Governo anuncia empresa responsável por elaborar projetos e controlar trens do VLT de Salvador-Região Metropolitana
Por Maurício Leiro / Victor Hernandes
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), anunciou, nesta sexta-feira (17), a empresa vencedora da licitação do VLT de Salvador-Região Metropolitana. O processo licitatório em questão trata da elaboração de projetos básico e executivo, fornecimento, transporte, montagem, e instalação.
De acordo com a publicação, a Consórcio Sistemas Salvador, formado pelas empresas MPE Engenharia e Serviços S.A., CETENCO Engenharia S.A., TRANSVIA Engenharia e Sistemas Ltda foi a vencedora do certame.
A entidade ficará responsável ainda por realizar testes e comissionamentos dos Sistemas de Telecomunicações e Sinalização e Controle de Trens do Modal. O valor da licitação será de R$ 388.129.296,66.
Ainda nesta sexta, o ministro da Casa Civil, Rui Costa e o governador Jerônimo Rodrigues, oficializaram a convocação da organização para a implantação dos sistemas de telecomunicações e de sinalização.
Até o mês de outubro, mais de 9.919 metros de via permanente foram implantadas na obra, além de 22.917 metros de banco de dutos, 14.706 m² de contenções, a recuperação e readequação da Ponte São João, com 472 metros de extensão, a instalação de 181 postes de rede aérea, e o sistema de energia, que já conta com quatro prédios de subestações concluídos, além de equipamentos em obra e em fase de instalação.
A obra conta com mais de 1.658 trabalhadores empregados no projetos. O trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, apresenta avanço físico de 16,92%. Foram realizados 283.207 m³ de terraplenagem, parte deles enfrentando os altos índices pluviométricos atualmente registrados em Salvador.