milhares de visitantes ocuparam as praças, largos e ruas da região, desde o Terreiro de Jesus até o Carmo. A programação da noite contou com atrações simultâneas em sete espaços, além de apresentações itinerantes. Além do show da Falamansa, a programação desta segunda-feira incluiu nomes como Mastruz com Leite.

 

CONFIRA:

Tato defende mensagem positiva do Falamansa em meio à popularidade da sofrência
André Carvalho / BN

O vocalista da banda Falamansa, Tato, afirmou que o grupo seguirá apostando em um repertório voltado para mensagens de alegria, amor e fé, mesmo diante da popularidade das músicas de sofrência. A declaração foi feita nesta segunda-feira (22), em resposta ao Bahia Notícias, durante coletiva de imprensa antes da apresentação da banda no Pelourinho, em Salvador.

 


André Carvalho / BN

 

Segundo o cantor, a proposta da banda permanece a mesma desde o início da carreira, há 27 anos. Ele destacou que os integrantes compartilham do mesmo propósito e atribuiu a longevidade do projeto ao apoio do público. "Mesmo que a música caminhe para outros lados, é sempre importante ter o contraponto. Talvez, quanto mais a música caminhe para o outro lado, mais necessário seja falar de coisas boas e ser um amparo na hora das dificuldades das pessoas", disse.

 


André Carvalho / BN

 

Tato também ressaltou que a combinação entre as mensagens positivas e o ritmo marcado por zabumba, triângulo e sanfona ajudou a consolidar a identidade do Falamansa ao longo dos anos. Para o artista, esse estilo continua encontrando espaço tanto para celebrar momentos de alegria quanto para oferecer conforto ao público.

 


André Carvalho / BN

 

ASSISTA:

SÃO JOÃO EM SALVADOR: Você sente falta do Parque ou é do time Pelourinho?
André Carvalho / Bahia Notícias

O São João da Bahia no Centro Histórico chega à sua quarta noite nesta segunda-feira (22) e com os largos do Centro Histórico lotados por baianos e turistas, o Bahia Notícias ouviu a avaliação do público sobre a edição deste ano.
 


André Carvalho / Bahia Notícias


Em pauta, os principais pontos observados pelos frequentadores é a falta de uma festa no Parque de Exposições, a acessibilidade e o fluxo de pessoas nas ruas históricas, além da aprovação da grade de atrações musicais.

 


André Carvalho / Bahia Notícias

 

CONFIRA:

VÍDEO: Canários do Reino defendem mistura de ritmos no forró e destacam raízes da vaquejada
Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

A banda Canários do Reino falou sobre o forró contemporâneo nesta segunda-feira (22), em coletiva antes do show no Pelourinho, durante as festas juninas de Salvador. Para a cantora da dupla, a mistura de ritmos é parte do trabalho, mas sem abrir mão das raízes.

 

"A gente mistura os ritmos. A gente não faz só o arrasto a pé e a vaquejada. A gente também toca o forró atual, um piseiro que a galera gosta. A gente procura manter a mistura dos ritmos sem perder a cultura", afirmou.

 

Ela também destacou o perfil do parceiro Cacará na dupla.

 

"O Cacará já estourou muitas músicas de vaquejada, é o vaqueiro nato, é o defensor da vaquejada. Tem uma voz de vaqueiro potente. Gosta de correr boi", disse.

 

Confira vídeo:

Falamansa, Mastruz com Leite e mais: Confira atrações que agitam São João da Bahia nesta segunda no Pelourinho
Foto: Icaro Soares

O São João segue acontecendo na capital baiana, ainda que a data do santo seja apenas no dia 24. Até a quarta-feira, o público poderá aproveitar diversas atrações no São João da Bahia, promovido pelo Governo do Estado, que em 2026 tem o Pelourinho como palco principal da festa.

 

Os shows tem início a partir das 17h30, de acordo com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), nos espaços Largo do Pelourinho, Praça Quincas Berro D'Água, Largo Tereza Batista, Praça Terreiro de Jesus, no espaço Sala de Reboco, na Praça Tieta e na Praça das Artes, e no Santo Antônio Além do Carmo.

 

Entre as atrações que agitam o público nesta segunda estão Falamansa, Mastruz com Leite, Pirilampo, Japinha Conde, Del Feliz, Arriba Saia, Lary, Saulo Braga, Trio Flor do Ipê e mais. Confira:

 

LARGO DO PELOURINHO

  • Canários do Reino
  • Kátia e Aduíllio
  • Falamansa
  • Mastruz com Leite

LARGO TEREZA BATISTA

  • Diego Henrique
  • Roby E Roger
  • Pirilampo
  • Maciel Valente
  • João Vaqueiro
  • Luciano Calazans

LARGO QUINCAS BERRO D'ÁGUA

  • Forró Dos Plays
  • Darlison Rodrigues
  • Aline Ataide
  • Flaviana Fernandes
  • Tio Mané
  • Cuscuz Com Leite
  • Gisele Café

PRAÇA DAS ARTES

  • André E Mauro
  • Júlio César
  • Japinha Conde
  • Chupando Halles
  • Forró Zanzibar
  • Eletricaz
  • Pedro Gabriel

TIETA

  • Fabricio Santos
  • Orquestra Sanfônica Da Bahia
  • Lys
  • Mara Magalhaes
  • Jm Puxado
  • Junior Marques
  • Lary
  • Junior Silva

TIETA - QUADRILHAS

  • Forró Do Luar
  • Quadrilha Mirim Germe Da Era
  • Forró Mandacaru
  • Dona Fé

CARMO

  • Arriba Saia
  • Del Feliz
  • Rafael Argolo
  • Ciel Rodrigues
  • Pirilampo

CORETO - TERREIRO DE JESUS

  • Arnaldinho Neto
  • Forró Casa Nova
  • Gui De Paula
  • Elvis Salgado
  • Saulo Braga
  • Gutto Cabaré
  • Tiago Simas

SALA DE REBOCO

  • Johnny Xamego
  • Arnaldo Farias
  • Allane Lopes
  • Di Calli
  • Banda Tia Justina
  • Cheiro De Milho
  • Odilani E Vitoria

ESPAÇO INFANTIL

  • Tio Paulinho

SAMBA JUNINO - RUAS DO PELOURINHO

  • Samba Lá
  • Samba Duro
  • Meu Samba

ITINERANTES - TERREIRO DE JESUS

  • Ednaldo Forrozeiro
  • Adson
  • Jerimum Com Mel
  • Michele Mattos
  • Victor Lopez E Forró Cassuntinga

TRIOS E QUARTETOS NORDESTINOS

  • Rony Rodrigues
  • Kelly Regina
  • Trio Flor do Ipê
Oito palcos e mais de 35 atrações: Confira programação deste sábado para o São João da Bahia em no Pelourinho
Foto: Governo da Bahia

O segundo dia de São João da Bahia em Salvador terá mais de 50 atrações agitando os nove palcos montados no Pelourinho, no Centro Histórico da capital baiana. O bairro, que se tornou o principal palco dos festejos em 2026, contará com shows a partir das 18h e grandes nomes do forró para embalar o público.

 

A festa acontece no Largo do Pelourinho, Praça Quincas Berro D'Água, Largo Tereza Batista, Praça Terreiro de Jesus, no espaço Sala de Reboco, na Praça Tieta e na Praça das Artes, e no Santo Antônio Além do Carmo. Confira as atrações que agitam a festa neste sábado (20):

 

LARGO DO PELOURINHO

  • Forró Anjo Azul
  • Filomena Bagaceira
  • Virgilio
  • Patrick Levi
  • Orquestra Sanfônica do Recôncavo

LARGO QUINCAS BERRO D'ÁGUA

  • Nonato Lima
  • Márcia Castro
  • Pea Casar
  • Banda Colher de Pau
  • Forró Seu Wilson
  • Muller Magno

PRAÇA TEREZA BATISTA

  • Banda Cactus
  • Cícero Dantas
  • Berguinho
  • Reynaldo Barbosa
  • Caciques do Nordeste
  • Banda Keridões do Forró
  • TK O Rei do Bar

LARGO DA TIETA

  • Caviar com Rapadura
  • Cangaia de Jegue
  • Meu Canarios
  • Gilmeândia
  • Breno Casagrande
  • As Donas do Bar
  • Pedro Libe

TERREIRO DE JESUS

  • Zelito Bezerra
  • Os Romeros
  • Ivan Rocha
  • Jorge do Forró
  • Priscila Miller
  • Zai
  • Kaline Rabelo

PRAÇA DAS ARTES

  • Banda Flor de Maracujá
  • Sarah Reis
  • Jorge Zarath
  • Melaço de Cana
  • Rogerinho
  • Forró 90 Graus
  • Banda Forrozão das Antigas

SAMBA JUNINO

  • Os Negões
  • Arrastão do Jura
  • Samba Tororó
  • Arrastão do Toti Gira

SALA DE REBOCO

  • Trio Anarriê
  • Paroano Sai Milhó
  • Trio Forrozão
  • Luisinho Vaqueiro
  • Forró Sandália de Couro
  • Átila Forreggae
  • Aline Araújo

CARMO

  • Banda Lua Cheia
  • Caciques do Nordeste
  • Lutte
  • Pra Forrguear
  • Voa Dois
  • Marcia Castro
São João toma conta do Centro Histórico de Salvador com programação cultural gratuita
Foto: Fred Pontes

O Centro Histórico de Salvador já vive o clima dos festejos juninos com uma extensa programação gratuita que movimenta ruas, largos e praças da região até o próximo dia 23 de junho. Entre a Rua Chile e o Largo Terreiro de Jesus, moradores e turistas encontram música, gastronomia típica e diversas manifestações culturais que celebram as tradições nordestinas.

