VÍDEO: Ambulantes picham chão para reservar espaços no Festival da Virada de Salvador
Por Victor Hernandes
Um grupo de ambulantes pichou algumas das calçadas próximas ao espaço onde vai acontecer o Festival Virada Salvador, com o objetivo de reservar o local em que desejam ficar para a venda de seus produtos. A área em questão fica ao redor da Arena O Canto da Cidade, na Orla da Boca do Rio.
Em imagens feitas pela reportagem do Bahia Notícias, é possível ver algumas pichações e marcas de tintas ao decorrer dessas calçadas onde ocorrem o local do show.
Na gravação ainda é possível ver, algumas iniciais, apelidos, nomes ou palavras que indicam o serviço que ficará naquele espaço demarcado. As marcas estão entre o Jardim de Alah, Parque dos Ventos e as quadras poliesportivas da Orla da Boca do Rio.
A mesma prática já tinha sido realizada anteriormente por outras pessoas, antes do Carnaval de Salvador. Em fevereiro deste ano, um grupo de ambulantes tentou realizar a marcação de seus espaços no circuito Dodô (Barra-Ondina) utilizando tinta, visando a reserva do local para o carnaval de Salvador. O fato ocorreu na região entre o Farol da Barra e o monumento do Cristo, no mesmo bairro.
Após denúncias de transeuntes, a Guarda Civil Municipal (GCM) interveio, apreendendo os materiais de pintura e impediu que os trabalhadores danificassem o piso da orla da capital.
O BN procurou a GCM para saber sobre atuação nesta localidade. A equipe informou que esse tipo de fiscalização envolvendo ambulantes é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A reportagem procurou a Semob e aguarda retorno da pasta. O espaço continua aberto para possíveis esclarecimentos.
