Briga na ceia? Pesquisa releva que 21% dos brasileiros receiam que discussões políticas atrapalhem Natal
Por Redação
A pesquisa “natalina” da Quaest divulgada neste sábado (20) mostra que 21% dos brasileiros têm algum ou muito receio de que discussões políticas atrapalhem o Natal. O levantamento entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 11 e 14 de dezembro e possui uma margem de erro de dois pontos para mais ou menos.
Com um nível de confiança de 95%, a pesquisa indica que a maioria dos brasileiros não tem “nenhum receio” de que discussões políticas afetem os festejos de final de ano, cerca de 76%. 11% dos entrevistados indicaram “algum receio” e 10% responderam que tem “muito receio”. Outros 3% não souberam ou não responderam.
De acordo com os entrevistados, 87% consideram que a política não terá influência no Natal, enquanto 11% consideram que algum parente deixará de ir aos encontros da família por causa de política. Especialmente sobre a presença, 85% responderam que pretendem se reunir com a família neste Natal, enquanto 13%, não.
MESA FARTA?
A Quaest questionou ainda sobre a percepção dos brasileiros sobre a economia. Neste aspecto, 37% dos entrevistados alegaram que a ceia de Natal será menos farta do que a do ano passado. Para 36%, ela será igual e 23% responderam que será mais farta.
Metade dos brasileiros (50%) responderam que vão comprar menos presentes do que no ano passado, enquanto 27% vai comprar a mesma quantidade e 19%, vai comprar mais.
