Com evento em Salvador, Emmanuel Macron planeja “tour” pelo Centro Histórico
Por Maurício Leiro / Eduarda Pinto
A capital baiana será um dos pontos de parada do presidente da França, Emmanuel Macron, durante sua viagem institucional à América Latina. Com a visita confirmada na última sexta-feira (31), a programação de Macron em Salvador inclui uma visita histórica pela capital nesta quarta-feira (5).
Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, o presidente francês deve receber um tour oficial, guiado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no final da tarde. A noite, a programação institucional é a abertura do Festival “Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África”, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), também na presença de autoridades baianas, entre elas, a ministra da Cultura, a baiana Margareth Menezes, e o prefeito Bruno Reis.
A visita à Salvador marca a abertura da Temporada França-Brasil, com uma extensa programação que se estende até o dia 8 de novembro, celebrando as conexões culturais entre Brasil, França e África. O festival, organizado pelo Institut Français e pela Embaixada da França no Brasil, propõe debates sobre a cidade inclusiva e sustentável do futuro, com foco em justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero e culturas afrodescendentes.
Às vésperas da COP 30, o presidente, no entanto, não deve passar muito tempo em solo baiano. Segundo a agenda oficial, Macron viajará para Belém, no Pará, no dia seguinte (6), para participar de uma reunião de chefes de Estado antes da realização da COP 30, também em Belém entre os dias 10 a 21 de novembro.
Depois do Brasil, a próxima parada da viagem de Macron é o México, onde permanecerá até 7 de novembro, em visita oficial a presidente Claudia Sheinbaum. (A reportagem foi editada às 19h25)
