Marca Bahia Notícias Holofote

Notícia

Ciara Mageean, campeã europeia e atleta olímpica, morre aos 34 anos

Por Redação

Foto: Bob Ramsak / Wikimedia Commons

A atleta irlandesa Ciara Mageean, campeã europeia dos 1.500 metros em 2024, morreu neste domingo (1º), aos 34 anos, após enfrentar um câncer de intestino. A informação foi confirmada por familiares em uma publicação nas redes sociais da esportista. Mageean havia anunciado o diagnóstico em julho de 2025 e estava em tratamento desde então.

 

 

 

Segundo o comunicado, a atleta morreu às 6h30, no horário local, acompanhada de familiares e pessoas próximas. A Federação Irlandesa de Atletismo (Athletics Ireland) também confirmou o falecimento e publicou uma nota de pesar.

 

Natural de Portaferry, na Irlanda do Norte, Ciara representou a Irlanda em duas edições dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016, e em Tóquio, realizados em 2021. Especializada em provas de meio-fundo, construiu sua carreira principalmente nos 1.500 metros.

 

O principal título da atleta foi conquistado em junho de 2024, durante o Campeonato Europeu de Atletismo, realizado em Roma, na Itália. Na ocasião, Mageean venceu a final dos 1.500 metros com o tempo de 4min04s66 e tornou-se a segunda irlandesa a conquistar uma medalha de ouro individual na história do torneio, depois de Sonia O'Sullivan.

 

A conquista completou uma sequência de três medalhas europeias na mesma distância. Ciara havia sido bronze em 2016, em Amsterdã, e prata em 2022, em Munique. Ela também conquistou a medalha de prata nos Jogos da Commonwealth de 2022, em Birmingham.

 

Além dos resultados em competições internacionais, Mageean estabeleceu recordes nacionais irlandeses nas provas de 800 metros, 1.000 metros, 1.500 metros e uma milha.

 

DIAGNÓSTICO DE CÂNCER
Ciara Mageean tornou público seu diagnóstico de câncer em julho de 2025. Posteriormente, a atleta revelou que a doença havia sido identificada em estágio quatro.

 

Em janeiro de 2026, ela informou que havia concluído 12 ciclos de quimioterapia e agradeceu pelas mensagens de apoio recebidas durante o tratamento.

 

Em junho, lançou o livro autobiográfico My Greatest Race, escrito em parceria com a jornalista Clíona Foley. A publicação abordou sua trajetória no atletismo e o período após o diagnóstico.

 

A atleta havia ficado fora dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, devido a uma lesão no tendão de Aquiles, que a obrigou a desistir da competição pouco antes da estreia.

 

FEDERAÇÃO IRLANDESA PRESTA HOMENAGEM
Após a confirmação da morte, a Athletics Ireland divulgou um comunicado de solidariedade aos familiares, amigos e pessoas próximas da atleta.
Leia abaixo na íntegra: 

 

"Estamos com o coração partido
 

Uma inspiração para tantos, Ciara será lembrada por sua coragem, bondade e espírito incrível.
 

Nossos sentimentos mais sinceros são com sua família, amigos e entes queridos neste momento difícil.
 

Descanse em paz, Ciara."

 

Mageean havia se casado com Thomas Moran em outubro deste ano, durante uma cerimônia realizada em Belfast, na Irlanda do Norte.