Brasil é derrotado pela Itália na Liga das Nações de Vôlei no Rio de Janeiro
Por Carlos Matos
A Seleção Brasileira feminina de vôlei foi superada pela Itália por 3 sets a 0 (25/22, 25/18 e 29/27), neste domingo (8), na última rodada da etapa da Liga das Nações, realizada no Rio de Janeiro.
Atual campeã olímpica e líder da competição, a equipe italiana contou com o retorno da oposta Paola Egonu, eleita a melhor jogadora do mundo em 2024. Após ausência contra a Alemanha por mal-estar, Egonu voltou a atuar e marcou 13 pontos. Pelo lado brasileiro, Ana Cristina foi a maior pontuadora do confronto, com 16.
Com o resultado, a Seleção comandada por José Roberto Guimarães encerra a primeira semana do torneio com três vitórias e uma derrota. O Brasil havia vencido República Tcheca e Estados Unidos por 3 sets a 0, além da Alemanha por 3 sets a 2.
A equipe brasileira soma agora oito pontos e ocupa a quarta colocação na tabela. A Itália lidera com 11 pontos, seguida por Turquia e Polônia, ambas com 10.
Em busca de um título inédito, o Brasil volta à quadra no próximo dia 18, quando enfrenta a Bélgica na abertura da etapa da Liga das Nações na Turquia. Em edições anteriores, a Seleção foi finalista três vezes (2019, 2021 e 2022), quarta colocada em 2018 e 2024, e quinta em 2023.