Trump diz que EUA precisam da Groenlândia por segurança nacional e cita presença russa e chinesa
Por Redação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a afirmar, nesta segunda-feira (22), que os EUA precisam da Groenlândia por razões de segurança nacional. Segundo ele, a presença de navios russos e chineses na região torna o território estratégico para os interesses norte-americanos.
“Precisamos da Groenlândia para a segurança nacional, não por minerais. Se você olhar para a Groenlândia, de ponta a ponta da costa, verá navios russos e chineses por toda parte. Precisamos dela para a segurança nacional. Temos que tê-la”, disse Trump a jornalistas em Palm Beach, na Flórida. As informações são da agência Reuters.
No domingo (21), Trump nomeou o governador da Louisiana, Jeff Landry, como enviado especial para a Groenlândia. A decisão provocou reações negativas tanto do governo da Dinamarca quanto das autoridades groenlandesas. Landry, que governa o estado desde janeiro de 2024, declarou apoio à proposta de anexação.
Em publicação em seu perfil na rede social X, Landry afirmou ser “uma honra servir” em uma posição voluntária para “tornar a Groenlândia parte dos Estados Unidos” e disse que a nomeação não interfere em seu cargo como governador estadual.

