Governo Lula anuncia 13 medidas para estimular crédito e reduzir juros; veja detalhes
Por Redação
O Ministério da Fazenda anuncia, nesta quinta-feira (20), um conjunto de 13 medidas para estimular o acesso ao crédito e reduzir a taxa de juros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem manifestado preocupação sobre o assunto.
Com o pacote, pretende-se, principalmente, reduzir barreiras e ineficiências existentes no mercado de crédito; proteger investidores no mercado de capitais; melhorar o funcionamento das instituições que dão suporte aos mercados bancário e de capitais; e aprimorar o processo de utilização de garantias. As informação foram publicadas pelo Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
“Todas essas medidas devem resultar na ampliação do acesso a crédito de forma sustentável, reduzindo custos operacionais, inadimplência e taxas de juros do crédito final aos consumidores, possibilitando o acesso ao crédito por um custo mais justo para os brasileiros”, diz o Ministério da Fazenda.
As medidas estão divididas em três eixos: mercado de crédito bancário, mercado de capitais e mercado de seguros. Algumas delas estão em projetos já em tramitação no Congresso Nacional.
VEJA AS MEDIDAS:
- Garantia para PPP de Entes Subnacionais
- Debêntures incentivadas para infraestruturas sociais e ambientais
- Novo Marco das Garantias – PL 4188/2021
- Garantia com Recursos Previdenciários
- Simplificação e Desburocratização do Crédito
- Acesso a Dados Fiscais
- Autorização de Bancos e Moeda Digital
- Regime de Resolução Bancária – PLP 281/2019
- Superendividamento (Mínimo Existencial)
- Proteção a Investidores no Mercado de Capitais
- Infraestruturas do Mercado Financeiro
- Cooperativas de Seguros
- Normas de seguro privado – PLC 29/2017