Novo sistema para inscrição de ambulantes será em cadastro único e terá ranqueamento
Por Anderson Ramos / Flávia Requião
O secretário Municipal de Ordem Pública (Semop), Alexandre Tinôco, adiantou ao Bahia Notícias mais detalhes sobre o novo sistema de cadastramento para os ambulantes que desejarem trabalhar em festas populares realizadas em Salvador. “A expectativa é que a gente lance agora e acabe com essa confusão.”
“Vai ser um cadastramento único, não vai precisar a cada evento de cada festa popular fazer um novo cadastro. Esse cadastro já vai ser feito e ali ele já vai sinalizar quais são as festas que ele quer participar”, afirmou.
Tinôco esclareceu que o programa terá um ranqueamento com determinados parâmetros que darão pontuações aos inscritos, ajundando na classificação dos escolhidos.
“A gente não poderia simplesmente pegar o cadastro que já tinha para poder fazer esse ranqueamento. Temos que dar oportunidade a novas pessoas se inscreverem, ser totalmente democrático, mas a gente tinha que criar alguns parâmetros que dessem pontuações às pessoas, como por exemplo, ele já foi ambulante em algum outra evento popular, já tem um ponto a mais, se é aposentado ou é uma mãe solo, entre outras coisas. E aí a gente vai definir de acordo com quantitativo de cada evento, dessas quantas pessoas terão e quem são as aquelas classificadas”, explicou.
O secretário disse que espera que o sistema acabe com as filas e confusões formadas durante o período de cadastro, que normalmente leva apenas dois dias. Com o novo projeto, o período para a inscrição aumentará para 30 dias. “Não precisa correria para se cadastrar e aqueles que não tiverem acesso a gente vai disponibilizar nas estruturas da própria prefeitura.”
“A expectativa é que as pessoas consigam compreender. A gente tem dois problemas, na verdade é que é cultural, quando lançam [os cadastramentos], as pessoas tendem a correr logo para fazer, e a outra parte deixa sempre para o último minuto. Mas a gente vai fazer uma ampla divulgação para que eles se cadastrem. Esse intervalo de tempo é um tempo razoável para que todos consigam ter acesso e fazer esse cadastramento”, disse.
Além da Semop, o projeto, que deve ser finalizado no mês de agosto ou setembro, foi discutido junto à Defensoria Pública e o Ministério Público, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).