 

Com bandeirolas, cenários temáticos e espaços decorados, a região central da cidade foi transformada em um grande arraial a céu aberto. A agenda reúne quadrilhas juninas, aulas de forró, apresentações artísticas e atividades voltadas para públicos de diferentes idades.

 

Um dos destaques da programação é a Rua Chile, que recebe cortejos juninos com mais de 150 artistas. As apresentações levam música, dança e elementos da cultura popular para um dos principais cartões-postais da capital baiana.

 

Para garantir o acesso do público aos festejos, a Prefeitura de Salvador montou uma operação especial de mobilidade, com reforço no transporte público durante o período junino.

 

As atividades seguem até a véspera de São João, com atrações distribuídas por diferentes pontos do Centro Histórico. A expectativa é de grande circulação de visitantes nos próximos dias, fortalecendo o turismo e impulsionando a economia local durante uma das épocas mais tradicionais do calendário cultural baiano.

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.

Acarajé com Camarão leva forró familiar ao São João do Pelourinho nesta sexta
Foto: Arianne Marins / Bahia Notícias

A banda Acarajé com Camarão é uma das atrações do São João do Pelourinho nesta sexta-feira (19). Com formação familiar e quase três décadas de estrada, o grupo promete animar o público baiano em clima de festa junina e Copa do Mundo.

 

Com repertório voltado para o forró dançante, a banda sobe ao palco após o jogo da Seleção Brasileira contra o Haiti, pela Copa do Mundo de 2026, com a proposta de colocar o público para dançar no Largo do Pelô.

 

"Nossa banda é uma banda familiar, temos irmãos, sobrinho, irmã de coração... Já temos uns 27 anos com um repertório bem dançante. Esse ano, Acarajé com Camarão veio com uma música nova, resgatando um dos primeiros forrós que a gente fez", declarou.

 

Para a apresentação, o grupo aposta na música “Enfeitado de Amor”, faixa que marca esse retorno às origens do repertório da banda. A ideia é fazer o público dançar agarradinho durante os festejos juninos no Centro Histórico de Salvador.

"O forró está entranhando nas nossas veias e pulsando no nosso coração. Para nós, fazer o fomento ao forró é uma satisfação", afirmou.

Baianos curtem pré-jogo e intervalo da Copa ao som de Olodum no Pelourinho; veja fotos
Foto: Waltemy Brandão / Bahia Notícias

Os festejos de São João no Largo do Pelourinho ganharam o incremento do confronto entre Seleção Brasileira e Haiti, na noite desta sexta-feira (19), em partida válida pela 2ª rodada do Grupo C. No confronto, o time brasileiro está ganhando pelo placar de 3 a 0, com gols de Matheus Cunha e Vini Jr.

 

Durante o intervalo, a banda Olodum comandou o show, agitando o público baiano mesmo debaixo de chuva. Confira fotos do momento abaixo:

 




Foto: Waltemy Brandão / Bahia Notícias

Léo Estakazero defende valorização do forró no São João: “Temos que ter muito cuidado”
Foto: Waltemy Brandão / Bahia Notícias

Em entrevista ao Bahia Notícias durante os festejos de São João no Pelourinho, o cantor Léo Estakazero falou sobre a valorização do forró nas festas juninas e defendeu maior atenção à preservação da essência cultural do período.

 

 

O artista, que vive seu 30º São João na carreira, afirmou que o crescimento dos festejos trouxe impactos positivos para o turismo e para a economia, mas também exige cuidado para que a festa não perca sua identidade.

 

"Sem dúvida alguma, o forró tem que prevalecer. Deveria prevalecer mais, né? Nós temos hoje um São João gigantesco, hiper dimensionado. Os palcos, as estruturas, elas são preparadas para artistas do sertanejo, do samba, do pagode... enfim. Esse é o meu 30º São João, e a festa cresceu muito... Eu pude acompanhar ao longo desses 30 anos esse crescimento, a explosão verdadeira dos festejos juninos e tudo que cresce demais, perde um pouco da essência, então é notório que a gente tem cidades com grades que parece mais um festival de música do que um São João. Então, temos que ter muito cuidado, porque isso prejudica o futuro, as novas gerações, que talvez não entendam o que significa o forró e o São João, que é uma festa da cultura nordestina", afirmou.

 

Léo também comentou a ausência de Flávio José nas festas juninas da Bahia neste ano. O cantor classificou a situação como triste e afirmou que a decisão do artista funciona como um protesto diante de um debate antigo sobre espaço para o forró nas grades de programação.

 

"Esse ano tivemos essa coisa muito triste, onde Flávio José não faz parte. É um protesto, um grito, há muitos anos ele já vinha insatisfeito com essa questão e esse ano ele resolveu tomar essa atitude drástica e abrir mão da Bahia. Tem que haver, para os próximos anos, um debate entre prefeitos e secretários de cultura para que a gente possa encontrar um lugar comum para que exista uma festa grande, que atraia o turismo, movimente a economia, sem prejudicar a cultura e a essência do São João, valorizando mais o forró", finalizou.

Léo Estakazero revela projeto com nomes do reggae baiano como Edson Gomes e Adão Negro
Foto: Waltemy Brandão / Bahia Notícias

O cantor Léo Estakazero revelou nesta sexta-feira (19), antes de seu show de São João no Pelourinho, um projeto que pretende colocar em prática ainda este ano: gravações com cantores do reggae baiano, como Edson Gomes e Adão Negro.

 

"Eu tenho um projeto de muitos anos de fazer gravações do reggae da Bahia, Edson Gomes, Adão Negro, e esse ano vou colocar em prática. Os feats são maravilhosos", revelou o artista, antes de subir ao palco principal do Pelourinho.

 

Em entrevista, Léo também elogiou o movimento de parcerias entre artistas de diferentes ritmos durante o São João, unindo forró, samba, piseiro e MPB. 

 

"Os feats renovaram. Um dia legal pra música. Um artista do piseiro gravando com um do MPB, do samba gravando com um do forró, acho isso legal", disse.

Mais de 30 atrações: Confira programação desta sexta-feira para o São João da Bahia no Pelourinho, Paripe e em Itapuã
Foto: Governo da Bahia

Já é São João em Salvador, e a capital baiana entrará no clima do interior com o início da programação do São João da Bahia, promovido pelo Governo do Estado, em nove pontos da cidade.

 

Para esta sexta-feira (19), a festa coincide com o segundo jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, então, além do arrasta-pé, o público poderá acompanhar a transmissão do confronto contra o Haiti com telões no Pelourinho e em Paripe.

 

No principal palco da festa em 2026, o Pelourinho, ao todo, serão oito palcos e mais de 20 atrações agitando o São João da Bahia. No Largo do Pelourinho, a festa começa a partir das 18h30 e a grade conta com shows de:

 

  • Mestrinho
  • Ruan Vaqueirinho
  • Léo Estakazero
  • Acarajé com Camarão
  • *Transmissão do jogo do Brasil com Torcida Olodum

 

A festa segue na Praça Quincas Berro D'água a partir das 17h30 com shows de: França, Seu Maxixe, Sebasthian Monteiro, Forró da Ilha, Forrozão Knário do Brasil, Menina Faceira e Ruan Ralf.

 

No palco montado no Largo Tereza Batista, também a partir das 17h30, a festa será comandada por: Patrick Levi, Duguinho do Acordeon, Herico Oliver, Ú Tal do Xote, Arriba Saia, Zé Paulo e Léo Fera Forrozão.

 

O quarto palco do Pelourinho será na Praça Terreiro de Jesus. A partir das 17h30, o público poderá conferir shows de: Filé de Camarão, Tais Nader, Flor de Milho, Giba, Nadja Meireles, Banda Zuerões do Forró, Haylian dos Teclados.

 

A festa continua no palco Sala do Reboco com shows de: Zelito Bezerra, Geroba, Jefinho Dias, Wil Carvalho, Dheya Lessa, Tio Barnabé e Bela Sampaio. Já na Praça das Artes, quem agita o público é: Jô Miranda, Asas do Brasil, Cacau com Leite, Trio Nordestino, Guilherme Vaqueiro, João Paulo Expresso e Nonô Curvêllo.

