Lula promete autonomia a Gabriel Galípolo em reunião ao lado de Haddad e Sidônio Pereira
Por Redação
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, promoveu uma reunião, nesta sexta-feira (20), ao lado do novo presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, e o marqueteiro Sidônio Palmeira, cotado para ser o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo Lula. Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula garantiu a autonomia do Banco Central e de Galípoli na gestão da autoridade monetária.
Lula disse aos ministros, durante um almoço em Brasília, que foi Galípolo que disse a ele que é preciso pacificar a relação com o mercado e que o futuro presidente do BC "vai ser o presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve". A reunião, que ocorreu no Palácio da Alvorada contou ainda com a presença de Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Rui Costa, ministro da Casa Civil; e Simone Tebet, ministra do Planejamento.
Na legenda da publicação, o presidente afirmou: “Seguimos mais convictos que nunca que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra das famílias brasileiras. Tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal e seguiremos atentos à necessidade de novas medidas.”, disse.
Com relação a posição de Sidônio Pereira, ainda não está definido qual cargo ele poderia ocupar, mas além de seguir sendo um dos principais conselheiros de Lula, Sidônio estaria em Brasília para ajudar a preparar o pronunciamento de fim de ano do presidente, previsto para ir ao ar na terça-feira (24).