Presidente da FIEB aponta crescimento acima do esperado na economia brasileira em 2024: "No positivo"
Por Hugo Leite / Gabriel Lopes
Analisando os números da indústria em 2024, o presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, indicou que o ano terminou de forma positiva na economia brasileira com crescimento acima do esperado por analistas. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira (18), durante coletiva de imprensa para apresentação das perspectivas para a indústria baiana em 2025.
"O ano de 2024 terminou sendo um ano positivo na economia brasileira, um crescimento que surpreendeu vários analistas, mas estava dentro da projeção da CNI de chegar a 3,4% ao ano. Bem acima do número que o mercado trabalhava. É um crescimento ainda voltado muito para o consumo, mas tem trazido a formação de poupança, ou seja, através também de investimentos. E o que nos preocupa muito é o desafio de 2025 nesse cenário econômico, fiscal, financeiro que o Brasil passou a incorrer nessas últimas semanas, trazendo uma elevação muito grande do dólar, uma reação do mercado preocupante", disse.
No caso da Bahia, ele cita lançamentos que foram feitos ao longo do ano, a exemplo de uma biorrefinaria da Inpasa em Luís Eduardo Magalhães, importante cidade agrícola no estado.
"A gente pensa que o equilíbrio deve retornar e a gente tendo o país no trilho, o setor industrial pode dar sequência a esse crescimento de 2024, expandindo, consolidando investimentos que estão sendo feitos através de parcerias público-privadas na área de infraestrutura, através também de investimentos no próprio setor industrial, como aqui na Bahia nós tivemos alguns lançamentos importantes, por exemplo, a Inpasa, lá em Luis Eduardo Magalhães, para a produção em Etanol a base de milho, então são investimentos que tendem a consolidar a nossa economia no ano 2025, claro, torcendo para que o equilíbrio volte", finalizou.