Especial 476 anos de Salvador: Rio Vermelho, Barra e Dois de Julho lideram em número de lares homoafetivos
Por Eduarda Pinto
Numa capital tão multicultural quanto Salvador, a diversidade é motivo de orgulho. Segundo informações divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (28), em comemoração aos 476 anos da primeira capital do Brasil, Salvador possui 6.751 casais homoafetivos.
Conforme os dados de 2022, o número representa 0,70% do total de arranjos domiciliares. No entanto, em alguns bairros, a diversidade é ainda maior. Em regiões como o Dois de Julho, a Barra e o Rio Vermelho, a proporção de lares homoafetivos é ainda maior que a média municipal.
O maior número de casais registrados está em um dos bairros mais boêmios da cidade. No Rio Vermelho, foram recenseados 152 casais do mesmo sexo, que representa 1,9% dos arranjos domiciliares. É o 2º maior número absoluto entre os bairros.
No maior cartão postal do estado, no bairro da Barra, haviam 148 casais homoafetivos. O número representa 2,0% dos arranjos domiciliares. Por fim, o bairro com a maior porcentagem de lares homoafetivos é Dois de Julho, com 2,1% dos arranjos domiciliares sendo compostos por casais homoafetivos. Em números absolutos, foram registrados 37 casais em 2022.