Pelegrino atribui baixo desempenho de Lula em pesquisas a números da inflação: "Maior dificuldade no momento"
Por Francis Juliano / Gabriel Lopes
Ex-deputado federal pelo PT e hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Nelson Pelegrino vê a inflação como a maior dificuldade enfrentada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no momento. Em sua avaliação, os resultados recentes de pesquisas sobre a administração do "Lula 3" são reflexo da temática.
"Eu penso que a maior dificuldade que o governo tem nesse momento, que tem se refletido nas pesquisas é a questão da inflação. Esse é um problema real hoje, porque o desemprego está em baixa, ou seja, a taxa de emprego está alta, a economia crescendo, o setor econômico, os fatores macroeconômico do país estão todos equilibrados, mas não tem nenhum problema de inflação que é fruto do aumento do poder aquisitivo da população, mais gente empregada, gente ganhando melhor, então mais consumo", disse durante a Mudança do Garcia, nesta segunda-feira (3).
"E hoje você tem determinados produtos que estão virando commodities internacionais que estão dolarizados. Café, ovo, a carne. Então o mercado tem demanda mundial crescendo também, e houve uma queda de produção, principalmente do café e do ovo. "O ovo por causa da crise nos Estados Unidos, o café é por causa da queda de produção. O governo, eu penso que está atento a essa questão. E é plenamente possível tomar medidas no sentido de fazer com que a inflação volte a um patamar razoável. Portanto, eu acho que o governo equacionando o problema da inflação, eu acho que os demais fatores econômicos que são positivos, e eu penso que o governo vai enfrentar a eleição na forma favorável", acrescentou.