Lula anuncia saída de Sabino do Ministério do Turismo e encaminha filho de deputado do União Brasil como substituto
Por Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que o ministro do Turismo, Celso Sabino, deve deixar o cargo em breve. O comunicado nesta quarta-feira (17) vem em meio a expulsão do titular da pasta do União Brasil após ele decidir permanecer no governo mesmo após o partido ter rompido com gestão petista.
Conforme informações da Folha de São Paulo, Gustavo Damião, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB), deve assumir o cargo. Gustavo foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.
A indicação partiu do grupo mais governista da bancada do partido, que reúne cerca de 20 a 22 entre 59 deputados, e é composto pelo ex-ministro Juscelino Filho (MA), pelo líder da bancada, Pedro Lucas Fernandes (MA), e pelo próprio Damião. Também houve aval do presidente da legenda, Antonio Rueda.
EXPULSÃO
No final de novembro, o Conselho de Ética do União Brasil decidiu recomendar a expulsão de Sabino e dissolver o diretório do Pará, do qual o minsitro era presidente, além de nomear uma comissão provisória no lugar. A expulsão foi definida em reunião da executiva nacional no último dia 8.
Após a decisão do partido, Sabino foi às redes sociais comentar a saída e disse que sua expulsão foi decidida pelo fato de ele se manter no governo e por "ajudar o Pará". Ele agradeceu a amigos feitos na sigla e usou o vídeo para reforçar sua pré-candidatura ao Senado em 2026.
