Ex-piloto brasileiro da Fórmula 1 é preso nos Estados Unidos
Por Redação
O ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 Antônio Pizzonia, de 45 anos, foi preso no sábado (10) no Condado de Montgomery, no Texas, nos Estados Unidos. Conforme registros das autoridades locais, a detenção ocorreu sob acusação de agressão com lesão corporal.
Segundo o site TMZ Sports, Pizzonia foi conduzido à delegacia e fichado após um incidente registrado no Speedsportz Racing Park, local que sediava uma etapa do Superkarts USA Winter Series, campeonato de kart do qual o filho do ex-piloto participava. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias do caso.
A legislação do Texas classifica a agressão que resulta em lesão corporal como crime de Classe A, de acordo com o Artigo 22.01(a) do código penal, quando o acusado “intencionalmente, conscientemente ou por negligência causa lesão corporal a outra pessoa, incluindo o cônjuge da pessoa”.
Para esse tipo de infração, a pena pode chegar a um ano de prisão. Também está prevista a aplicação de multa de até US$4 mil (cerca de R$21,5 mil, pela cotação atual), ou a combinação de multa e detenção.
Natural de Manaus, Antônio Pizzonia iniciou sua trajetória na Fórmula 1 como piloto de testes da Williams em 2003. No mesmo ano, foi contratado pela Jaguar, equipe pela qual competiu até 2004. Posteriormente, retornou à Williams e disputou quatro provas, substituindo Ralf Schumacher. Sua última participação na categoria ocorreu no Grande Prêmio da China de 2005.
Ao longo da carreira na Fórmula 1, Pizzonia disputou 20 corridas. Fora da categoria, conquistou títulos importantes, como a Fórmula Vauxhall, a Fórmula Renault e a Fórmula 3 Inglesa. Entre 2007 e 2010, também competiu na Stock Car brasileira.
