Vereadores do PSOL celebram “estreia” e ampliação da bancada na Câmara Municipal de Salvador
Por Eduarda Pinto / Leonardo Almeida
Os vereadores eleitos do PSOL, Eliete Paraguassu e Hamilton Assis, celebraram suas estreias na Câmara Municipal de Salvador (CMS) e também, a ampliação da bancada do partido, saindo de um representante para dois eleitos. Os 43 edis exitosos nas eleições de 2024 foram diplomados nesta quarta-feira (18), durante cerimônia no Teatro Sesc Casa do Comércio.
Em entrevista ao Bahia Notícias, o vereador Hamilton Assis comemorou o resultado do pleito deste ano e destacou a votação expressiva de Kleber Rosa (PSOL) na disputa pela prefeitura de Salvador. O edil eleito também prometeu, junto da oposição, pautar as “principais questões” da capital baiana.
“O PSOL foi um dos grandes vitoriosos dessa eleição. Conseguiu chegar no segundo lugar na disputa para prefeito e conseguiu também eleger dois vereadores e fazer uma bancada. Junto da oposição, nós vamos pautar, a mobilidade urbana, a questão do piso salarial dos professores, a questão do PDDU. Portanto, são muitas lutas, muitas tarefas. Para cada projeto que a gente tiver acesso, a gente vai tentar publicizar e para as comunidades e para os setores envolvidos para buscar a participação e posicionamento deles”, disse Hamiton.
Eliete Paraguassu ressaltou sua própria trajetória, como pescadora de origem quilombola. A vereadora eleita afirmou que irá “lutar por justiça” dentro da Câmara de Salvador e avaliou que o crescimento da bancada do PSOL “fortalece” as pautas da legenda nos debates na CMS.
“O mandato das águas nasce de uma luta social por justiça ambiental e justiça social na cidade de Salvador. Eliete Paraguassu sempre foi uma mulher que luta por justiça e não vai ser diferente na Câmara Municipal de Salvador. A gente vai combater toda a forma de opressão e essa bancada do pessoal ela nos fortalece para a gente, também pela primeira vez a gente consegue uma bancada, na história do PSOL em Salvador e isso para gente vem mesmo com um fortalecimento”, avaliou a vereadora eleita.