Marcha das Mulheres Negras é tema de sessão solene na Câmara e mobiliza milhares de cidadãs em Brasília
Por Redação
A segunda edição da Marcha Nacional das Mulheres Negras ocorre nesta terça-feira (25) em Brasília, no Distrito Federal. O evento ocorre dez anos depois da primeira marcha, em 18 de novembro de 2015, quando mais de 100 mil mulheres negras do Brasil marcharam em Brasília em prol do bem viver de mulheres e pessoas negras de todo o país.
Em reconhecimento ao ato, uma sessão solene na Câmara dos Deputados homenageou a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver realizada nesta terça-feira (25) na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
A sessão foi aberta pela deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) que disse que o plenário da Casa, lotado de mulheres negras, representava o povo brasileiro. “O povo brasileiro é uma mulher negra. Temos o compromisso de que muitas outras mulheres negras ocupem o Congresso Nacional. Temos uma bancada negra que tem um projeto de país. A agenda passa por reparação e a ocupação das mulheres negras em todos os espaços de poder.”, disse a parlamentar.

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Nas ruas, a ministra das Mulheres, Márcia Helena Lopes, destacou que as mulheres negras representam 28% da população. "A nossa luta é pela reparação, é pela igualdade racial, é pela igualdade de gênero. São cerca de 10 milhões de meninas e mulheres por esse Brasil. Então, que essa marcha se estenda por todo o Brasil e por todo o planeta", destacou. A Marcha foi organizada pelo Comitê Nacional da Marcha das Mulheres Negras.
