PGR pede ao STF investigação contra Eduardo Bolsonaro e depoimento de Jair Bolsonaro
A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por supostas ações nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. As informações são do G1.
"As evidências conduzem à ilação de que a busca por sanções internacionais a membros do Poder Judiciário visa a interferir sobre o andamento regular dos procedimentos de ordem criminal, inclusive ação penal, em curso contra o sr. Jair Bolsonaro e aliados", prossegue outro trecho.
Além disso, a PGR também pediu ao STF que o ex-presidente Jair Bolsonaro preste depoimento para esclarecer os fatos relacionados ao seu filho.
A solicitação da PGR menciona publicações em redes sociais e entrevistas concedidas por Eduardo Bolsonaro à imprensa. Em março deste ano, o deputado anunciou uma licença do mandato para morar nos EUA, onde está desde o final de fevereiro.
Na ocasião, Eduardo Bolsonaro criticou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, responsável pelo inquérito que tornou seu pai, Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado em 2022.
No pedido de depoimento do ex-presidente, a PGR argumenta que Jair Bolsonaro seria diretamente beneficiado pelas ações do filho.
“Dada a circunstância de ser diretamente beneficiado pela conduta descrita e já haver declarado ser o responsável financeiro pela manutenção do sr. Eduardo Bolsonaro em território americano”, menciona a Procuradoria.