Governo segue com desapropriações para avançar em projeto de implantação do VLT de Salvador; saiba mais
Por Gabriel Lopes
O avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Região Metropolitana de Salvador continua a pautar as ações do Governo do Estado, com novas desapropriações sendo efetivadas para viabilizar a implantação do novo sistema de transporte.
De acordo com decretos publicados nesta quinta-feira (31), a gestão estadual, por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), está concretizando desapropriações de áreas em Salvador.
Entre as ações mais recentes, está a declaração de utilidade pública para desapropriar uma área de 1.839,89m² na Rua Almeida Brandão. A ideia é que seja feita a realocação de uma Subestação Retificadora e a implantação de um Posto de Policiamento, estruturas complementares para a obra do VLT.
Outra desapropriação foi declarada na área do pátio de estacionamento do bairro da Calçada, com frente para a Rua Nilo Peçanha, também em Salvador. Uma extensão de 1.962,98m² será utilizada para a adequação da intervenção para fins de "implantação das obras do VLT de Salvador, Pátio de Estacionamento da Calçada".
A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) é a entidade responsável por conduzir todas as etapas administrativas e judiciais dessas desapropriações, incluindo a autorização para agir em caráter de urgência e efetuar os pagamentos das indenizações correspondentes.
Nos últimos dias o Bahia Notícias também mostrou que o Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), divulgou a revogação de um processo licitatório com o objetivo de contratar consultoria especializada para a elaboração do Master Plan Estratégico do Sistema VLT da Bahia.
Segundo a pasta, a decisão tem como fundamentos critérios de conveniência e oportunidade, sinalizando a necessidade de adaptar o escopo inicial do projeto com novos estudos técnicos.