Foto viralizada de Ancelotti dando “beijo quádruplo” no Carnaval de Salvador é gerada por I.A
Por Leonardo Almeida
Uma suposta foto do técnico da seleção brasileira, o italiano Carlo Ancelotti, dando um beijo em três mulheres ao mesmo tempo “explodiu” nas redes sociais após a vinda do treinador para o Carnaval de Salvador na última sexta-feira (13), em parceria com o Camarote Brahma. O “registro”, no entanto, foi gerado por Inteligência Artificial e enganou tanto os brasileiros quanto estrangeiros nas redes sociais.
Conforme verificação, por meio do Synth ID Detector, embora quase imperceptível para humanos, é possível notar algumas distorções típicas de conteúdos gerados por IA, como a falta de definição nos rostos das pessoas e as mãos que parecem estar fundidas ou posicionadas de forma pouco natural.
Além disso, a reportagem a consultou a Diretoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o qual reforçou o conteúdo falacioso das imagens.
Com a imagem viralizada, estrangeiros brincaram com a situação e chegaram a dizer que Ancelotti “rejuvenesceu 20 anos” morando no Brasil. A ilustração de I.A enganou até mesmo o site Calciomercato, um dos principais sites de notícias sobre futebol da Itália. Confira:
