Adolpho Loyola nega que vice em 2026 esteja em negociação afirma que vaga na majoritária é do MDB
Por Francis Juliano / Paulo Dourado
O secretário de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola, negou, nesta sexta-feira (6), qualquer negociação envolvendo a vaga de vice-governador na chapa majoritária para as eleições de 2026. Segundo Loyola, o posto nunca foi oferecido a partidos aliados, como Avante ou PSD, como chegou a ser especulado. Em entrevista, ele afirmou que a vaga pertence ao MDB e é ocupada atualmente por Geraldo Jr., filiado à sigla.
“A vice não foi oferecida a ninguém. A vice é do MDB. Nós não fizemos conversa nenhuma sobre a vice-governadoria. Isso nós vamos conversar, como eu já falei e reitero várias vezes. Vamos dialogar com todos os partidos políticos para apresentar a melhor chapa para a disputa”, disse, durante coletiva em um evento de entrega de equipamentos e ambulâncias do SAMU, em Salvador, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ao ser questionado sobre quando as vagas da chapa majoritária estarão totalmente definidas, o secretário afirmou que o grupo tem até agosto, prazo legal, mas a intenção é antecipar a definição.
“O prazo legal é julho, agosto, mas a gente pretende fechar até o início de abril, quando vamos começar os planos de governo participativos. Vamos com pressa, mas sem agonia. Vamos conversar com os partidos. Tivemos a primeira reunião após o Carnaval e teremos outra reunião do Conselho Político. Vamos amadurecer e apresentar para a Bahia a nossa chapa”, completou.
