Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
Notícia
/
Brasil

Notícia

Amazonas registra queda de 39% nas queimadas em outubro, segundo INPE

Por Redação

Foto: Divulgação / Ibama

O Amazonas registrou 2.258 focos de queimadas em outubro, uma redução de 39,40% em relação a setembro, quando foram contabilizados 3.726 registros. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

Apesar da queda, o estado ocupa a sexta posição no ranking de queimadas em 2026, com 8.515 focos. Fica atrás do Pará (24.146), Maranhão (11.185), Bahia (10.287), Mato Grosso (10.157) e Tocantins (9.384).

 

Entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30), os satélites identificaram mais 30 focos em território amazonense.

 

A redução das queimadas, no entanto, não foi acompanhada por uma melhora na qualidade do ar em todos os municípios. Segundo a Defesa Civil estadual, Parintins apresentou a pior classificação, com qualidade do ar péssima.

 

Outros sete municípios registraram condições muito ruins: Barreirinha, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Maués, São Sebastião do Uatumã e Silves. Já Autazes, Boca do Acre, Manaus, Nova Olinda do Norte e Urucurituba apresentaram qualidade do ar ruim.

 

A diminuição do número de focos ocorre em meio às ações de fiscalização e combate a crimes ambientais no estado. Entre 9 e 28 de outubro, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou R$ 8,5 milhões em multas e embargou 916,03 hectares durante a 13ª etapa da Operação Tamoiotatá 6.

 

As fiscalizações ocorreram em Borba, Careiro, Careiro da Várzea, Beruri, Manaquiri e Autazes. Entre as irregularidades identificadas estavam desmatamento sem autorização, queimadas ilegais, danos à vegetação nativa e descumprimento de embargos ambientais.

 

As ações foram realizadas durante a vigência do Decreto Estadual nº 55.339, de 9 de setembro de 2026, que proíbe o uso do fogo no Amazonas por 120 dias.