Hamilton Assis confirma candidatura a deputado federal em meio a processo de cassação na Câmara de Salvador
Por Paulo Dourado
O vereador Hamilton Assis (PSOL) confirmou, em entrevista ao Bahia Notícias, sua candidatura a deputado federal nas eleições de 2026. Segundo ele, a decisão tem como principal objetivo fortalecer o partido na disputa nacional e ajudar o PSOL a ultrapassar a cláusula de barreira na Câmara dos Deputados.
“Em função dos desafios que estão colocados para o partido em 2026, principalmente a necessidade de ultrapassar a cláusula de barreira e a falta de nomes competitivos para ajudar o partido nessa tarefa, o partido foi convencido, pelos meus companheiros, a colocar meu nome à disposição para ser candidato a deputado federal”, explicou Hamilton.
O parlamentar revelou ainda que seu nome chegou a ser cogitado para disputar o governo da Bahia, mas a legenda optou por lançar a pré-candidatura de Ronaldo Mansur.
“O partido avaliou a possibilidade de uma candidatura minha ao governo, mas decidiu priorizar o nome de Ronaldo Mansur para essa disputa. Assim, eu topei o desafio de concorrer à Câmara dos Deputados, até mesmo porque, na condição de vereador, isso não afeta o meu mandato”, afirmou.
Hamilton também comentou sobre os nomes cotados para concorrer à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Ele defendeu a reeleição do deputado Hilton Coelho e destacou as pré-candidaturas de Kleber Rosa e Jonathas Monteiro como fundamentais para o fortalecimento da bancada do PSOL no estado.
“A gente pretende priorizar a reeleição do mandato do companheiro Hilton, que é nossa prioridade. O partido sempre trabalha com essa lógica, especialmente quando se trata de um mandato que tem se posicionado de forma efetiva na AL-BA. Temos também o companheiro Jonathas Monteiro, que foi o segundo mais votado do PSOL e sai da região de Feira de Santana com mais de 30 mil votos, além de Kleber Rosa, que teve um desempenho extraordinário nas eleições municipais de 2024 e vai disputar uma vaga de deputado estadual”, disse.
Segundo informações obtidas pelo BN, o PSOL está confiante em conquistar duas cadeiras na Assembleia Legislativa e quer entrar na disputa por uma terceira vaga nas eleições do próximo ano.
MOMENTO
A confirmação da candidatura de Hamilton Assis a deputado federal se dá em meio a um processo de cassação movido contra ele por conta de um episódio de invasão do Centro de Cultura da Câmara de Salvador. Em outro momento da entrevista, o vereador comentou sobre o caso e afirmou que a Corregedoria deve arquivar o pedido, apresentado por um cidadão, identificado como Pedro Ivo Rodrigues Cortes, sob acusação de quebra de decoro parlamentar após a ocupação do plenário por professores.
Segundo o psolista, não há materialidade nas denúncias, e a acusação de que teria participado do ato é “infundada”, já que ele não estava presente no dia da ocupação.