Justiça mantém condenação de Flordelis a 50 anos de prisão pela morte de pastor
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, por unanimidade, a condenação da ex-deputada Flordelis dos Santos de Souza a 50 anos de prisão pela morte do pastor Anderson do Carmo, seu marido, em 2019. A decisão confirmou o entendimento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que havia mantido a condenação em 2022.
Flordelis foi condenada pelo Tribunal do Júri por homicídio triplamente qualificado, homicídio duplamente qualificado tentado, associação criminosa armada e uso de documento falso. Segundo a acusação do Ministério Público, Flordelis planejou o assassinato, ocorrido na residência da família, em Niterói. A motivação apontada estava relacionada ao controle das finanças familiares e à forma como Anderson administrava conflitos entre os integrantes da família.
A defesa recorreu ao STJ alegando nulidades no processo, incluindo a ausência de alegações finais na fase de pronúncia e falta de fundamentação das qualificadoras. Os argumentos, porém, não foram acolhidos. A justiça também manteve a decisão que anulou a absolvição de Rayane dos Santos, Marzy Teixeira e André Luiz de Oliveira, neta biológica e filhos adotivos de Flordelis, respectivamente, que são acusados de participação no crime.
