Salvador receberá estudo com injeção contra HIV; saiba mais
Por Redação
A cidade de Salvador será uma das sedes de um estudo para subsidiar a avaliação da incorporação de injeção semestral de prevenção ao HIV no Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa será conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estudo foi denominado de ImPrEP LEN Brasil e será voltado a homens gays e bissexuais, pessoas não binárias identificadas como do sexo masculino ao nascer e pessoas transgênero, de 16 a 30 anos.
Segundo a Agência Brasil, o imunizante lenacapavir, da fabricante Gilead Sciences será utilizado no levantamento. De acordo com a publicação, a escolha do produto se deu após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o medicamento como profilaxia pré-exposição (PrEP) para prevenção do HIV-1.
O produto tem alta eficácia contra o vírus e, como injeção subcutânea. O medicamento precisa ser administrado a cada seis meses. Além de Salvador, os estudos vão ocorrer ainda em em São Paulo, no Rio de Janeiro, Florianópolis, Manaus, Campinas (SP) e Nova Iguaçu (RJ).
A Fiocruz disse que as doses já estão disponíveis pela Gilead Sciences e que o início das aplicações depende da chegada ao Brasil de agulhas específicas ao país.
O medicamento é indicado para adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 quilogramas, que estejam sob risco de contrair o vírus. Antes do começo do tratamento, é necessário realizar teste com resultado negativo para HIV-1.