 

Na Praça Tieta, quem agita a festa é Berguinho, Filomena Bagaceira, Karolzinha Sanfoneira, Larissa Marques, Caninana, Asas do Brasil e Tayná Agazzi. O último palco do Pelourinho, no Carmo, terá o início dos shows a partir das 18h, com apresentações de Rafa Lemos, Tome Xote, Nonato Lima, Duguinho e Herico Oliver.

 

Quem quiser curtir o São João fora do Centro Histórico, poderá aproveitar a festa em Paripe, com shows de Saul Jones, Forró Didaendoiro, Adelmário Coelho, Filomena Bagaceira, Forró 100 Nome. No espaço contará também com a transmissão do jogo do Brasil.

 

O segundo palco é no Mercado de Paripe a partir das 12h, com shows de Brilho de Ouro, Forró Pé de Barro, Genny Dantas, Otavio Mateus, Raffa Lima e Thomas Vianna.

 

Em Itapuã a festa tem início a partir das 18h, com shows de Marcos Nery, Chaveirinho do Arrocha, Os Federais, Willian Sean e Bruninho.

VÍDEO: No Pelourinho, Varanda de Michael Jackson ganha novo totem
Foto: Reprodução Instagram/ @binhogomesdasilva

O famoso totem do cantor Michael Jackson na varanda onde ele gravou cenas de "They Don't Care About Us" no Pelourinho em 1996 ganhou um substituto.

 

 

Essa renovação foi proposta pelo influenciador digital Binho Gomes da Silva, que, depois de perceber o desgaste causado pelo tempo, decidiu agir. A antiga estrutura estava danificada em decorrência da constante exposição ao sol e à chuva. A substituição é feita de acrílico com a intenção de oferecer mais resistência e possui 1,80 de altura, sendo desenvolvida a partir de uma restauração da imagem original, sendo instalada no último dia 9 de junho.

 

"Meu muito obrigado a todos que apoiaram, incentivaram e demonstraram carinho por essa iniciativa. Ver esse espaço renovado é uma forma de preservar a memória, a cultura, o turismo e a história que fazem parte de Salvador", afirmou Binho. O influenciador ressaltou a importância de não deixar para amanhã aquilo que pode fazer hoje, afirmando que foi exatamente isso que ele fez.

 

A iniciativa busca também preservar um dos símbolos mais emblemáticos ligados à passagem de Michael Jackson por Salvador, além de fortalecer a experiência dos turistas, considerando que é um ponto bastante procurado por quem visita a cidade.

 

Michael Jackson veio a Salvador em fevereiro de 1996 para a gravação do videoclipe de "They Don't Care About Us", dirigido por Spike Lee. Desde então, a varanda onde o artista apareceu se tornou um dos lugares mais procurados pelos fãs que passam pelo Centro Histórico.

Exposição no Pelourinho celebra fé popular e santos juninos com entrada gratuita
Fotos: Divulgação

A exposição coletiva "Oratórios - A fé que reza” será aberta ao público nesta quarta-feira (10), no Pelourinho, em Salvador. A mostra reúne obras inspiradas na devoção popular aos santos juninos e poderá ser visitada gratuitamente até o dia 4 de julho no Espaço Uno.

 

Com curadoria de Mário Edson, a exposição propõe uma reflexão sobre a espiritualidade popular brasileira a partir das figuras de Santo Antônio, São João e São Pedro, presentes nas tradições e celebrações do período junino.

 

Segundo o curador, a proposta é transformar o oratório em um espaço de criação artística e devoção, reunindo trabalhos que dialogam com símbolos, rituais e manifestações ligadas à fé popular, como promessas, simpatias, cantorias e festejos tradicionais.

 

A mostra reúne obras em diferentes linguagens, incluindo pintura, aquarela, fotografia, desenho, miniaturas, assemblage e intervenções em imagens sacras. Os trabalhos abordam temas associados aos santos homenageados, como os pedidos amorosos dirigidos a Santo Antônio, as celebrações ligadas a São João e a proteção atribuída a São Pedro.

 

Participam da exposição os artistas Ana Kruschewsky, Cláudio das Virgens, Daniel Luz, Dorge Stuart, Jacy Gordinho, Jana Dourado, Juli Gomes, Leo Furtado, Mário Edson, Neko, Pablo Araújo, Patrícia Dieder Dalmas, Rejane Alice, Silvana Lima, Suy Andrade, Valdeli Costa, Wagner Lacerda e Yara Guedes.

 

A exposição integra a programação do Arraiá da Prefs e é realizada pela Associação Centro Histórico Empreendedor (Ache) e Sole Produções, com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Saltur.

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.

 

São João da Bahia tem shows de Alceu Valença, Dorgival Dantas e Falamansa confirmados; saiba mais
Foto: Fábio Feijão/ GOVBA

O São João da Bahia em Salvador terá grandes nomes da cena junina em shows gratuitos para a população. O Governo do Estado anunciou na segunda-feira (1), que a festa contará com apresentações de Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Dorgival Dantas, Mestrinho, Falamansa, Limão com Mel, Del Feliz e Mastruz com Leite.

 

Outros grandes nomes serão anunciados pelo Estado ao longo da semana. Para este ano, sem festa no Parque de Exposições, a celebração será dividida entre os palcos do Pelourinho, Largo do Carmo, Santo Antônio Além do Carmo, Paripe, Periperi, Liberdade, Nordeste de Amaralina e Itapuã.

 

'De acordo com o Governo, a ideia é levar grandes atrações para mais perto do público e fazer com que os baianos possam participar da festa perto de casa, reduzindo deslocamentos e ampliando a circulação de renda nos próprios territórios.

 

Em 2026, a festa chegará a mais de 280 municípios, nos 27 Territórios de Identidade durante as celebrações de Santo Antônio, São João e São Pedro. A ampliação dos pólos de festa fortalece as tradições populares e impulsiona a economia local, fomentando diversos setores como turismo, comércio, alimentação, hospedagem.

 

De acordo com o superintendente da Sufotur, Gustavo Stelitano, o objetivo é preservar a essência popular do São João e ampliar seus benefícios econômicos. “Estamos fortalecendo os festejos comunitários, levando a festa para mais perto das pessoas e estimulando a circulação de renda nas localidades. Isso beneficia diretamente ambulantes, pequenos comerciantes, bares, restaurantes e prestadores de serviço”, destacou.

Homem investigado por extorsão contra turistas é preso no Pelourinho
Foto: Divulgação / PCBA

Uma ação integrada entre a Polícia Civil da Bahia e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) prendeu, na quarta-feira (27), um homem investigado pela prática do crime de extorsão contra turistas no Centro Histórico de Salvador. O suspeito, de 32 anos, foi localizado no Pelourinho.

 

A ação policial foi realizada por equipes da Delegacia de Proteção ao Turista (DELTUR), unidade vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), e da Coordenação de Inteligência do DPT. A prisão ocorreu no âmbito de investigações que apuram a atuação do suspeito na abordagem coercitiva de turistas, mediante imposição de supostas práticas religiosas e posterior exigência de pagamentos sob ameaça e intimidação.

 

De acordo com os elementos colhidos durante a apuração, uma das vítimas relatou ter sido agarrada à força enquanto transitava pela região do Pelourinho. Ainda segundo o depoimento, mesmo após recusar a abordagem, a vítima teria sido cercada e constrangida pelos investigados, sendo compelida a realizar dois pagamentos por meio de transferência via Pix.

 

Ainda neste ano, em 1º de abril de 2026, já havia sido cumprido mandado de prisão preventiva em desfavor da companheira do investigado, apontada como participante das abordagens, utilizando vestimentas características de liderança religiosa durante a execução das supostas práticas.

 

O suspeito foi encaminhado para uma unidade policial, onde o mandado de prisão preventiva foi cumprido. Ele segue custodiado à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil, por meio da DELTUR, tem intensificado ações de repressão a práticas ilícitas que exponham turistas a situações de risco e comprometam a imagem turística da capital baiana.

Com mais de 10 dias de festa, Prefeitura lança programação do Arraiá da Prefs 2026 no Centro Histórico
Crédito: Adam Vidal / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador anunciou nesta quinta-feira (14), mais uma edição do ‘Arraiá da Prefs’, projeto iniciado em 2025, que em 2026 contará com mais de 10 dias de festa.

 

Para este ano, o Centro Histórico de Salvador repete a dose como palco principal da festa, que acontecerá do dia 4 ao dia 23 de junho. A ideia é reforçar a cultura interiorana na capital, dando ao público soteropolitano a oportunidade de viver o São João tradicional.

 

Desta forma, entre os dias 4 e 23 de junho, a Rua Chile e a Praça Municipal serão transformadas em um cenário vibrante que une a tradição do São João ao toque contemporâneo, com cortejos temáticos, palcos, trios de forró, quadrilhas e outras atrações. 

 

A festa desse ano também seguirá o modelo de patrocínio de marcas, assim como em outros eventos na capital. Na celebração junina, a Prefeitura anunciou o apoio da Brahma, Skol Beats, Esportes da Sorte, 99 Pop e O Boticário. Durante o evento de lançamento, o prefeito Bruno Reis destacou que a escolha de estender a festa, que ocorreu no ano passado como um evento de pré-São João, ocorreu pois "a capital não poderia ficar de fora" dos festejos juninos. 

