André Fraga destaca importância da COP30 e explica papel do Brasil no debate climático global
Por Paulo Dourado
O vereador André Fraga (PV), representante da pauta ambiental na Câmara Municipal de Salvador, afirmou que a COP30 representa uma oportunidade estratégica para o Brasil assumir um papel mais ativo no enfrentamento da crise climática global. A declaração foi feita durante entrevista ao Projeto Prisma, podcast do Bahia Notícias.
“A COP30 foi uma oportunidade muito interessante no Brasil, não só para o país, mas para agir na climática global”, disse o vereador. Segundo ele, a conferência integra um processo histórico iniciado na década de 1990. “Como o nome diz, é a 30ª Conferência das Partes. Para quem não entende bem, vou tentar dar uma resumida”, afirmou.
André explicou que o ponto de partida foi a Rio-92, realizada em 1992, no Rio de Janeiro, considerada o maior marco da diplomacia ambiental internacional.
“Foi a primeira grande conferência ambiental, a mais importante da diplomacia climática. Ali foi criado o que a gente chama de Secretariado das Nações Unidas para a mudança do clima”, destacou.
De acordo com o parlamentar, foi a partir da criação desse órgão da ONU que começaram a ocorrer as COPs, alguns anos depois.
“Os países que assinaram e fazem parte do secretariado do clima se encontram todos os anos para discutir como vão chegar a um acordo para enfrentar o problema do clima. Hoje, nós estamos na trigésima COP”, explicou.
Para André Fraga, sediar a COP30 reforça o papel do Brasil no cenário internacional e amplia a responsabilidade do país na construção de soluções conjuntas para a crise climática.
