Obras do VLT avançam na Calçada com implantação dos primeiros trilhos; governador realiza vistoria
Por Redação
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador avançam com a implantação dos primeiros trilhos na Estação Calçada. A vistoria foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) neste domingo (23).
O modal, que terá 36,4 quilômetros de extensão e 34 paradas, tem previsão de início dos testes para 2026. A obra, orçada em mais de R$ 5 bilhões, é realizada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur).
“Fiquei muito impressionado pela qualidade dos veículos, pelo trabalho sério que a empresa espanhola vem fazendo. O primeiro trem deve chegar em Salvador até o início de 2026, quando serão realizados os testes dinâmicos”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
A obra do VLT está dividida em três trechos:
- Trecho 1: Ilha de São João à Calçada (12,8% concluído)
- Trecho 2: Paripe a Águas Claras (9,25% concluído)
- Trecho 3: Águas Claras a Piatã (Ainda na fase inicial)
Segundo o diretor de Obras da CTB, Eracy Lafuente, em oito meses de trabalho, foi possível realizar os primeiros assentamentos de trilhos em uma linha de estacionamento. A meta é entregar a funcionalidade do pátio até dezembro deste ano, para receber o primeiro trem da CAF, empresa responsável pela revisão técnica dos trens.
Os trens, adquiridos do Governo do Mato Grosso, passam por recondicionamento técnico em São Paulo, com previsão de chegada do primeiro veículo em Salvador no início de 2026, para testes dinâmicos.