 


Foto: Bianca Andrade / Bahia Notícias 

 

"Quem é do interior, como eu, sabe a expectativa que todo mundo fica com a chegada do São João. Sabe a importância do São João para a nossa tradição, para a nossa cultura, para a valorização do povo nordestino. E a capital não poderia ficar de fora disso, até porque o Brasil, a Bahia nasceu aqui em Salvador. E é daqui que a gente radia para os quatro cantos do nosso Estado e do nosso país.b Todos os principais movimentos culturais que aconteceram", afirma o prefeito.

 

Com 12 dias de programação gratuita, o evento oferece uma experiência multidisciplinar completa. Entre as atrações que agitam a festa estão Pedro Pondé, Forro da Gota e mais. Segundo gestor muncipal, "nós não estamos falando aqui de festa, nós estamos falando de uma programação cultural". 

 

"É uma programação que a gente já se preocupou, no mínimo, dos detalhes, com tudo. Mas, principalmente, em valorizar ainda mais esta área da cidade e atrair mais visitantes para o centro histórico. É um São João voltado para as famílias", completa. 

 

ATRAÇÕES CONFIRMADAS: 

  • Lívia Mattos
  • Menina Faceira
  • Forreguear
  • Igor Serravale
  • Forro Do Peu (Pedro Ponde)
  • Forró Da Gota
  • Michel Firmo
  • Fua
  • Flor De Imbuia
  • Oficina De Sons
  • Eline Martins
  • Bruna Caram
"Nós estamos observando a valorização dos artistas baianos", afirma Bacelar sobre São João da Bahia em 2026
Foto: Bahia Notícias

Com uma nova proposta para 2026, o São João da Bahia terá como foco, além das raízes dos festejos juninos, a prioridade nos artistas da terra.

 

Em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, na Antena 1, o secretário do Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, afirmou que o foco para este ano é de valorizar estrelas da casa, dando espaço para quem faz forró de verdade.

 

"Nós estamos observando é a valorização dos aritstas baianos, dos que tocam forró. O forró pé-de-serra, a zambumba, o triângulo e a sanfona. Que é a orientação do governador".

 

Segundo o gestor da pasta, a festa, que acontecerá no Pelourinho e nos bairros, com uma programação de 6 dias, conta com mais de 200 atrações contratadas.

 

"São 250 contratações para seis dias de festa. São mais de 60 atrações por dia, é um volume muito grande, então, o festejo se arrasta por um longo período. Nossa grade tem que casar com a agenda do artista".

 

Bacelar ainda reforça a importância do investimento público no São João, indicando como a festa consegue converter o valor em movimentação econômica para o estado, levando turistas para mais de 300 municípios da Bahia.

 

"Os festejos juninos significam injeção de recursos na economia da Bahia. No ano passado nós recebemos aqui na Bahia mais de 1.800.000 turistas, a nossa expectativa esse ano é de que muito mais turistas venham para a Bahia viver essa experiência única que nós baianos sabemos proporcionar no São João."

São João da Bahia deixa Parque de Exposições e terá foco no Pelourinho e em bairros em 2026; saiba mais
Foto: Divulgação

O São João da Bahia, promovido pelo Governo do Estado, mudou o rumo em 2026. Diferente dos anos anteriores, quando a festa acontecia em dois grandes polos da capital baiana, para este ano, a decisão da gestão estadual foi de fazer a festa apenas no Pelourinho, excluindo o Parque de Exposições, e espalhando os festejos pelos bairros.

 

A informação começou a ser apurada pelo Bahia Notícias no início da semana e foi confirmada nesta quinta (7).



Em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, na Antena 1, o secretário do Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, falou sobre a proposta do Governo para o São João e não citou o Parque como uma possibilidade.

 

De acordo com o gestor da pasta, a ideia para este ano é reforçar a tradição do São João, com uma festa voltada mais para a família. O São João da Bahia terá 6 dias de duração, com shows espalhados pelos bairros, além do palco pricipal no Pelourinho.

 

Entre os bairros que irão receber a festa estão: Paripe, Periperi, Itapuã, Liberdade, Mussurunga, Cajazeiras, Nordeste e Boca do Rio. 



"Este ano vamos reforçar os festejos do Pelourinho, onde se faz um festejo mais tradicional, ligado à raiz, onde as famílias vão para poder viverem a experiência do São João. Vamos fazer durante 6 dias no Pelourinho, festejos bastante fortes, e vamos distribuir a festa, levar para mais próximo da população, nos bairros. Vamos fazer festejos em Paripe, em Periperi, Itapuã, na Liberdade, Cajazeiras, Nordeste de Amaralina, vamos estar mais próximo da população."

 

Outro plano do Governo para 2026 é reforçar o Samba Junino. Considerado como patrimônio cultural de Salvador desde 2018, o Samba Junino é tema de pesquisas acadêmicas na Universidade Federal da Bahia (Ufba), e em 2025, ganhou a primeira escola voltada para a arte.
 


"Salvador tem uma especificidade chamada o Samba Junino. O Governo do Estado também vai apoiar para que a gente esteja mais próximo da população", afirmou Bacelar.

Protesto em Salvador usa jumento inflável para exigir fim do abate no Brasil
Foto ilustrativa

A capital baiana recebe, entre os dias 4 e 7 de maio, uma mobilização pública pedindo a aprovação de uma legislação federal para proibir definitivamente o abate de jumentos no país, prevista no Projeto de Lei (PL) 2387/2022. O ator prevê a exibição de um jumento inflável de 3 metros de altura será instalado em dois pontos da cidade: no Pelourinho, nos entre os dias 4 e 5 de maio, e na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nos dias 6 e 7. 

 

No Pelourinho, o inflável ficará exposto das 11h às 14h com objetivo de chamar a atenção de moradores e turistas sobre o risco de extinção dos jumentos na região nordeste. Haverá apresentação de repentistas, cantando esse tema, e distribuição de um material educativo para os interessados.

 

A reta final da mobilização ainda conta com o IV Workshop Internacional: Jumentos do Brasil, que deve reunir especialistas, representantes do poder público e organizações da sociedade civil na AL-BA para discutir o futuro da espécie no país.

 

LEIA TAMBÉM: 

 

PROTEÇÃO ANIMAL
Dados divulgados por pesquisadores em 2025, com base em informações da FAO, IBGE e Agrostat, indicam que o Brasil perdeu 94% de sua população de jumentos entre 1996 e 2024. Isso significa que, de cada 100 animais existentes na década de 90, restam apenas 6 hoje – cenário associado, principalmente, ao abate do animal para a retirada da sua pele que será exportada para a China. 

 

Na cultura chinesa, o colágeno dos jumentosé utilizado para fabricar uma substância chamada ejiao,considerado um elixir anti-envelhecimento, cuja eficácia nunca foi comprovada cientificamente. Segundo a organização não governamental The Donkey Sanctuary, só nesse país, a demanda anual por peles de jumentos é de cerca de 5,9 milhões de unidades, podendo chegar a 6,8 milhões até 2027. 

 

O tema ganha urgência diante de alertas de cientistas brasileiros que, no último workshop internacional, em maio de 2025, decretaram o estado de emergência da espécie, com risco de extinção até 2030, frente à redução acelerada de sua população.

 

Segundo a Carta Aberta assinada por 12 especialistas em medicina veterinária e agroeconomia, o descarte inadequado de jumentos mortos, especialmente em áreas com alta prevalência de de uma doença chamada “mormo” (como no Nordeste brasileiro), representa um risco grave à saúde animal e pública, já que se trata de uma zoonose letal. A bactéria Burkholderia mallei pode sobreviver na carcaça e disseminar o mormo contaminando o ambiente, a água e os alimentos de humanos.

 

PROJETO DE LEI
No dia 13 de abril, a Justiça Federal determinou a suspensão do abate. A decisão, no entanto, cabe recurso em segunda instância e não garante a proteção da espécie. Desde então, ONGs de proteção ao direito animal vêm lutando contra o abate, com ações Justiça e pressão no Congresso Nacional, para votar o PL 2387/2022, atualmente parado
na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. 

 

O projeto em questão em tramitação na Câmara desde 2022, mas nunca foi levado à pauta para a votação do fim definitivo do abate de jumentos em todo o território nacional.

Olodum celebra 47 anos com show lotado no Pelourinho
Foto: Reprodução/Instagram olodum_oficial

O Olodum realizou um show neste domingo (26), no bairro do Pelourinho, em Salvador, em comemoração aos 47 anos de história do grupo. A apresentação começou às 15h e lotou o Largo do Pelourinho.

 

No Instagram, a banda publicou uma mensagem de agradecimento aos fãs: “Que aniversário foi esse?! Muita música, energia lá em cima e um público que fez tudo ser ainda mais especial. O aniversário do Olodum foi pura vibração, encontro e axé do início ao fim”.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por BN Hall (@bnhall_)

“Nosso muito obrigado a cada pessoa que esteve presente, que cantou, dançou, se emocionou e viveu esse momento com a gente”, acrescentou.

