Sedur autoriza instalação de módulos de observação para apoio a guarda-vidas na orla de Salvador
Por Gabriel Lopes
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) autorizou, por meio de portaria, a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) a implantar 39 módulos de observação e 17 módulos de apoio ao longo da Orla Atlântica de Salvador. A autorização ambiental é válida por dois anos.
De acordo com o documento, os módulos serão destinados à prestação de serviços de guarda-vidas e distribuídos no trecho entre o Farol da Barra e a Praia de Ipitanga. A área está delimitada pelas coordenadas geográficas.
A portaria determina uma série de condicionantes que devem ser observados pela Fundação durante a vigência da licença. Entre as exigências, está a obrigação de manter a Sedur informada sobre qualquer alteração ou obra adicional relacionada ao projeto.
Outro ponto destacado no documento é a preservação da integridade natural da faixa de praia, evitando qualquer intervenção que altere as características originais da área, como a remoção de vegetação nativa, movimentação ou acréscimo de areia. As intervenções devem garantir segurança, visibilidade e acessibilidade para os profissionais e frequentadores da praia, minimizando impactos ambientais, sobretudo sobre a vegetação de restinga.
A portaria também estabelece que as condições sanitárias do projeto devem seguir rigorosamente as recomendações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Em caso de implantação de sistema alternativo, como fossas sépticas, será necessário seguir as normas técnicas específicas.