Bahia inicia projeto de arborização urbana em dez cidades
Por Redação
Governo do Estado firmou, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), uma parceria com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) para arborizar 10 cidades baianas com espécies nativas e frutíferas. O acordo, firmado nesta sexta-feira (6), prevê o início do projeto para 2026, a começar pelo município de Barreiras, no oeste do estado.
A previsão é que Barreiras receba mil mudas de espécies da Caatinga e do Cerrado, além de árvores frutíferas e madeireiras. Para o secretário Pablo Barrozo, “o projeto de arborização funcional visa aproximar as pessoas da natureza nas cidades, melhorar o clima urbano e o bem-estar da população”, explica. "Esse crescimento permite que avancemos enquanto sociedade, mas principalmente como seres humanos que cuidam do meio ambiente", completou.
A Seagri orientará as prefeituras sobre espécies e manejo das mudas, além de capacitar as equipes municipais. A ABAF fornecerá as mudas e apoiará a mobilização comunitária. Um comitê de acompanhamento elaborará relatórios periódicos sobre os avanços.
O projeto de arborização funcional vai além do paisagismo convencional ao unir critérios técnicos e benefícios ambientais. As espécies nativas do Cerrado e da Caatinga escolhidas são naturalmente adaptadas ao clima e ao solo da região, oferecendo maior resistência a pragas, doenças e eventos climáticos extremos.
Essas árvores trazem benefícios práticos: reduzem o calor nas ruas, aumentam a umidade do ar, oferecem sombra e filtram poluentes. Além disso, atraem pássaros e outros animais, criando corredores verdes que conectam as áreas urbanas com a natureza ao redor.