 

O cantor Narcizinho Santos aproveitou a ocasião para se despedir dos vocais do Olodum pela segunda vez. Decidido a investir na carreira solo, o artista, responsável por um dos principais sucessos recentes do grupo, o hit “Várias Queixas”, compartilhou um texto com os fãs explicando a decisão.

 

Segundo Narcizinho, o momento agora é de foco total no projeto “NZ Narcizinho”. O cantor não deu detalhes sobre a estreia, mas afirmou que pretende apresentar um trabalho com identidade própria e propósito.

 

O Olodum, fundado em 25 de abril de 1979, no Pelourinho, é um dos mais importantes blocos afro do Brasil e criador do ritmo samba-reggae. Surgiu como alternativa de lazer para moradores locais e se consolidou como uma organização de resistência cultural e combate ao racismo, chegando aos 47 anos, em 2026, com reconhecimento internacional.

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.

Olodum anuncia saída de Narcizinho dos vocais da banda: "Respeitando a decisão do artista"
Foto: Bianca Andrade/ Bahia Notícias

O Olodum anunciou neste domingo (26), um dia após o aniversário de 47 anos da banda, a saída de Narcizinho Santos dos vocais do grupo.

 

A notícia pegou o público de surpresa. De acordo com o comunicado oficial divulgado pela banda, a decisão foi estabelecida em comum acordo entre a diretoria da instituição e o mesmo, respeitando a decisão do artista.

 

Segundo o Olodum, Narcizinho tenta, mais uma vez, se dedicar aos projetos pessoais, como aconteceu na última vez que o cantor deixou a banda.

 

"Expressamos nosso profundo agradecimento pelo talento e pela dedicação de Narcizinho durante o tempo em que compartilhamos os palcos e desejamos muito sucesso em seus novos caminhos."

 

O músico, responsável por um dos maiores sucessos da banda nos últimos 15 anos, 'Várias Queixas', se despede dos vocais do Olodum neste domingo, no show gratuito promovido pela banda no Pelourinho para celebrar os 47 anos de história.

 

Narcizinho, que tinha retornado ao grupo em 2024 após um período fora para se dedicar a carreira gospel, se declarou ao grupo em janeiro deste ano durante uma entrevista ao Bahia Notícias.

 

Na ocasião, o artsita relembrou a trajetória com o Olodum e afirmou que o grupo foi responsável por o tornar quem ele é: "O Olodum é uma escola. Não é só cantar, não é só tocar, mas ensina a pessoa a ser cidadão, respeitar as pessoas, respeitar as mulheres. É esse o Olodum que nós gostamos, esse é o Olodum que traz para o cidadão, para nós, a verdade, para o mundo".

Integrantes do Olodum relembram passagem de Michael Jackson por Salvador: "Ele veio e se tornou um de nós"
Foto: Facebook/ Olodum

Trinta anos se passaram e os olhos da tenente-coronel Claudia Mara ainda marejam ao falar sobre o dia 9 de fevereiro de 1996, data em que Michael Jackson fez do Pelourinho um dos cenários do clipe de "They Don't Care About Us", considerado um dos maiores sucessos da carreira do Rei do Pop. Ao menos, para quem vive no Brasil e viu o país se transformar diante da produção de Spike Lee.

 

"Emociona muito fazer parte da história, estar aqui no momento em que Michael Jackson estava fazendo a filmagem", relembra a tenente-coronel com lágrimas nos olhos.

 

Ao Bahia Notícias, Claudia contou que foi acionada para fazer o policiamento da operação junto à sua turma de aspirantes. A baiana foi uma das poucas que tiveram os olhares de Michael voltados para ela, em um momento que até hoje é lembrado pelo público.

 

"Na ocasião, foi solicitado policiamento e quem veio fazer o patrulhamento de toda a área foi a minha turma, aspirantes de 96. Nós fizemos e, para a gente, foi muito emocionante estar diante de um astro — um astro que a gente só podia admirar, viver e curtir; só podia mexer os olhos. Então, assim, é inexplicável, sabe? Inexplicável. Emocionante. E ficam na nossa memória esses momentos vividos, essas ocasiões, porque marcaram a gente até hoje. Mesmo se passando 30 anos, até hoje parece que foi ontem que a gente viveu tudo aquilo."

 

Com a regra explícita de não interagir com o astro, Claudia e seus colegas ficaram imóveis, mas nada preparou a turma para a interação do artista com a equipe.

 

"Ele interagiu, ele tirou o cassetete de um dos colegas nossos, ele chegava, tocava no ombro de outro, mas a gente não podia fazer nada, só admirar. Naquele dia, a gente viu Michael Jackson se divertindo; naquele dia, Michael Jackson tocou na gente; naquele dia, a gente olhou para Michael Jackson e viu: 'gente, como ele é ao vivo e a cores'."

 

 

Para Bira, que se tornou Bira Jackson após a participação na produção, o clipe mudou a sua vida. O artista, que teve a vida transformada pela música através do Olodum, conta que, até hoje, os segundos ao lado de Michael em 1996 rendem bons frutos. Com o lançamento da cinebiografia "Michael", o músico se tornou estrela mais uma vez.

 

“É muito gratificante. Depois de trinta anos, e agora que veio o filme, fortaleceu mais ainda o nome Bira Jackson. O reconhecimento das pessoas na rua, falando, chamando... Agora eu estou tirando mais fotos, ficando um pouco mais famoso, mas é isso. O fruto é de levar amor através desse videoclipe. Isso me trouxe muita segurança, me trouxe muita paz, fez com que eu crescesse um pouco mais — não só financeiramente, mas fisicamente e mentalmente. Isso me ajudou bastante. Eu sou muito feliz e muito grato por tudo que está acontecendo até o dia de hoje na minha vida.”

 

Bira, que chegou ao Olodum ainda criança, encantado pelos batuques do tambor, afirmou que os 4 minutos e 42 segundos de clipe conseguiram impactar pessoas em Salvador e fora dela, que buscaram o Olodum para aprender a percussão e a história que movimentou MJ.

 

 

"Os jovens se interessaram bastante [no Olodum] depois desse clipe, de me ver levantando o tambor, pulando, saltitando, dançando com um sorriso. Então isso influencia. Influenciou muito jovem a vir procurar o Olodum, fez pais trazerem jovens para a Escola Criativa Olodum, para ingressarem na escola e poderem tocar. Isso é muito importante, foi muito importante e está sendo importante até hoje. Então é gratidão eterna. Que esse jovem que se inspira em mim guarde isso com muito amor e possa levar adiante, como estou fazendo, levando a batida do Olodum adiante."

 

Em entrevista à jornalista Carol Prado, colunista do Estadão, Jorginho Rodrigues, atual presidente do Olodum, revelou que o grupo chegou a Michael através de um desejo da banda. Segundo Jorge, após a participação do grupo na apresentação icônica de Paul Simon no Central Park, em 1991, o destino da banda foi determinado através dos dirigentes, que bateram o pé, firmes de que deveriam conhecer Spike Lee em uma tentativa de plantar uma semente.

 

Pois é, semeou. A força única do Olodum fez com que Lee se lembrasse do grupo para protagonizar, ao lado do maior nome do pop, o clipe de "They Don't Care About Us", faixa que leva para o público um debate importante sobre pautas raciais e desigualdade, assunto sempre tratado pelo Olodum em suas canções.

 

De acordo com João Jorge, presidente da Fundação Cultural Palmares e ex-presidente do Olodum, o impacto da banda no clipe foi tanto que o Olodum é lembrado por pessoas de fora do Brasil durante a exibição da cinebiografia de Michael ao redor do mundo. Uma forma de homenagear a estrela norte-americana é justamente lembrando da banda baiana.

 

"Neste momento, há o renascimento da imagem de Michael Jackson [com o filme]. E, para surpresa nossa, em todos os lugares em que o filme está passando, alguém vai com a camisa do Olodum para assistir. Na Suíça, no Benin...", afirma João Jorge.

 

 

O ex-presidente do Olodum relembrou o momento em que tentou convencer Spike Lee a conhecer Salvador antes da ideia do clipe de Michael. Para João Jorge, a ideia de apresentar a cidade como um lugar diferenciado, que exala cultura, é a melhor forma de convencer alguém a mergulhar na primeira capital do Brasil.

 

"Michael Jackson veio aqui não porque conhecesse qualquer um de nós. Nós que conhecemos Spike Lee. Até chamá-lo, ele dizia: 'Eu não vou à Bahia não, fazer o que na Bahia? Por que eu vou à Bahia? Aqui no Brooklyn tem negro para caramba, no Harlem', mas eu disse: 'Rapaz, nós temos uma história diferenciada, nós temos tambores, temos a capoeira, temos as mulheres mais elegantes do país. Temos Lazinho...'", relembrou em coletiva.

