Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
Notícia
/
Internacional

Notícia

Brasil assina carta de intenções para emitir títulos soberanos na China e Fazenda nega pressão dos EUA

Por Redação

Foto: Marcelo Ninio

Brasil formalizou nesta quinta-feira (25) a carta de intenções do Tesouro Nacional para a futura emissão de títulos soberanos no mercado doméstico chinês, os chamados "panda bonds". A cerimônia foi realizada na sede do Banco Popular da China, com a participação do ministro da Fazenda, Dario Durigan, e a presença do presidente da instituição, Pan Gongsheng.

 

Após o evento, Durigan negou que a iniciativa tenha relação com pressões da política tarifária dos Estados Unidos. 

 

"Não estamos sob pressão nenhuma. O Brasil é um país soberano, que emitiu há dois meses título na Europa. Agora, vem a China fazer também a emissão. Os Estados Unidos são um dos nossos parceiros no mundo, os europeus outros, os países do Oriente Médio, os países asiáticos. O Brasil seguirá cumprindo sua agenda soberana", afirmou o ministro.

 

A iniciativa é motivada pelo desejo de diversificar a dívida brasileira e fortalecer os laços financeiros com a China em um momento de incerteza no cenário global.

 

Em seu discurso, Pan Gongsheng lembrou que a produtora de celulose Suzano já havia emitido "panda bonds" no ano passado, tornando-se a primeira empresa da América Latina a realizar tal operação, com captação de 1,2 bilhão de yuans, equivalente a US$ 168 milhões. O presidente do Banco Popular da China disse que a instituição está aberta a facilitar a emissão dos títulos brasileiros no mercado chinês. Pan também parabenizou o Brasil pela vitória da seleção brasileira sobre a Escócia na Copa do Mundo antes de iniciar seu discurso.