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Cadastro para ambulantes trabalharem no Carnaval de Salvador será iniciado no próximo dia 11, anuncia secretário

Por Victor Hernandes

Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias

O secretário de Ordem Pública de Salvador, Alexandre Tinoco, anunciou, nesta segunda-feira (2), que o cadastro para trabalhadores ambulantes atuarem no Carnaval de Salvador do próximo ano será iniciado no próximo dia 11 de setembro e se encerrará no dia 10 de outubro. O anúncio foi feito durante entrevista no Bahia Notícias no Ar, programa da rádio Antena 1, na 100.1 FM, com apresentação de Maurício Leiro e Rebeca Menezes. 

 

Na ocasião, o titular da Semop revelou que além do cadastro para a festa momesca, os trabalhadores também poderão se inscrever para os outros festejos populares da capital baiana, de forma virtual ou presencial. 

 

“Iniciaremos nosso cadastramento dos ambulantes para as festas populares de Salvador, período 2024-25. Iniciamos com a primeira grande festa, o Festival da Virada. Desde o ano passado nós já fazemos esse cadastramento de forma virtual onde as pessoas podem fazer do conforto do seu lar, não tendo essa possibilidade eles podem comparecer a uma das 10 unidades de nossa prefeitura-bairro para fazer esse cadastramento [...]”, disse Tinoco. 

 

O chefe da pasta explicou também que os comerciantes inscritos desde o ano passado já têm cadastro garantido no novo sistema, mas precisam apontar em quais festas desejam atuar. 

 

“Lembrando que aqueles que já se cadastraram no ano passado, nesse novo sistema o cadastro já está lá. Então, ele [o ambulante] só vai precisar indicar quais são as festas que quer participar esse ano. Se ele tiver alguma atualização para fazer o sistema permitirá que ele faça isso”, afirmou o secretário. 

 

Os vendedores que quiserem deixar seus filhos menores de 18 anos sob o cuidado de entidades públicas do municípios durante o período carnavalesco, poderão indicar a observação também no cadastro.

 

“Uma outra novidade que nós trazemos esse ano é a qualificação dos filhos desses ambulantes. Vocês sabem que a prefeitura dá todo um suporte para que os ambulantes com filhos menores de 18 anos deixem seus filhos sob a guarda da prefeitura. Então diversas secretarias se mobilizam para poder recepcionar esse menor e tomar conta dele enquanto os pais estão no circuitos ganhando seu dinheiro para poder levar o pão para casa. Então ele vai poder qualificar esses filhos e dizer qual a idade que eles têm e se eles têm interesse. Muitos deles obviamente deixam com algum familiar ou com parentes para que tomem conta durante as festas, mas aqueles que não conseguem podem deixar com a prefeitura . No cadastro eles vão indicar a quantidade de filhos, se tem interesse que a gente recepcione e vai estar lá bem visível”, contou.

 

Alexandre detalhou ainda que o cadastro ficará disponível durante 30 dias, sendo iniciado no próximo dia 11 e tendo fim no dia 10 de outubro. 

 

“Lembrando que segue o mesmo padrão do ano passado. Os ambulantes se inscrevem e ali eles têm durante 30 dias essa inscrição. Começa agora no dia 11 de setembro e termina no dia 10 de outubro. Então durante esses 30 dias eles podem se cadastrar, podem fazer essa atualização e isso continua com o mesmo sistema de pontuação, onde aqueles que tiverem uma número de pontos concorrem a vara”, completou.