 

Jorginho, que, como lembrado pelo pai, também esteve no clipe com um tênis vermelho e uma bermuda maior que ele, guarda com carinho a lembrança do dia 9 de fevereiro. Para o atual presidente executivo do Olodum, o mais especial da gravação foi a forma como Michael Jackson não esteve ali apenas como uma estrela e seus "figurantes", mas como o artista fez questão de se tornar o 201º integrante do Olodum naquela data.

 

 

“Eu participei junto com outros 200 percussionistas. Todos nós fomos muito agraciados com esse momento, porque todo mundo era fã, é fã de Michael Jackson, e o filme traz isso de volta. Trinta anos depois, essa imagem dele no Brasil com o Olodum, na Bahia, no Pelourinho, o universo de percussionistas... e também no Rio de Janeiro. Mas marcou muito a forma como ele veio e se tornou um de nós, com camisetas do Olodum, tomando o sol da Bahia em pleno mês de fevereiro e muito à vontade com isso que eu acabei de falar: a força da percussão que entranha no corpo, que te consome e leva para um lugar mágico. O samba-reggae de Neguinho do Samba, criado e muito bem executado em uma das versões mais incríveis da música mundial."

 

"MICHAEL, MICHAEL... ELES NÃO LIGAM PRA GENTE"
Em "They Don't Care About Us", não é apenas o batuque do Olodum que conecta Michael ao grupo baiano. O artista, que é compositor da faixa, se aproxima de um discurso apresentado pela banda desde o seu surgimento: contar e cantar a história.

 

A voz de Angélica Vieira, produtora do Manhattan Connection, no início da versão brasileira de "They Don't Care About Us", quase em forma de protesto, consegue conversar com "Protesto Olodum", por exemplo, canção composta por Tatau, vencedora do Femadum em 1988 na categoria poesia, que através da música denunciava o abandono do Pelourinho.

 

Para Jorginho, é neste momento que Michael consegue se fazer parte da história do Olodum, ao se aproximar de um discurso que a banda leva até hoje para as ruas, aos 47 anos de existência.

 

"'They Don't Care About Us' é um reflexo da história do Olodum contada do Pelourinho para o mundo, com um grande nome da música e dessa transformação. A gente fica muito feliz de, 30 anos depois, estar revivendo essa história de novo, porque é muito emocionante e gratificante tudo isso.”

 

 

Trinta anos depois, as trajetórias do Olodum e de Michael Jackson voltam a se cruzar. Mas, desta vez, para lembrar que o Olodum não parou ali. Além de encantar o astro pop, a banda baiana deixou sua marca no mundo e segue como referência para artistas internacionais pela sua forma única de fazer e apresentar música.

 

“A nossa música é contagiante, inspiradora e também desperta pesquisa e curiosidade nas pessoas. Então, temos a facilidade de ser um grupo de samba-reggae; muitos nomes do reggae e da música pop internacional se conectam ao Olodum por conta dessa batida, que cabe em qualquer estilo. Somos muitas vezes procurados por esse interesse em saber que batida é essa, como essa gente consegue tocar esse estilo musical tão maravilhoso. Isso, além de criar ritmos, também tem uma mensagem social muito forte."

Com João Gomes, Mestrinho e Jota.pê, volume 2 do projeto Dominguinho é gravado no Centro Histórico de Salvador
Foto: Reprodução/Instagram/João Gomes

O Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, foi escolhido como cenário para a gravação do volume 2 do projeto musical Dominguinho. A nova etapa da produção reúne mas uma vez os artistas João Gomes, Mestrinho e Jota.pê, que desembarcaram em Salvador na última quarta-feira (11) para iniciar os registros audiovisuais.

 

Em uma das cenas compartilhadas pelos artistas, é possível ver o trio em frente à Igreja e Convento de São Francisco, indicando parte do cenário que estará no material final.

 

Ao BN Hall, o diretor Chico Kertész (@chicok), que esteve à frente do primeiro volume do projeto lançado em 2025, confirmou a informação. A gravação, realizada pela produtora Macaco Gordo (@macacogordo), ainda não tem data de lançamento.

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.

Myriam Fraga será homenageada na 10ª edição da Flipelô
Foto: Acervo Fundação Casa de Jorge Amado

A poetisa Myriam Fraga (1937-2016) será a homenageada da 10ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que será realizada de 5 a 9 de agosto de 2026, no Pelourinho, em Salvador. As artes visuais do evento terão como referência ilustrações de Calasans Neto, utilizadas em obras da escritora desde o livro “Marinhas”, publicado em 1964.

 

Myriam idealizou a festa literária e dirigiu a Fundação Casa de Jorge Amado entre 1986 e 2016. Segundo a presidente da fundação, Angela Fraga, a proposta surgiu após a participação da escritora na Festa Literária Internacional de Paraty, em 2006, quando Jorge Amado foi o autor homenageado.

 

“Ao participar da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), em 2006, ano em que Jorge Amado foi homenageado, ela voltou com uma ideia na cabeça: transformar o Pelourinho em palco de uma grande festa literária”, explica Angela Fraga, presidente da Fundação Casa de Jorge Amado. “Aos poucos, essa ideia foi se concretizando e, assim, em 2017, conseguimos realizar a primeira edição da Flipelô. Infelizmente, Myriam Fraga não conseguiu ver a concretização de sua ideia. Agora, na 10ª edição, achamos mais do que justo homenageá-la”, completou.

 

Myriam publicou 25 livros, sendo 13 de poesia, cinco de prosa e sete voltados ao público infantojuvenil. Seus poemas foram traduzidos para o inglês, espanhol, francês e alemão. A produção aborda questões sociais do Nordeste e referências à Bahia, além de temas ligados à representação do feminino e à mitologia.

 

A escritora foi eleita membro efetivo da Academia de Letras da Bahia e tomou posse em 30 de julho de 1985, na cadeira nº 13, cujo patrono é Francisco Moniz Barreto. Em 2015, assumiu a vice-presidência da instituição. Ela também integrou a Associação Baiana de Imprensa.

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.

Festival Pelourinho Cultural agita Salvador com shows gratuitos a partir de março; saiba mais
Foto: Igor Santos/ Secom PMS

O bairro do Pelourinho será agitado pelo projeto 'Festival Pelourinho Cultural' a partir de março com uma grade de shows que valoriza a música baiana.

 

A abertura do projeto será realizada no Largo Quincas Berro d'Água, com quatro shows gratuitos de grandes nomes da música baiana, divididos entre os dias 6 (sexta-feira) e 7 (sábado), a partir das 19h.

 

No primeiro dia de festival, o axé toma conta da festa com os clássicos de Chiclete com Banana e Ara Ketu.

 

Já no sábado (07), um encontro de gerações une o samba-reggae histórico da Banda Reflexu's ao pagodão do ATTOOXXA.

 

O projeto, que conta com o patrocínio da Petrobras, vai além dos shows: até o fim do ano, o público poderá participar de oficinas de dança e percussão. 

 

O Festival Pelourinho Cultural é realizado por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Petrobras e realização da Tapis Rouge Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Saltur alega atraso e “extrapolação do tempo” em corte de microfone no show de Mariene de Castro no Carnaval
Foto: Matheus Landim / GovBA

A organização do Carnaval de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), se posicionou para esclarecer as declarações feitas pela cantora Mariene de Castro após ter o show interrompido no Palco Multicultural, no Pelourinho. Em nota enviada nesta sexta-feira (20), a Saltur alegou que houve um atraso para o início da apresentação da artista e que, apesar de terem dado uma tolerância, ela teria tido uma “extrapolação do tempo”.

 

Em nota, a organizadora afirmou que toda a equipe técnica do palco estava em atividade desde as 11h da manhã, cumprindo o planejamento operacional estabelecido para o evento. A organização ressaltou que o horário de encerramento das atividades não se restringe ao cronograma artístico, mas também envolve o respeito aos profissionais que atuam nos bastidores, como técnicos de som e iluminação, produtores, carregadores e seguranças, além das atividades realizadas após o término das apresentações.

 

A nota destaca ainda que houve atraso no início do show da artista, que teria subido ao palco após o horário combinado. Mesmo assim, foi concedido tempo adicional para continuidade da apresentação, mas, segundo a organização, houve extrapolação do período inicialmente planejado e acordado.

 

Diante disso, a coordenação informou que foi necessário cumprir o horário limite previamente estabelecido, em conformidade com o cronograma geral do evento e com as normas técnicas e operacionais vigentes. O comunicado acrescenta que o cumprimento dos horários integra um planejamento mais amplo, que envolve protocolos de segurança pública, logística urbana, mobilidade e ordenamento da cidade, definidos com antecedência pelos órgãos competentes.

 

Veja a nota na íntegra:
A organização do Carnaval de Salvador vem a público esclarecer as declarações feitas pela cantora Mariene de Castro acerca do ocorrido no Palco Multicultural.

É importante destacar que toda a equipe técnica do palco estava em atividade desde as 11h da manhã, cumprindo rigorosamente o planejamento operacional estabelecido para o evento. O prazo para encerramento das atividades do Palco Multicultural não se trata apenas de uma questão de cronograma artístico, mas também de respeito aos profissionais que atuam nos bastidores — técnicos de som, iluminação, produtores, carregadores, seguranças e demais trabalhadores que garantem a realização dos shows e as atividades que existem após o fim de todos os shows. 

