Ivana Bastos conduz última sessão e apresenta balanço da AL-BA em 2025: “Concluímos o ano com o dever cumprido”
Por Redação
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), conduziu a última sessão e apresentou o balanço final das atividades da Casa em 2025. Durante sessão solene virtual no início da tarde desta terça-feira (30), a deputada afirmou que a Al-BA cumpriu as metas de atingir uma maior movimentação e que encerra este ano com a sensação de “dever cumprido”.
“Foi um ano de muito movimento. Foi um ano que iniciamos com o propósito de ter mais ações nas comissões, mais projetos de lei de deputados sendo apresentados em plenário. Nós tivemos aí 1.717 projetos apresentados em plenário. Tivemos a Mesa Diretora com reunião todos os meses. Tivemos o colegiado de líderes também todo mês nos reunindo. Foi um ano de muito trabalho. Foi um ano que a gente está concluído com o dever cumprido. Nós cumprimos a nossa meta de movimentar mais essa Casa e espero que o ano de 2026 também seja de muito trabalho”, afirmou Ivana.
Conforme o balanço apresentado pela presidente, a AL-BA realizou 110 sessões ordinárias, 8 sessões extraordinárias, 70 sessões especiais, 2 sessões solenes e 2 sessões preparatórias. Além disso, a deputada que comanda o Legislativo baiano informou que a Assembleia recebeu um total de 2071 proposições ao longo de 2025, demonstrando a forte movimentação da Casa.
Ivana também detalhou as propostas apreciadas pela AL-BA em 2025, as quais totalizam 1.717, sendo elas:
Propositores externos:
- 59 Projetos de Lei do Governo do Estado
- 1 Projeto de Lei Complementar do Governo do Estado
- 1 Projeto de Emenda Constitucional do Governo do Estado
- 3 Mensagens apreciadas do governador Jerônimo Rodrigues
- 12 Projetos de Lei do Tribunal de Justiça
- 2 Projetos de Lei do Tribunal de Contas do Estado
- 1 Projeto de Lei do Tribunal de Contas dos Municípios
- 1 Projeto de Lei do Ministério Público
- 1 Projeto de Lei da Defensoria Pública
De origem dos deputados:
- 66 Projetos de Lei
- 167 Projetos de Utilidade Pública
- 2 Projeto de Emenda Constitucional
- 83 Projetos de Resolução
- 722 Indicações
- 818 Moções
- 177 Requerimentos
A presidente também aproveitou para agradecer os deputados e os funcionários da Casa pelo bom funcionamento da AL-BA ao longo de 2025. No discurso, Ivana desejou boas festas e afirmou que espera um “ano de muita paz” em 2026.
“Quero agradecer a todos os deputados, a todas as deputadas, a toda a Assembleia Legislativa, à Procuradoria, à Coordenadoria, a todos que fazem com que esta casa se movimente, que esta casa funcione e que corresponda aos anseios da população, os nossos agradecimentos. Desejo a todos um feliz ano novo, um ano de muita paz, um ano de muito respeito, e que as famílias possam se abraçar, as famílias possam se confraternizar nesse dia 31. Quero aqui deixar o meu abraço, o meu agradecimento” disse Ivana no encerramento.
Confira:
