Jerônimo justifica proximidade com Zé Cocá com relação "umbilical" com Jequié e evita politizar assunto
Por Victor Hernandes / Ana Clara Pires
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou, em declaração recente, uma série de ações e investimentos previstos para o município de Jequié e cidades vizinhas. O chefe do Executivo estadual afirmou que mantém diálogo constante com o prefeito Zé Cocá e que o governo trabalha em projetos nas áreas de infraestrutura, saúde e educação, além de parcerias com o governo federal e prefeituras locais.
“Com o Zé Cocá, fizemos uma reunião anteontem e tratamos de três ou quatro projetos importantes, entre eles a conclusão do mercado municipal. É possível que já possamos dar a ordem de serviço em breve”, disse o governador. A aproximação entre o governador e o prefeito de Jequié é avaliada como uma prévia do que pode acontecer em 2026, com a possibilidade de Zé Cocá apoiar a reeleição de Jerônimo.
Na área da saúde, Jerônimo informou que o governo estadual levará a Jequié uma agenda intensa de entregas, incluindo enfermarias e UTIs no Hospital Prado Valadares, além da construção de três unidades básicas de saúde e uma UPA, com recursos do Estado, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da própria prefeitura.
O governador também mencionou obras de mobilidade urbana e infraestrutura econômica, como intervenções no Centro Industrial e em vias importantes do município. Um dos pontos de destaque é o anel viário que liga a BR-116 a outras rodovias da região, obra considerada estratégica para o escoamento e o trânsito de veículos.
“Estamos aguardando a publicação da federalização desse anel e a licitação da obra, que é muito importante. Quem vem de Salvador, de Conquista e vai seguir para Ipiaú, Jequié ou Iguaí, hoje tem que passar por dentro de Jequié, o que é muito ruim. A ideia é resolver isso com o novo anel viário”, explicou.
Jerônimo também confirmou que visitará a cidade no dia 23 de outubro, quando fará anúncios e entregas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). “Jequié é uma cidade que me acolheu. Fiz o ensino fundamental e médio lá, e tenho uma relação umbilical com o município. Eu quero fazer por Jequié e vou fazer”, afirmou.
Outro tema abordado foi o aeroporto de Jequié, que, segundo o governador, enfrenta dificuldades operacionais por conta da neblina e das chuvas. O governo está realizando estudos técnicos para avaliar a viabilidade de um novo aeroporto em Itiruçu ou Jaguaquara, com o objetivo de garantir condições mais adequadas para pousos e decolagens, inclusive noturnos.
Por fim, Jerônimo informou que no sábado (18) participará de atividades em Lafayette Coutinho, incluindo entregas e anúncios de novas obras. Com isso, o governador destacou que chegará a 361 municípios visitados desde o início da gestão.