Ressalta-se ainda que houve atraso no início da apresentação da artista. Que subiu ao palco após o horário combinado. Mesmo diante dessa situação, foi concedida a possibilidade de continuidade do show por mais um período, porém  houve a extrapolação do tempo inicialmente planejado e previamente acordado.

Sendo assim, tornou-se necessário cumprir o horário limite estabelecido, em observância ao cronograma geral do evento e às normas técnicas e operacionais vigentes.

O cumprimento dos horários integra um planejamento maior, que envolve protocolos de segurança pública, logística urbana, mobilidade e ordenamento da cidade, definidos com antecedência pelos órgãos competentes.

Reafirmamos que todas as decisões adotadas tiveram como prioridade o respeito ao planejamento oficial do Carnaval e à integridade do público e dos profissionais envolvidos.

A organização do Carnaval de Salvador mantém seu compromisso com a valorização da cultura, dos artistas e dos trabalhadores que constroem diariamente a grandeza da festa.

 

O CASO
Após a apresentação na terça-feira (17), Mariene de Castro fez um desabafo nas redes sociais e anunciou que não pretende mais se apresentar em Salvador enquanto não se sentir respeitada pela gestão municipal e estadual. No Instagram, a cantora criticou o tratamento dado aos artistas locais durante a folia.

 

“Vocês arrumam a casa para as visitas e servem a pior comida para quem é de casa [...] Obrigada por todo DESRESPEITO que vocês me trataram nesse carnaval. Desde o primeiro dia até o último. Mas nada calará minha voz. A voz do povo é a minha voz. Eu sou EXÚ!”, escreveu.

 

No palco, após o som ter sido desligado e ela continuar cantando à capela, a artista declarou: “Um desrespeito comigo e eu não aceito mais. Não se desliga o som com um artista no palco cantando”.

 

Em entrevista ao Aratu On, Mariene reforçou o posicionamento: “Está decidido, enquanto a cidade e o estado não me respeitarem, eu não volto a cantar aqui”.

"A minha primeira referência de construção de unidade", diz Criolo sobre parceria e amizade com DJ DanDan
Foto: Laiane Apresentação / Bahia Notícias

O cantor e compositor Criolo falou nesta noite sobre a influência que amigos da música têm no seu trabalho e na sua construção como pessoa. O rapper se apresenta nesta noite no palco montado no Largo do Pelourinho, nesta última noite de Carnaval oficial, na programação feita pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).

 

Criolo lançou no início do ano seu novo álbum "Criolo, Amaro & Dino", que tem a capa assinada por Vik Muniz e inspirada em um encontro de músicos que aconteceu na casa do baiano Caetano Veloso. Questionado pelo Bahia Notícias sobre como esses encontros se traduzem na sua música, Criolo aproveitou para elogiar o produtor e parceiro de longa data.  

 

"A gente estava chegando aqui e relembrando: o Ricardo Rabelo, que vai participar do show, é meu amigo há 17 anos, e a gente [ele e DJ DanDan] faz música juntos há 25 anos. Então a linha de história de música da minha vida não existiria em determinado momento se o DanDan não existisse na minha vida. E toda transformação que ele traz pra mim de conhecimento político, de me compreender um ser que é banhado pelo hip hop e quais contribuições eu possa deixar também pra sociedade. Essa parceria artística antes de tudo é uma parceria de amizade sincera. Senão a troca começa a ser truncada, a ser recortada. E a gente tem essa fluidez há 25 anos. A minha primeira referência de construção para além de uma unidade vem a partir do DanDan", cravou.

 

Para o DJ DanDan, o Rap traz essa proposta de parceria como uma forma de ampliar a visão sobre o mundo. "Existe uma mística do Rap que a galera acha que Rap é uma coisa só. E o Rap, para ele se construir, para ele existir, precisa de outras sonoridades. Então dentro da música Rap é natural você ter uma diversidade musical. A gente conseguir dialogar com outras sonoridades é natural. Quando Kleber [Criolo] faz um Samba, o Rap tá ali presente. Quando o Kleber faz um bolero, o Rap está presente. Quando a gente se conecta com o Jazz, o Rap está presente. Essas informações musicais que o Rap nos traz faz com que naturalmente - e até cria um arrepio - a gente se conecte. A identificação é natural, porque a música tem esse poder. A arte tem esse poder de transformação, de unir pessoas, de compreender pessoas e de poder trocar com elas. O Rap nos proporcionou esse sentimento de nos libertar e de poder ouvir tudo que o mundo possa nos apresentar", defendeu. 

Quabales Banda recebe MV Bill em show especial no Carnaval do Pelourinho
Foto: Laiane Apresentação / Bahia Notícias

O Largo do Pelourinho foi palco, na noite desta terça-feira (17), de um encontro que uniu ancestralidade, potência urbana e inovação musical no último dia do Carnaval de Salvador. A Quabales Banda recebeu MV Bill em uma apresentação que misturou ritmos, narrativas e trajetórias marcadas pela resistência e pela criação coletiva.

 

O show levou ao público uma energia pulsante, marcada pela identidade e por uma narrativa sonora que reverberou vozes da periferia, reafirmando a força criativa que emerge desses territórios a partir de uma parceria construída ao longo dos anos.

 


Foto: Laiane Apresentação / Bahia Notícias

 

“Eu sempre quis tocar nesse palco, no Pelourinho. Eu já vi Olodum várias vezes e dizia: ‘um dia ainda vou tocar aqui’ e tivemos essa oportunidade, ainda mais com [MV] Bill”, destacou Marivaldo, idealizador do Quabales, após o show.

 

Em entrevista, MV Bill também celebrou a representatividade feminina no espetáculo e a inserção do rap na programação carnavalesca. “A gente fez uma apresentação com muitas mulheres no palco, e elas sendo protagonistas do que a gente está fazendo. E isso é um pouco da tônica que a gente queria apresentar. Eu sou muito privilegiado por vir de um lugar onde a gente quase não faz nada no carnaval. Às vezes as pessoas não associam a nossa música ao Carnaval e ainda bem que a rapaziada do Quabales lembrou que é importante trazer a diversidade. Milhares de pessoas no Brasil e eles pensarem em mim me deixa muito feliz”, comemorou.

 


Foto: Laiane Apresentação / Bahia Notícias

Magary Lord lota Praça Pedro Arcanjo em show ao lado da família no Carnaval de Salvador
Fotos: Eduarda Pinto / Bahia Notícias

O cantor e multi-instrumentista baiano, Magary Lord, lotou a Praça Pedro Arcanjo, um dos cinco palcos do Carnaval do Pelourinho, em Salvador, durante a sua apresentação na noite deste domingo (15). Com um repertório extenso que misturou clássicos da MPB com o axé baiano, o artista foi a ultima atração do palco no Centro Histórico da capital baiana. 

 

O artista conversou com o Bahia Notícias antes do show e declarou que a proposta do show seria a variação de ritmos com a participação de sua família, também composta por artistas. E foi isso que aconteceu. No palco, Magary e sua filha,  Kalinde Maiara, cantaram juntos o seu hit “Inventando Moda”. 

 

Mas ruas do Pelô, foliões foram atraídos pela energia do show, que ainda contou com reinterpretação de hits como “Ai, ai, ai” de Vanessa da Mata, e “Raiz de Todo Bem”, de Saulo Fernandes, em um ritmo que mistura reggae e samba. 

 

O show também contou com a participação de Raffa Chagas, cantor e compositor baiano que é sobrinho de Magary. No palco, tio e sobrinho apresentaram “Vai Logo, Vida” hit carnavalesco composto por Raffa, que hoje concorre à Música do Carnaval na voz de Filhos de Jorge.

Banjo Novo transforma Pelourinho em roda de samba no domingo de Carnaval
Fotos: Eduarda Pinto / Bahia Notícias

A banda Banjo Novo, que realiza um projeto mensal de samba na capital baiana, realizou uma de suas edições especiais no Carnaval de Salvador com um show no Largo do Pelourinho neste domingo (15). 

 

 

Nas redes sociais, a banda pediu que os “banjeiros”, como são conhecidos os fãs da banda, comparecessem vestindo branco, e o resultado foi um grupo de foliões vestidos a caráter na plateia, para acompanhar a apresentação do grupo. Iniciando o show, a banda já engatou clássicos do samba como “Trilha do Amor” e “Conselho”. 

A apresentação também contou com uma homenagem ao Afoxé Filhos de Gandhy, que realizou uma tradicional saída do Pelourinho em direção ao Campo Grande, algumas horas antes, também na Ladeira do Pelourinho. 

 

Ainda teve espaço no repertório para reinterpretações de músicas em formato de samba, como o clássico “Oxalá Quem Guia”, de Luedji Luna. O show de Carnaval ainda contou com a participação de Samba de Oyá, outro grupo de samba da capital baiano.

