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Governo publica contrato para viabilizar estudo de expansão do VLT Baixa do Fiscal-Retiro, em Salvador

Por Victor Hernandes

Foto: Imagem ilustrativa do VLT de Salvador | Foto: Divulgação / CTB

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), publicou o contrato referente ao estudo de viabilidade para a expansão do VLT Baixa do Fiscal-Retiro. A empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda foi a vencedora no processo licitatório para realizar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Expansão do modal de Salvador-Região Metropolitana (RMS). 

 

O valor do contrato ficou em torno de R$ 146.858,00. A entidade terá o prazo de 90 dias para efetuar o trabalho. Além disso, a CTB publicou também a assinatura do contrato referente a elaboração de projetos básico e executivo, fornecimento, transporte, montagem, e instalação, de responsabilidade da Consórcio Sistemas Salvador. A organização formada pelas empresas MPE Engenharia e Serviços S.A., CETENCO Engenharia S.A., TRANSVIA Engenharia e Sistemas Ltda, vencedora do certame, firmou contrato no valor de R$ 388.129.296,66 com o governo para executar as ações. 

 

Até novembro, estão previstas 27,5 mil metros de trilhos, correspondendo a 67% do material necessário para esse segmento. No mês de agosto, a CTB comunicou que em 14 meses de início das obras, os serviços realizados nos trechos 1, 2 e 3 já mostram avanços físicos significativos. O fornecimento dos trilhos costuma levar de 12 a 18 meses até o destino, enquanto os equipamentos elétricos demandam cerca de 24 meses para entrega. 

 

Segundo o órgão, há uma iminência de contar com 5 km de via permanente energizados em apenas 18 meses. Entre os avanços das obras do VLT, destacam-se 9.919 metros de via permanente implantada, 22.917 metros de banco de dutos, 14.706 m² de contenções, a recuperação e readequação da Ponte São João, com 472 metros de extensão, a instalação de 181 postes de rede aérea, e o sistema de energia, que já conta com quatro prédios de subestações concluídos, além de equipamentos em obra e em fase de instalação.