"Fomentar o ano inteiro": Falamansa defende espaço do forró para além do São João
Por Eduarda Pinto / Lucas Vieira
O vocalista do Falamansa, Tato, defendeu o fortalecimento do forró ao longo de todo o ano e afirmou que a preservação da cultura junina depende de investimentos permanentes, e não apenas durante o período de São João. A declaração foi dada nesta segunda-feira (22), em coletiva de imprensa antes do show da banda no Pelourinho, em Salvador.
André Carvalho / BN
Segundo o cantor, a presença de artistas de diferentes estilos nas festas juninas é natural, mas isso não deve reduzir o espaço dedicado ao forró. Para ele, o caminho é incentivar o gênero de forma contínua, garantindo que a tradição permaneça viva. "O movimento junino cresce cada vez mais e é importante que as cidades tenham atrações de outros estilos, mas a gente não pode deixar essa cultura morrer. Como faz isso? Fomentando o forró o ano inteiro, não só no mês de junho", afirmou.
..jpg)
André Carvalho / BN
Tato destacou que o Falamansa mantém sua identidade desde o início da carreira e que nunca buscou seguir tendências musicais. O artista disse que a banda está satisfeita com sua trajetória e que o mais importante é continuar levando a música nordestina ao público, independentemente do tamanho dos palcos.
..jpg)
André Carvalho / BN
O cantor também defendeu a convivência entre diferentes ritmos nas festas populares e comparou o debate ao Carnaval. "Nós temos um país plural e uma diversidade cultural que tem que coexistir. Ninguém imagina dizer que no Carnaval não pode tocar forró, então o importante é valorizar todos os estilos", declarou.
Ao citar iniciativas recentes, Tato elogiou o projeto "Dominguinho", de João Gomes, Jota.pê e Mestrinho, afirmando que ações como essa ajudam a ampliar o alcance do forró e a aproximar o gênero das novas gerações.
ASSISTA:
