VÍDEO: Ataque de grupo extremista provoca pânico em aeroporto na Arábia Saudita
Por Redação
Imagens registraram momentos de pânico no Aeroporto Internacional Rei Khalid, em Riad, capital da Arábia Saudita, neste sábado (19). O episódio ocorreu após uma série de ataques atribuídos aos Houthis, grupo armado do Iêmen.
Segundo a Reuters, um bombardeio teria atingido o depósito de combustível do aeroporto, provocando uma grande coluna de fumaça negra na região.
A coalizão liderada pela Arábia Saudita informou que um míssil balístico lançado contra Riad foi interceptado. Segundo as autoridades, também houve tentativas de atingir infraestrutura civil em Yanbu, no Mar Vermelho, além de Taif, Baysh e Farasan.
Os Houthis reivindicaram os ataques e afirmaram ter atingido locais que classificaram como "sensíveis" em Riad. O grupo também declarou que continuará tendo como alvo instalações militares sauditas.
Durante a madrugada, sirenes de alerta aéreo foram acionadas na capital saudita, seguidas por fortes explosões. De acordo com a AFP, duas novas explosões foram ouvidas posteriormente, e o alerta foi suspenso cerca de 30 minutos depois.
A escalada ocorre desde 20 de julho, quando os Houthis anunciaram um bloqueio marítimo contra a Arábia Saudita no Mar Vermelho. A situação aumentou as preocupações sobre possíveis impactos no Estreito de Bab el-Mandeb, uma importante rota para o transporte de petróleo.
Nos últimos dias, também foram registrados episódios envolvendo aeronaves e drones. Na quarta-feira (16), os Houthis afirmaram ter abatido um caça F-15 saudita no Iêmen, enquanto a Arábia Saudita informou, na terça-feira (15), ter interceptado um drone que seguia em direção a Meca. Os Houthis negaram responsabilidade pelo lançamento do drone.
