No Furdunço, Bruno Reis destaca inversão de data com Fuzuê e projeta Carnaval 2026
Por Redação
O prefeito Bruno Reis acompanha, na noite deste sábado (7), as atrações do Furdunço, que abre oficialmente o pré-Carnaval de Salvador no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), pela primeira vez com o dia invertido.
Ele avaliou positivamente a mudança na data do evento - que a partir deste ano passa a acontecer aos sábados, enquanto o Fuzuê será realizado no domingo -, celebrou os números recordes do turismo na capital baiana e projetou um Carnaval ainda maior em 2026.
Ao comentar a decisão de mudar o Furdunço para o sábado, Bruno Reis afirmou que a escolha foi resultado direto da escuta popular, após pesquisas e manifestações nas redes sociais.
“Quem manda nessa festa é o povo. Essa festa é feita para o povo e com o povo. Fizemos pesquisas, partimos de provocações nas redes sociais, e houve grande mobilização pela mudança. Nós atendemos”, afirmou ele, acompanhado da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, e de diversos dirigentes municipais.
Segundo o prefeito, a mudança para o sábado fortalece o caráter mais festivo do Furdunço, enquanto o domingo, com o Fuzuê, tem um perfil mais cultural e familiar. “Hoje, a gente sabe que é um evento até mais festivo do que amanhã, que é mais cultural, mais voltado para as crianças e para as famílias. A decisão é acertada e com certeza vai se perpetuar pelas próximas gestões”, completou.
Ao falar sobre o Carnaval, que será aberto oficialmente na próxima quinta-feira (12), o prefeito projetou uma festa ainda mais organizada e qualificada, fruto da experiência acumulada ao longo dos anos.
“Vai ser lindo. Vamos fazer uma grande festa, uma festa que a cada ano é melhor do que a do ano anterior, porque a gente se especializa mais, tem mais experiência, conhece os detalhes e, com isso, pode corrigir, melhorar e prestar um serviço melhor para todo mundo que vem curtir essa linda festa”, concluiu.
Segundo o prefeito, o volume de patrocínios já assegurados para a folia ultrapassa R$ 65 milhões, valor suficiente para custear todas as atrações da festa e ainda reforçar investimentos em serviços públicos, com foco especial nos trabalhadores informais que atuam no circuito.
“Hoje, a quantidade de patrocínios já passa, com certeza, da casa de R$ 65 milhões, que é mais do que o suficiente para pagar todas as atrações que vão se apresentar no Carnaval e ainda sobrar recursos para ajudar a custear outras despesas, em especial os serviços que nós estamos implantando”, afirmou.
Em relação ao desempenho do verão e do turismo, Bruno Reis classificou o período como o melhor da história de Salvador, com recordes sucessivos na chegada de visitantes, especialmente estrangeiros.
“Sem sombra de dúvidas, é o maior e o melhor verão de todos os tempos. É a maior participação de turistas internacionais. Para o Carnaval, as passagens emitidas já apontam um aumento de 43% em relação ao ano passado”, destacou.
“Os números são dados do aeroporto, da Embratur e do Ministério do Turismo. No mês de novembro, tivemos mais de um milhão de turistas, o maior número da história. No dia 2 de janeiro, também tivemos o maior número de voos e passageiros no aeroporto”, acrescentou.
