Prefeitura de Salvador inicia oferta de implanon a grupos prioritários na rede municipal de Saúde
Por Redação
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a oferta do Implante Subdérmico de Etonogestrel (Implanon) na rede municipal de saúde. A aplicação do dispositivo está disponível para públicos prioritários e o serviço pode ser encontrado em 19 unidades de saúde distribuídas pelos distritos sanitários da capital. O dispositivo é um contraceptivos reversível de longa duração (LARC, pela sigla em inglês), com duração de até três anos e eficácia superior aos métodos orais e injetáveis.
Reconhecido como um dos métodos contraceptivos mais seguros, o Implanon tem como principal vantagem a praticidade, já que não exige administração diária ou mensal. Isso reduz as chances de interrupção do uso e contribui de forma significativa para a diminuição das gestações não planejadas, ampliando a autonomia das pessoas sobre sua saúde sexual e reprodutiva.
A iniciativa surgiu no município por meio do Projeto Dandara, desenvolvido entre 2022 e 2024 como um projeto-piloto. Diante dos resultados positivos após a oferta desse método para mulheres em situação de vulnerabilidade, a SMS decidiu ampliar o público, adquirindo com recursos próprios o dispositivo.
Os grupos prioritários da nova fase do projeto são pessoas em situação de rua; pessoas privadas de liberdade; jovens adultas e adolescentes; pessoas com deficiência física; pessoas com transtorno mental e/ou usuárias de substâncias psicoativas; pacientes com impossibilidade de amamentar (preferencialmente pvha – após avaliação de interações medicamentosas); pessoas multíparas (com três ou mais partos prévios); mulheres com gestações anteriores associadas a comorbidades; mulheres em puerpério de alto risco (comorbidades); pacientes com doenças que contraindicam a amamentação (exceto pvha); homens trans, pessoas transmasculinas e pessoas não-binárias com sexo designado feminino ao nascimento; e profissionais do sexo.
Para o atendimento, é necessário apresentar um documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência em Salvador.
UNIDADES HABILITADAS
Distrito Barra/Rio Vermelho: USF Garcia e USF Lealdina Barros
Distrito Boca do Rio: USF Imbuí e USF Parque de Pituaçu
Distrito Brotas: UBS Mário Andrea (EcR) e USF Vale do Matatu
Distrito Cabula: USF Mata Escura
Distrito Cajazeiras: USF Fazenda Grande 3 e USF Jaguaripe
Distrito Centro Histórico: USF Terreiro de Jesus
Distrito Itapagipe: UBS Ministro Alkimin e UBS Virgilio de Carvalho (EcR)
Distrito Itapuã: USF Itapuã e USF KM 17
Distrito Liberdade: USF San Martin III
Distrito Pau da Lima: USF Dom Avelar, USF Vila Canária e USF Canabrava
Distrito São Caetano/Valéria: USF Recanto da Lagoa II
Distrito Subúrbio Ferroviário: USF Alto de Coutos II e USF Ilha Amarela