Passagem de ônibus fica mais cara em Feira de Santana: entenda os motivos
Por Redação
O Conselho Municipal de Transportes de Feira de Santana aprovou nesta segunda-feira (13) um reajuste de 40 centavos na tarifa do transporte público. Com a mudança, a passagem passa a custar R$ 5,15 para pagamentos com cartão e R$ 5,50 em dinheiro.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, justificou ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o aumento alegando a necessidade de cobrir custos como o aumento do diesel, os reajustes salariais dos rodoviários e outras despesas operacionais. Segundo ele, o último reajuste havia ocorrido em agosto de 2023.
“Estamos discutindo a manutenção do sistema, em que o usuário que tem acesso a esse sistema. Ele paga para usar, mas como a tarifa real fica muito alta, o poder público entra ajudando. Ficamos um ano meio sem aumento, pois o último reajuste entrou em vigor em agosto de 2023”, afirmou.
Imagens de um pequeno grupo de manifestantes | Foto: Paulo José / Acorda Cidade
A decisão gerou protestos de estudantes e na sociedade civil, que questionam o impacto do aumento na vida da população. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por exemplo, votou contra o reajuste e criticou a composição do conselho, alegando que não representa adequadamente os interesses da população.