 

"Aqui é o meu celeiro, o meu mantra, a minha casa": Magary Lord volta às origens com show no Pelourinho
Foto: Eduarda Pinto / Bahia Notícias

O cantor Magary Lord voltou ao palco onde começou sua carreira, com bailes e um discurso de reafirmação do black power e da mistura do Semba com o Samba. A voz de "Inventando Moda" se apresenta na noite deste domingo (16) no Largo Pedro Archanjo, como parte da programação do governo do Estado para o Carnaval do Centro.

 

"Foi no Pelourinho que eu comecei. Ainda mais esse ano, homenageando o Samba. A gente que vem fazendo o Semba, que é pai do Samba, que é ancestralidade que a gente veio buscando de Angola e da black music. Eu fui feliz em criar esse gênero, meu estilo próprio, que a gente vai cantar aqui hoje", adiantou, prometendo músicas novas e um repertório dançante. 

 

Magary levou para o Pelo a sua família: a filha Kalinde Mayara, com quem já tem dividido os microfones, e o sobrinho Rafa Chagas, que disputa a música do Carnaval com "Vai Logo, Vida". E o tema escolhido para a apresentação da noite é "Magary Black Semba".

 

Mas o cantor tem muito mais a comemorar: a parceria com Seu Jorge no álbum "Baile à lá Baiana", com o single "Lasqueira"; a preparação de um disco novo; o sucesso do projeto Mudei de Nome; e ainda a participação da produção musical do novo álbum de Anitta - que inclusive levou a uma confusão dos fãs da funkeira. E uma parte de cada um desses trabalhos deve aparecer no show desta noite: "Eu estou muito feliz. Aqui é o meu celeiro, o meu mantra, a minha casa".

Vanguarda: Nelson Rufino e Sandra Sá cantam clássicos em show no Pelourinho
Fotos: Eduarda Pinto / Bahia Notícias

O palco do Largo do Pelourinho recebeu, na noite deste domingo (15), uma apresentação inédita de dois ícones da música brasileira: Nelson Rufino e Sandra Sá. Em formato de show “híbrido”, onde cada um teve a oportunidade de dominar o palco durante um trecho do show, ambos os artistas fizeram uma ponte entre Bahia e Rio de Janeiro e cantaram clássicos de suas carreiras. 

 

O show de Nelson, um dos maiores sambistas brasileiros, foi a demonstração perfeita do tema do Carnaval de Salvador em 2026, “O samba nasceu aqui”. Aos 83 anos de idade, o soteropolitano coleciona mais de 50 anos de composições e interpretações bem sucedidas e reuniu fãs do samba em um show especial no Largo do Pelourinho. 

 

Ele, que também foi um dos homenageados na abertura do Carnaval no Campo Grande (circuito Osmar), na última quinta-feira (12), colocou no repertório suas composições mais famosas como “Vazio (Está Faltando Uma Coisa Em Min)” e “Tempo Ê”, colocando os foliões baianos e turistas para sambas na Ladeira do Pelô. 

 

Já Sandra Sá, a carioca que é uma das grandes vozes da black music brasileira, subiu ao palco baiano com seu hit “Onde Está Você Agora?” e seguiu com “Demônio Colorido”. O ponto alto de sua apresentação, no entanto, foi com “Bye Bye Tristeza”, clássico de 1989, quando a carioca abriu um “corredor” no Largo do Pelourinho, para “expulsar” a tristeza; e com “Sarará Crioulo”, outro sucesso da cantora nos anos 80. 

 

 

Ao final da apresentação, ambos os artistas celebraram a parceria e agradeceram a plateia baiana.

Pelourinho reúne público diverso no domingo de Carnaval
Anne Neri e família | Fotos: Eduarda Pinto / Bahia Notícias

O Carnaval de Salvador apresenta opções de atrações e lazer para todos os públicos em seus oito circuitos nas regiões centrais ou nos bairros. Com uma programação que mescla grandes artistas com bloquinhos e bandas locais, o Centro Histórico é uma boa representação dessa diversidade. 

 

Com diversas atrações infantis e muitos largos e praças, o Pelourinho atraiu diversos pais e filhos neste domingo (15), que aproveitaram as atrações desde o início da tarde até a noite. A soteropolitana Anne Neri, de 29 anos, foi uma dessas folionas que veio ao Pelourinho acompanhada da família. 

 

Ela relata que frequenta o Pelourinho todos os anos durante o Carnaval apenas para acompanhar o Padê dos Filhos de Gandhy, bloco masculino tradicional da capital baiana. “Eu vim ver a saída do Filhos de Gandhy. Todo domingo de carnaval a gente está aqui na saída do Filhos de Gandhy.”

 

Ela conta que a folia da família começa cedo justamente por conta do seu filho. “Já está na hora de ir, porque hoje eu trouxe a criança e aí tem que ir embora cedo”. Sobre a programação para o pequeno, ela diz aue “Eu achei legal, achei seguro Hoje estava ótimo”. 

 

O casal Maria Aparecida e Antônio Augusto, de 60 anos, também compareceu ao Pelourinho, mas sem programação específica de atrações. Augusto detalha que comparece ao circuito Batatinha todos os anos, por conta da atmosfera animada do bairro. 

Antônio Augusto e Maria Aparecida

 

“O Pelourinho tem sempre um axé, uma magia diferente. É um bom lugar pra gente vir aqui no Carnaval e tem sempre essa experiência. O Pelourinho é importante pra gente”, relata. 

 

Para o casal, a folia no Centro Histórico vem crescendo em termo de público, mas ainda é agradável. “Eu tô achando que esse ano parece que está mais cheio um pouquinho, mas está tudo legal. Está bom, está dando pra gente andar bem, dar uma caminhada”, garante Maria Aparecida. 

 

O Pelourinho também tem atraído jovens com sua programação variada. Neste domingo, a dupla Tiara e Agatha, de 29 e 23 anos. Ao BN, Tiara revela que o show de Larissa Luz a atraiu ao Centro Histórico, e para Agatha, que é nascida e criada na região, curtir o Carnaval do Pelô é uma forma de formentar a cultura no bairro. 

Tiara e Agatha

 

“Bom, eu sou nascida e criada aqui no Pelourinho, acho uma pena que tá defasado a questão das atrações, mas eu vim me aproximar porque eu sei que aqui é babado e a energia é muito gostosa”, afirma Agatha. 

 

A jovem completa ainda que “é resistência a gente curtir aqui no Pelourinho, manter essas energias aqui”. 

 

Especialmente sobre a experiência neste domingo, as amigas relatam que “está de boa em questão de se locomover e tudo mais”. Tiara completa que “é o meu primeiro dia curtindo aqui, mas aparentemente o que o pessoal tá dizendo pra mim e minhas amigas é isso, está ótimo, mas ainda assim eu acho que falta um pouco mais [nas atrações]”. 

 

Agatha conclui que “Eu acho que é um carnaval multicultural aqui no Pelourinho, porque tem a possibilidade de ver vários palcos, vários artistas e, acima de tudo, tudo de graça aqui no Centro Histórico”, finaliza. 

 

Neste domingo, o Pelourinho contou com uma programação que inclui Nelson Rufino, Magary Lorde e Banjo Novo em diferentes palcos, além dos tradicionais bloquinhos.

Nelson Rufino aceita reconhecimento entre sambistas por trajetória: "Parece um sonho"
Foto: Eduarda Pinto / Bahia Notícias

Nelson Rufino tem recebido ao longo dos últimos anos, especialmente, o merecido reconhecimento sobre sua contribuição para o Samba da Bahia e do Mundo. Após diversas homenagens recebidas em Salvador, sobretudo, o cantor leva clássicos ao palco neste domingo (15), no Largo do Pelourinho, em meio ao Carnaval que homenageia o ritmo.

 

Questionado pelo Bahia Notícias se ele se enxerga como um líder do movimento - como defendido por tantos colegas do samba -, Rufino riu: "Eu vou remar contra a maré? De vez em quando eu brinco que humildade demais é demagogia. Então realmente a minha trajetória é bonita pra caramba. 'Tempo Ê' tá fazendo 50 anos, 'Jandirá' com 50 anos de gravada - foi a minha primeira música gravada... Parece um sonho. Tem horas que eu me toco assim: 'Tô vivo mesmo? Fui eu que fiz essa música mesmo? Eu me cobro muito. Sou muito exigente. Eu não quero terminar uma música de qualquer jeito. Eu rasgo três, cinco rascunhos. Eu digo assim: 'Rufino, você pode mais, essa palavra tá feia'. Por isso está dando certo até hoje".

 

Durante o papo, Rufino também falou sobre o processo de renovação dos sambistas. "Depois de um vácuo - perdemos Batatinha, Riachão, Everaldo -, eu tinha uma grande preocupação: quem viria pra substituir nosso primeiro time. E graças a Deus eu tenho visto uma garotada pintando. Não vou dar nomes ainda, pra não rolar ciúme, mas todos eles estão fazendo um trabalho maravilhoso, pra minha felicidade, como sambista", defendeu.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas