Presidente do PV na Bahia, Ivanilson destaca debates para a COP30 que ocorrerá em Belém
Por Paulo Dourado
O presidente estadual do Partido Verde (PV) na Bahia, Ivanilson Gomes, afirmou que a sigla tem participado ativamente das articulações em torno da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, que será realizada em Belém (PA). Em entrevista ao Projeto Prisma, podcast do Bahia Notícias, ele detalhou a atuação do partido vinculada em eventos preparatórios em diferentes regiões do Brasil.
“Temos participado de eventos ligados à questão da COP desde o ano passado. A gente já vem fazendo essa discussão não só dentro da fundação, que é um órgão ligado ao tema ambiental, mas também em projetos da sociedade, tratando exatamente da importância de a COP ser realizada no Brasil e na Amazônia”, destacou Ivanílson.
Segundo ele, a Fundação vem financiando iniciativas em vários estados como parte do processo de mobilização para a conferência. Na Bahia, Ivanilson afirmou que o projeto é ligado à Caatinga. Durante visita recente à região norte do estado, o líder do PV relatou sua preocupação com o recente avanço da desertificação.
“Presenciamos um processo que a gente não achava que iria acontecer tão rapidamente, mas já temos áreas desertificadas. Isso acende um alerta importante sobre os impactos das mudanças climáticas”, afirmou.
De acordo com Ivanilson, representantes do PV participaram de encontros sobre sustentabilidade em estados como Rio de Janeiro, Ceará e Piauí. A intenção é reunir experiências que possam ser compartilhadas com outros países durante a COP30, ainda que fora da programação oficial.
“A conferência é um evento mais voltado aos governos, mas há um espaço paralelo onde podemos levar a realidade brasileira e trocar experiências com lideranças de todo o mundo”, concluiu.
Assista ao vivo: