Secretária de Educação Rowenna Brito será "a candidata" de Jerônimo Rodrigues em 2026; entenda
Por Mauricio Leiro
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) promoverá uma série de apostas para as eleições do ano que vem. Entre o grupo secretários de sua gestão, o governador deve incentivar as candidatura e terá o desafio de emplacar nomes em cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e na Câmara dos Deputados. Para o legislativo baiano, Jerônimo já teria escolhido "sua candidata".
Dentro do PT, diversas lideranças apontaram que a atual secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito é tida como uma das "potências" para o futuro do partido para a próxima geração. Com isso, a responsável pela pasta teria o aval do governador, sendo "a candidata" do governador para a disputa pela AL-BA, em 2026. O "endosso" direto do governador deve representar um reforço nos votos de Rowenna, que segue estruturando sua campanha, contando também com os votos vinculados a pasta da Educação baiana.
A secretária de Educação é professora concursada da Rede Pública Estadual da Bahia, licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com especialização em Gestão Estratégica em Políticas Públicas (Unicamp). Ela também chegou a ser secretária de Educação do município de Porto Seguro. Antes de assumir a chefia de gabinete da SEC, Rowenna também foi assessora institucional da pasta.
Sempre que questionada sobre o tema, a secretária ainda se esquiva da candidatura. "Atualmente, eu estou focada na gestão. A verdade é essa. Eu estou dedicada. A gente está em um período de avaliação. Eu tenho que entregar o melhor Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] da Bahia. Eu estou dedicada a isso. Depois a gente debate a eleição. Daqui pra lá, eu tenho que entregar, porque não vai adiantar eu não entregar um bom resultado da educação", indicou recentemente.
Lideranças no entorno do governador também apontam que Jerônimo tem pensando em “gerar novos quadros”, sendo Rowenna um deles. A ideia de Jerônimo seria de realizar maior “oxigenação” dos integrantes da gestão estadual, após algumas mudanças serem feitas. O chefe do Executivo teria como "obsessão" possibilitar que alguns nomes possam se viabilizar politicamente, conseguindo o mandato, também abrindo espaços para a chegada de novos nomes na gestão.
CALENDÁRIO ELEITORAL
 O calendário das eleições de 2026 já tem data decisiva logo no início de abril. O dia 6 de abril de 2026 será o prazo final para que pré-candidatos estejam filiados a um partido político, condição indispensável para a disputa. Na mesma semana, em 4 de abril, encerra-se também o prazo para a desincompatibilização de ocupantes de cargos executivos, como secretários de Estado, dirigentes de empresas públicas e prefeitos que pretendam concorrer a outros cargos.
Logo depois, em 6 de maio de 2026, fecha-se o cadastro eleitoral. Até essa data, os eleitores podem tirar a primeira via do título, transferir domicílio ou atualizar dados. Quem não estiver regularizado ficará impedido de votar. Logo após vem as convenções partidárias, que ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto de 2026, período em que os partidos escolhem oficialmente seus candidatos e coligações.
